Especialista em cabelo conta os principais segredos para ter fios saudáveis

Renata Souza, sócia do Dios Spa, conta como os problemas de saúde interferem na beleza do cabelo e ensina a cuidar corretamente dos fios

Procure diluir o xampu em dois dedos de água na hora de lavar o cabelo
Foto: Getty Images

Quer saber o segredo para ter cabelos saudáveis? “Conhecê-los bem e adotar os cuidados necessários”, diz a especialista Renata Souza. Autodidata, a empresária, sócia do Dios Spa, em São Paulo, herdou da família a vocação para cuidar dos fios. Tudo começou com sua bisavó Mercedes, que cultivava plantas terapêuticas no jardim de casa. “Ela preparava remédios caseiros e passou o conhecimento para a minha avó, que começou a fazer experiências, como usar chá de camomila para clarear os cabelos”, conta. A profissionalização veio com a geração seguinte – a mãe da expert se interessou pelo assunto e investiu na carreira, inaugurando dois salões: o Laces and Hair e, mais recentemente, o Dios, ambos em São Paulo.

Quais as queixas mais frequentes das clientes em seus salões?

A reclamação mais comum é o excesso de oleosidade na raiz, muitas vezes responsável pela queda. Para esse problema, indico a limpeza profunda do couro cabeludo com produtos à base de extratos naturais e hidratação com aminoácidos. Outra queixa são fios danificados. Aí sugiro o bordado, uma técnica que remove as pontas ressecadas e quebradiças sem mexer no comprimento ou no volume. É ótimo para quem abusa dos processos químicos, como tintura e alisamento. Há, ainda, outros métodos complementares para restaurar os cabelos, como o que utiliza uma vela para aquecer e abrir as escamas, facilitando a absorção de nutrientes.

É verdade que alguns problemas de saúde podem ter influência direta na beleza dos cabelos?

Quem sofre com alterações de tireóide pode ter os bulbos dilatados, aumento da oleosidade e queda. Disfunções hormonais, como atraso do ciclo de menstruação, gravidez ou ingestão de hormônios também resultam em oleosidade excessiva e fios opacos. Fazemos uma avaliação bem completa para saber onde está o problema. Vários fatores influenciam nesse processo e as respostas nos ajudam a identificar parte do histórico de saúde da cliente nos últimos meses. Assim, podemos relacioná-los com os danos que encontramos.

Que tipos de erros são mais comuns?

Esfregar os cabelos na toalha ao sair do banho ou durante a lavagem, pois pode levar à quebra. Usar produtos inadequados (xampus hidratantes em raiz oleosa, por exemplo), manter o secador muito próximo aos fios na hora de fazer a escova, dormir com o couro cabeludo molhado, exagerar no leave-in e abusar dos elásticos com metal .

Há uma maneira correta de lavar os cabelos?

Diluir o xampu em dois dedos de água. Para não errar, use um recipiente de mais ou menos 200 ml, cubra o fundo com o produto e, em seguida coloque a água morna. Despeje no alto da cabeça e esfregue bem o couro cabeludo. A espuma que se forma e cai sobre o comprimento é suficiente para limpar o restante dos cabelos. Espalhe-a suavemente em direção às pontas, como se selasse os fios. Faça isso duas vezes. Na hora do condicionador, dissolva o equivalente a uma moeda de 1 real do produto em dois dedos de água. Se você tiver cabelo comprido, separe-o em duas mechas e mergulhe cada uma delas no pote com a mistura até a altura do maxilar. Assim, o creme é aplicado somente nas pontas.

O sal presente no xampu realmente prejudica os fios?

Não. A quantidade existente no xampu ajuda a produzir espuma e facilita a aplicação. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s