Cosméticos caseiros surgem como soluções eficazes para a pele

Numa versão atualizada das receitas da vovó, eles priorizam os ingredientes naturais e sem ativos químicos.

Na base do boca a boca – ou do post a post –, as receitas caseiras utilizadas por nossas avós começam reocupar seu lugar na rotina de beleza atual. Cada vez mais conscientes dos ingredientes que as fórmulas industrializadas utilizam, muitas mulheres têm trocado marcas de renome internacional por matérias-primas encontradas na prateleira do supermercado.  Tudo em prol de uma pele livre de ativos químicos que possam deixá-la menos saudável e, consequemente, menos bela.

Leia também: Pele antes, maquiagem depois: o skincare virou protagonista

Influenciadora digital de quase 9 milhões de pessoas inscritas em seu canal no YouTube, a norte-americana de origem vietnamita Michelle Phan troca qualquer produto de luxo pelo azeite de oliva extravirgem para tirar a maquiagem. Como tônico facial, utiliza uma mistura de partes iguais de água e vinagre de maçã (também orgânico). Mas também usa cosméticos prontos, geralmente de empresas orgânicas ou que primam por ativos naturais.

A redatora Silvia Henz e a designer Cristal Muniz, criadora do blog Umanosemlixo.com, são mais radicais. “Quase não compro cosméticos. Faço tudo em casa”, diz Silvia, que substituiu as lavagens tradicionais de seu cabelo crespo por limpeza a seco com amido de milho e gotas de lemongrass. “Nem sabia que tinha fios tão cacheados. Hoje todo mundo elogia.” Já Cristal começou a pesquisar as receitas de beleza caseiras com o objetivo de produzir menos lixo no planeta, mas se apaixonou pelo resultado na pele. “Os cosméticos que faço e uso são melhores do que os convencionais (mesmo os de marcas caríssimas) porque eles têm na sua composição 100% dos ingredientes ativos e não 1%, como normalmente acontece. Uso puro óleo vegetal no rosto, ou seja, ele hidrata de verdade. Diferente dos hidratantes que têm óleo mineral, água, silicone, emulsificantes e outras coisas que não hidratam”, conta a designer.

Fazer cosméticos naturais como essa barrinha hidratante e esfoliante é uma opção incrível de presente pra um #natalsemlixo! 🌿 E ela é uma das receitas que vou ensinar nesse sábado 02/12 aqui em Floripa no @lonacriativa no Workshop Aprenda a Fazer Cosméticos Naturais Pro Natal. 🎄 As inscrições já tão rolando e ainda tem algumas vagas. Pra se inscrever é em bit.ly/work-natal ❤️⠀ Essa barrinha tem vários jeitos de fazer, mas o mais fácil é simplesmente com manteiga de cacau + borra de café. Ou deixar sem algo esfoliante, pra ser só uma barrinha hidratante. É uma receitinha SUPER versátil.⠀ ⠀ Ah, vão ter várias dicas de presentes e outras coisas lixo zero pro Natal e vou postar aqui e no @cristalmuniz. Pra ler tudo é só procurar a hashtag #natalsemlixo e vocês podem postar dicas usando essa tag também! 😉⠀ ⠀ #umanosemlixo #umlixoamenos #trashisfortossers #zerowaste #zerowastehome #zerowastelifestyle #notrash #noplastic #nowaste #sustentavel #green #lixozero #zerowastehome

A post shared by Um Ano Sem Lixo (@umanosemlixo) on

Para a francesa Joëlle Ciocco, especialista em cuidados com a pele e dona ela mesma de um laboratório que cria produtos com bases naturais, o revival do cosmético homemade faz todo o sentido. “Depois de séculos, nós utilizamos receitas e remédios transmitidos por nossas avós. Os farmacêuticos produziam suas próprias pomadas, os druidas faziam suas próprias preparações.” Joëlle acredita nas receitas caseiras, mas lembra que não vivemos mais os mesmos tempos e por isso os efeitos podem não ser tão eficazes. “Hoje em dia, a poluição não é mais a mesma que na época de Maria de Médicis e nós avançamos enormemente na tecnologia que manipula a utilização de ingredientes.”

Como dicas simples e sem riscos, Joëlle sugere usar óleo de oliva, amêndoas e manteiga de karité para aplicar diretamente na pele como hidratantes eficazes e fabricar um tônico de limpeza à base de vinagre de maçã, colocando 10% dele diluído em água. A conservação deve ser feita em um frasco onde não há entrada de luz para garantir o efeito, que não dura mais do que 15 dias após sua fabricação caseira. Substituir a água por óleo é também uma forma de fazer o produto mais durável. Um recadinho para as brasileiras: “Vocês têm realmente muita sorte em viver num país onde existem óleos extraordinários. Aproveitem!” Confira duas receitinhas:

 

Máscara para o cabelo

  • 1 pote de iogurte
  • 1 ovo
  • 1 colher de mel
  • Deixar no cabelo por 20 minutos e enxaguar com xampu de bebê.

Esfoliante para os lábios

  • 1 pitada de açúcar
  • 1 gota de vitamina C
  • 1 pitada de mel

Fazer uma vez por semana ou sempre que a pele estiver ressecada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s