Estes dois óleos são agentes poderosos contra a acne

O óleo de semente de uva e o óleo essencial de melaleuca formam uma combinação ideal para peles oleosas e acneicas.

Você conhece Karina Viega? Ela é uma das youtubers brasileiras mais proeminentes quando se fala de slow beauty e aromaterapia no Brasil e, com ela, aprendemos vários truques que já estão sendo usados pelas maquiadoras mais legais do momento como Renata Brazil, Amanda Schön e Alice Doralice. Um deles é o combo de óleo de semente de uva e óleo de melaleuca para controle de oleosidade e redução de acne.

Leia mais: Sete formas de usar óleo de coco no cabelo

Apesar de serem usados juntos nesse contexto, tratam-se de dois produtos quimicamente diferentes. “O óleo de melaleuca é um óleo essencial e o óleo de semente de uva é um óleo vegetal graxo“, explica Karina em entrevista à ELLE. “Os essenciais são compostos aromáticos voláteis — substâncias hidrofóbicas (que evaporam) — extraídos de plantas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Em geral, eles possuem centenas de elementos químicos em sua composição. (…) Os óleos vegetais graxos, por sua vez, são substâncias gordurosas que não têm odores intensos como os essenciais e são muito bons para a regulação química do nosso manto hidrolipídico (camada de gordura e água sobre a nossa pele)”.

Os óleos essenciais, por sinal, são contra indicados para uso atópico (diretamente na pele). A maneira correta de aplicá-los é sempre utilizando a ajuda de um óleo vegetal graxo como condutor. Lembrando que, em ambos os casos, é importante se certificar de que o óleo que você comprou não tem nenhum outro ingrediente que não seja o próprio óleo vegetal: 100% natural. “Existem muitos óleos adulterados por aí que podem alterar a maneira como eles vão agir na sua pele”, alerta.

Veja também

No fim das contas, o óleo de semente de uva tem vários efeitos: “ele é um exímio agente para manutenção e regeneração da flexibilidade cutânea, atuando contra a ocorrência de estrias e também contra o envelhecimento precoce da pele. Aliás, ele não entope poros (não comedogênico) e hipoalérgico (sem toxidade)”. Por isso apesar de parecer estranho aplicar óleos numa pele já oleosa, o truque parece funcionar. Ainda mais se combinado à melaleuca que tem funções imunoestimulantes e antimicrobióticas (ótimos na luta contra bactérias, vírus e fungos).

Segundo a dermatologista Drª. Claudia Peres, a reação da pele nem tem tanto a ver com o potencial comedogênico dos óleos. “O termo se refere à tendência de promover a formação de cravos. Existem algumas tabelas com uma escala que varia de 0 a 5, mas sem embasamento cientifico ou relatos médicos que comprovem essa classificação. Óleos mais finos ou mais espessos, podem ter respostas variadas em função do tipo de pele do paciente, por exemplo, um óleo fino também pode causar acne em determinadas peles.”

Especificamente, o óleo essencial de Melaleuca Alternifolia QT terpinen-4-ol é o quimiotipo responsável por todas as propriedades anti-microbiais que combatem a bactéria causadora da acne, a Propionibacterium acnes. Assim, 5 gotas de melaleuca misturadas à 10ml de semente de uva formam o combo perfeito para peles oleosas e acneicas. Invista! Para saber ainda mais sobre óleos vegetais e essenciais, assista aos vídeos de Karina abaixo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s