Será que ainda faz sentido pensar em cremes anti-idade?

Em vez de brigar contra o passar dos anos, a proposta é vivê-los, abraçando as mudanças que eles trazem e potencializando a saúde da pele a cada idade.

O que todo mundo aqui vai se tornar um dia?”, indagou a ativista e escritora Ashton Applewhite à plateia que assistia sua palestra no TED em abril deste ano. “Velho”, responde ela. Ashton é autora do livro This Chair Rocks: A Manifesto Against Ageism, publicado em 2016, e quer propagar a ideia de que se tornar velho é um processo comum a todos, a ser encarado com naturalidade. Na prática, porém, a ideia de envelhecer parece sinônimo de rejeição social. Nos anos 1980, o mercado criou a terminologia anti-idade, que, desde então, virou categoria de ouro no skincare, com cremes, séruns e loções que prometem tratar e prevenir os sinais do tempo. Mas será que é possível apagar o efeito dos anos na pele? “Sempre falamos para o paciente que, independentemente da idade, seja aos 40, 50 ou 80, mais do que combater as rugas, é preciso ter uma pele tratada, viçosa, luminosa, hidratada, tonifcada”, afirma a dermatologista Claudia Marçal.

O que Claudia diz é o foco de uma nova abordagem de cuidados com a pele: em vez de brigar contra o passar dos anos, a proposta é vivê-los, abraçando as mudanças que eles trazem (como rugas e flacidez), potencializando a saúde da pele a cada idade. “Isso vem ao encontro da ideia do fim do antiaging”, completa a dermatologista.

Acompanhando os sinais dos novos tempos, o mercado tem lançado cada vez mais produtos para promover uma cútis nutrida e radiante. Sob uma visão holística, a Chanel lançou recentemente por aqui o Blue Serum, com ingredientes de “longevidade”, que vêm de blue zones, regiões com os mais altos índices de longevidade humana, como a Costa Rica, e a oliva da Sardenha, com a intenção de promover a sensação de bem-estar à pele. Já a Natura aposta no novo Óleo Concentrado Revitalizante, um item contra a poluição e o estresse, que ajuda a recuperar o viço e a luminosidade, reparando a barreira cutânea, com ativos que devolvem a coloração saudável da derme. Para melhorar o tônus e dar brilho, a Givenchy propõe a linha L’Intemporel Blossom, com três novos produtos focados nos sinais da fadiga, com extrato de berry rosa e vitamina C.

Para além das novidades, os dermatologistas lembram que o primeiro passo para uma pele saudável é executar religiosamente o trio limpeza, tonificação (ambos preparam a pele) e hidratação. Afinal, uma pele desidratada é incapaz de absorver nutrientes, por mais tecnológicos que sejam. “Para a pele mais madura, a hidratação deve vir na forma de cremes, de leite, de loções com lipídios e fosfolipídios, que formem uma segunda barreira de proteção”, diz Claudia. O ácido hialurônico pode ser utilizado com alguns antioxidantes, como vitaminas C e E. Se você ainda assim sente a pele repuxando, a ingestão de vitaminas é um caminho. O novo nutracêutico Lacto-licopeno, da Galena, é uma boa opção, que pode ser consumida em cápsulas e consiste numa união da molécula de licopeno – vitamina A do tomate – e de proteínas do leite, que ajudam na renovação celular, tornando a pele mais viçosa. “É importante completar dizendo que os cuidados com a pele não incluem só cremes, mas hábitos como dormir e se alimentar bem, se exercitar, controlar o estresse, a exposição solar e o equilíbrio hormonal”, conclui a dermatologista.

Quando o objetivo é que o rosto se ilumine, e não se estique, a pele realmente muda com cuidados simples e constantes. A beleza, então, passa a não ter relação com a idade, mas com um rosto que resplandece saúde e autoconfiança.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. OLA JA CONHECE OS PRODUTOS DA LINHA LUMINESCE SÃO OPTIMOS PARA PELE E SÃO ANTI ENVELHECIMENTO CONFIRME : https://anamgd.jeunesseglobal.com/pt-PT/luminesce

    Curtir