Conheça a top manicure Jin Soon

A guru dos esmaltes mostra por que é a queridinha das famosas

Foto: Divulgação

Dona do badalado Natural Hand & Foot Spa, em Nova York, Jin Soon conquistou uma clientela estrelada – Anne Hathaway, Sarah Jessica Parker, Rihanna e Uma Thurman, entre outras. Figurinha fácil no backstage de marcas comoDior, Lanvin e Prada, essa sul-coreana também colaborou em campanhas fotografadas por nomes consagrados, como Steven Meisel e David LaChapelle. Recentemente, assinou a coleção de esmaltes Nail Trend, da MAC, inspirada na China imperial e que chega às lojas do Brasil este mês. “Hoje, o esmalte desempenha o papel de acessório indispensável ao look e é tão importante quanto uma bolsa ou uma joia. Complementa o guarda-roupa e dá o toque fashion final”, afirma.

Quais as principais novidades nos esmaltes?
Para o verão, aposto em texturas cremosas e intensas e acho que continuam os tons de bege, caramelo e nude, mas com um acabamento mais brilhante. Também há espaço para cores vivas e com um brilho sutil, que dá um toque de sofisticação, como o Rain of Flowers, uma mistura de violeta-escuro e azul-cintilante, da nova coleção que criei para a MAC. A indústria vem evoluindo, e as fórmulas não contêm tolueno e formaldeído – ingredientes químicos agressivos e que causam alergia.

Que formatos de unha estão em alta?
Hoje a tendência mais forte nos Estados Unidos são as curtas com formato meio quadrado. Trabalhando em editoriais de moda e desfiles, vi que a próxima onda serão as arredondadas, que representam feminilidade, sofisticação e têm apelo fashion.

Há regra para as cores nos pés e nas mãos?
Aplicar tons diferentes nas mãos e nos pés demonstra personalidade. Mas tudo bem se você se sentir mais confortável usando o mesmo esmalte. Vale lembrar que cores iguais deixam o look mais chic, em especial o vermelho e suas variantes.

Cite o erro mais comum na manicure.
Já trabalhei várias vezes com modelos brasileiras, por isso sou familiarizada com o estilo de vocês, conhecido pela retirada das cutículas. Acho pouco seguro removê-las totalmente. Recomendo empurrá-las o máximo possível e apenas aparar as irregularidades das laterais. Para mantê-las saudáveis, basta aplicar um hidratante específico pelo menos duas vezes ao dia.

Como fazer para que o esmalte permaneça por mais tempo?
Limpe com cuidado a superfície das unhas. O esmalte não adere por completo se houver resíduos de outros produtos. Escolha um de longa duração e aplique duas camadas. Em geral, ele começa a descascar nas extremidades – por isso, capriche nos retoques e no acabamento das pontas. E o top coat é indispensável!

Existem diferenças entre os esmaltes holográficos e os de efeito 3D?
Os holográficos têm a cor alterada de acordo com a iluminação e o ângulo de visão, algo como finas e brilhantes estampas de tons que imitam o efeito de um arco-íris. O holográfico é uma versão evoluída do 3D, que possui pequenas partículas que refletem as cores.

Usar esmalte demais e por muito tempo pode danificar as unhas?
O mais indicado é dar “férias” às unhas de tempos em tempos. O ideal é deixar a unha “respirar” por, pelo menos, uma semana antes de aplicar a próxima camada e usar um óleo ou loção para hidratar as cutículas. Quando usamos esmalte durante por muito tempo, as unhas podem ficar amareladas por causa dos pigmentos existentes na fórmula. Além disso, pode ocorrer descoloração (quando aparecem pontos brancos e secos) e ressecamento intenso.

O costume de fazer as unhas tornou-se uma mania mundial. Como você vê essa febre?
Assim como no Brasil, cuidar das unhas também se tornou muito popular em Nova York nos últimos anos. Em Manhattan, existem salões específicos em quase todas as esquinas. Os esmaltes ganharam status fashion e agora dão à mulher a oportunidade de expressarem seu estilo e atitude, seja ela clássica, ousada, fashionista ou básica. Detalhes sutis na maquiagem ou nas unhas hoje podem transformá-la no centro das atenções.

Como você vê o futuro dessa esmaltemania?
Não existe mais volta. As mulheres adotaram a moda e entenderam também a importância de manter as unhas saudáveis. Eu vejo esta tendência dos esmaltes crescendo, tornando-se cada vez mais popular e se posicionando como parte essencial do mundo fashion.

Você atende muitas famosas. Quais as preferências entre elas?
Anne Hathaway, Drew Barrymore e Mary Louise Parker sempre escolhem unhas curtas, simples e funcionais. O formato quadrado com extremidades arredondadas costuma fazer sucesso entre elas. De um modo geral, as famosas, por serem mulheres fortes e bem sucedidas não precisam usar unhas supercompridas para que pareçam mais femininas.

Qual a relação entre esmaltes e moda?
Hoje em dia eles desempenham o papel de acessórios indispensáveis no look e são tão importantes quanto uma bolsa incrível ou uma joia. O esmalte complementa o guarda-roupa e dá o toque final à atitude fashion.

Como surgiu a inspiração de fazer uma coleção baseada na China?
Um dia estava assistindo a um filme que falava do drama histórico asiático. Não consegui esquecer como eram lindas as cores da Ásia Imperial: vivas, coloridas e sofisticadas, mesmo assim ainda guardando uma pureza verdadeira. Além disso, também sou asiática, por isso tenho um carinho especial pelas cores imperiais, já que cresci observando-as. Assim, a inspiração veio.

* Matéria original publicada em http://www.elle.com.br em novembro de 2010

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s