Pele antes, maquiagem depois: o skincare virou protagonista

Marcas passam a investir em cosméticos de tratamento e em produtos que deixam a pele à mostra. É um movimento de beleza que busca diversão e autoaceitação.

Você com certeza já ouviu falar do “No-Makeup Makeup Look”. Há diversas temporadas, a busca por um visual mais natural – ainda que para alcançá-lo sejam usados muitos tipos de primers, bb creams, bases e corretivos – é provavelmente o maior mito de beleza atual para quem busca uma pele com o aspecto natural e perfeito. O novo movimento de beleza rima menos com perfeição e mais com aceitação, sem abrir mão do prazer de se cuidar. Trata-se da ideia da maquiagem com o propósito de divertir, e não de camuflar, e da premissa de que é melhor gastar tempo e dinheiro para cuidar da pele do que escondê-la debaixo de quilos de make. A preocupação em tratar o rosto, porém, não significa almejar uma pele livre de imperfeições, e sim buscar um aspecto saudável e sem neuras.

“Tudo pode ser bonito e interessante. Depende de como você encara. Pense numa mancha inofensiva no rosto. Costumamos enxergá-la como algo feio, que precisa ser coberto. Imagine se passássemos a olhá-las como um sinal de que você está saindo da infância e entrando na vida adulta. Seria um motivo para celebrar”, defende a maquiadora escocesa Sara Hill, criadora da revista cool Hope ST, e dona de um currículo que inclui trabalhos com Grace Jones a Kanye West. “Já imaginou o impacto que essa mudança causaria na autoestima das adolescentes?”

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O discurso vai de encontro do que defende a cantora Alicia Keys, nossa capa de setembro, e influencers importantes do mercado da beleza, como as norte-americanas Glossier (marca de maquiagem e cosméticos) e Michelle Phan (youtuber). Com quase 9 milhões de inscritos em seu canal e mais 2 milhões de seguidores no Instagram, Michelle é um bom exemplo desse comportamento. Cerca de um ano atrás, decidiu parar de usar base, inclusive nas gravações de seus tutoriais, e em junho passado, retirou todos os itens de correção de sua marca, a EM, e a relançou apenas com produtos para os olhos e batons. “Os primeiros três meses foram assustadores, principalmente porque comecei a enxergar meus poros, mas foi mais fácil passar a tratar a pele porque eu podia vê-la. Hoje não uso mais base e nem cubro tanto as olheiras, acho que fica mais cool assim”, declarou ao Hello Giggles.

A Glossier, por sua vez, está ganhando cada vez mais fãs com seu slogan “pele em primeiro lugar, maquiagem em segundo”. A ideia aqui não é exatamente correr atrás de um look natural, há muito espaço para brincar com seus famosos iluminadores e soltar a criatividade com os produtos multiuso coloridos, mas dar menos atenção àquela base ou corretivo de alta cobertura. Afinal, se você está cuidando do rosto, vai querer deixá-lo respirar e até investir em trends como o gloss, o brilho translúcido e o efeito molhado, que andam aparecendo tanto nas passarelas quanto nas redes sociais.

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De olho na nova tendência, grandes marcas de maquiagem, como a Make Up for Ever e a Contém 1g, lançaram recentemente linhas de skincare. “As mulheres buscam cada vez mais produtos que possam ajudá-las a transmitir sua beleza real, e o cuidado da pele é uma etapa fundamental nesse processo”, diz Camila Rubini, gerente da Contém 1g, sobre a decisão da grife de entrar nesse mercado após mais de 30 anos investindo só em make.

Encarar a própria beleza com leveza e humor parece fazer parte da receita para cuidar da pele com prazer e se maquiar sem pensar em esconder o que normalmente é visto como defeito. A recente febre das divertidas máscaras faciais sul-coreanas tem tudo a ver com isso, assim como o crescimento das chamadas marcas millennial (com suas embalagens irreverentes e discursos alinhados com questões como sustentabilidade e veganismo). Nessa área, a grife e e-commerce Glow Recipe se destaca: sua máscara Watermelon Skin chegou a ter 5 mil pessoas na lista de espera. “Além do avanço em ingredientes naturais e tecnologia, acreditamos que o interesse pelo mercado de beleza sul-coreano tenha conexão com o aspecto chamado ‘skintertainment’. O termo diz respeito à abordagem divertida no cuidado com a pele com o objetivo de transformar a rotina de skincare numa hora gostosa, e não numa tarefa chata e trabalhosa”, acreditam Christine Chang e Sarah Lee, criadoras do Glow Recipe.

O processo para encontrar esse balanço, e passar a enxergar beleza e verdade em olheiras, manchas, além de olhar para elas com calma e aceitação, pode ser árduo, principalmente para as mulheres que por muitos anos se acostumaram a associar uma imagem específica à sua identidade. “Analisar o conceito de imperfeição é algo necessário. Digo isso, mas, como muitas mulheres, também me debato com as minhas imperfeições, numa foto ou na vida real, mesmo sabendo que precisamos forçar esse rompimento ao dar lugar a outras belezas. É uma luta interna diária”, diz Vanessa Rozan. “Como maquiadora, procuro realçar o que cada pessoa gosta, em vez de tentar esconder. Mas percebo que, assim que passam o demaquilante, muitas alunas das aulas de automaquiagem começam a ‘descobrir defeitos’ no rosto. É cultural, doentio e exige muito esforço para fazer o caminho oposto.” Vamos tentar juntas?

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