Ideias de makes para curtir o Carnaval de forma mais sustentável

Produtos veganos, cruelty-free e glitters biodegrádeveis são os aliados de 4 maquiadoras adeptas das marcas comprometidas com o meio ambiente.

A cada Carnaval, novas alternativas aparecem para iluminar escolhas e realizar o desejo por makes impactantes. Marcas como as brasileiras Baims e Simple Organic, que prometem ser justas com os animais e o meio ambiente, acabam apostando em composições mais naturais e fórmulas menos agressivas. No calor da folia, a pele também agradece e quem está pensando em saúde e sustentabilidade pode se divertir com a consciência limpa!

Leia mais: Marcas comandadas por mulheres estão mudando o mercado de beleza

Fomos atrás de ideias de looks com maquiadoras alinhadas com todos esses propósitos. Elas também dividem dicas de produtos nacionais e internacionais que surpreendem pela pigmentação e texturas cheias de efeito para o Carnaval.

Fernanda Guedes

“Hoje está muito mais fácil aliar maquiagem à beleza natural, existem produtos que reduzem o contato diário com os químicos e são feitos com responsabilidade. Automaticamente dá muito mais prazer em usá-los. É possível encontrar produtos potentes e ter resultados lindos, como o iluminador em pó da Baims, que fica ainda mais evidente se aplicado com o pincel um pouco molhado”, conta a maquiadora Fernanda Guedes, entusiasta da cosmética natural que vem incoporando suas pesquisas nos editoriais de moda e no atendimento a noivas pela sua agência homônima.

 (Divulgação/Divulgação)

Pele levemente coberta com base e corretivo da Baims. Nos olhos, batom vermelho Blind Date da Face It usado como sombra até as têmporas e esfumado embaixo dos olhos, bem perto dos cílios. Camadas generosas, em cima e embaixo, de rímel preto Organic Wear Origin Jumbo Lash, da marca americana Physicians Formula. Para acentuar o brilho nas têmporas, descendo para as bochechas e um pouco no nariz, ela sugere o iluminador em pó Warm & Glow da Baims. Na boca, um rosa leve e mais um pouco de brilho com o Gloss Vintage, também da BAIMS. Por cima, uma camada da pasta vermelha da Pura Bioglitter, à base de Aloe Vera com efeito cintilante.

Veja também

Liege Wisniewski

“Adoro todos esses produtos novos e tenho usado cada vez mais. Gosto muito das marcas 100% Pure, Tarte e Kat Von D. A coleção de gloss da Kat Von D é maravilhosa e cheia de cores”, conta Liege Wisniewski, que é vegetariana desde criança e vive numa família de veganos. A maquiadora e hair stylist também é conhecida por assinar a beleza da cantora e apresentadora Karol Conka no programa Super Bonita.

 (Divulgação/Divulgação)

Pele natural ou levemente coberta. Força nos olhos com os tons de azul da sombra Clay Pot Waterproof na cor Blue Moon, da Tarte. Nos cantos internos dos olhos, camadas de glitter Turquesa do Mar da marca brasileira Giltra. Rímel preto da Simple Organic. Blush rosa na cor Plum, da 100% Pure e boca com gloss Nude da Kat Von D. Um toque a mais de luz com o iluminador em pasta da Simple Organic nas têmporas e no queixo.

Camila de Alexandre

“Eu amo Carnaval e adoro combinar o efeito do brilho na sobrancelha com um bocão. Têm muitas variações para esse look, mas com os glitters biodegradáveis eu acabo ficando mais tranquila em repetir a ideia”, conta Camila de Alexandre, modelo e maquiadora que desponta com seu estilo livre e natural exposto no perfil do Instagram @showerofvibes, uma espécie de álbum da maquiagem não-impositiva.

 (Divulgação/Divulgação)

Sobrancelha toda coberta com glitter prata da marca artesanal Com Amor Florinda. Para fixar o glitter, existe uma cola vegana de cílios, a Duo. Blush Old Rose da Baims bem marcado com desenho 80’s e efeito degradée com a sombra roxa Plum da Baims perto das têmporas e, dando uma acabamento, o iluminador em pó Warm & Glam, da Baims. Na boca, batom azul da Simple Organic.

Rachel Ramos

“O lance da maquiagem de Carnaval é usar cores que não usamos no dia-a-dia. Acredito que ela pode ser sofisticada e ainda ter uma pegada lúdica para ficar linda, sem cara de fantasia. Ando me esbaldando nas feiras internacionais de maquiagem e vejo claramente a luz para um futuro bem próximo, quando vamos precisar cada vez menos de ingredientes animais e químicos para ter essas cores maravilhosas”, conta Rachel Ramos, beauty artist vegana e diretora artística da Puntuale, sua agência de maquiagem para noivas e madrinhas.

 (Divulgação/Divulgação)

Na pele, uma cobertura bronzeada leve já ganha tons perolados com a tintura facial Charisma da Lush. Ou uma base no tom natural da pele finalizada com o iluminador Mary-Lou Manizer da marca californiana The Balm. Um delineado bem grosso nas pálpebras sem acabamento gatinho com o lápis Velvet Touch na cor Purble Stain, da Gosh. Em cima, uma camada do glitter Furta-Cor da Pura Bioglitter até as têmporas. No centro das maçãs do rosto, com desenho arredondado, um tom bem rosa que pode ser o Instain Lace da The Balm ou o Radiance da Smashbox. Para a boca, o batom Unicornio Chinchilla de mais uma marca californiana, a Lime Crime.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s