Mulheres negras são mais expostas a químicos em cosméticos

Pesquisa sugere que somente cerca de 25% dos produtos dirigidos à beleza negra são seguros

De acordo com pesquisa divulgada pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, as mulheres negras estão sendo expostas a níveis mais altos de químicos tóxicos em produtos de beleza em comparação com as brancas.

“A pressão para atender os padrões ocidentais de beleza significa que as mulheres negras, latinas e asiáticas estão usando mais produtos de beleza e, portanto, estão expostas a níveis mais altos de produtos químicos conhecidos como prejudiciais para a saúde”, afirmou Ami Zota, epidemiologista ambiental da George Washington University, em comunicado.

De acordo com a pesquisa, muitas mulheres utilizam cremes faciais clareadores que contém esteróides ocultos ou mercúrio, além de relaxantes e alisadores para os cabelos que podem conter estrogênio. Essa exposição a toxinas pode deixar até mesmo os filhos mais sensíveis a certos químicos, principalmente se ocorrer durante a gravidez.

Segundo o estudo, 1 em cada 12 produtos comercializados para mulheres negras contém ingredientes prejudiciais. Menos de 25% dos itens para beleza afro representariam uma ameaça mínima, sendo considerados seguros – em comparação com 40% dos destinados a mulheres brancas.

“O uso do produto de beleza é uma fonte crítica, mas subestimada, de danos reprodutivos e injustiça ambiental”, concluiu Zota.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s