Só usamos sombra vermelha por causa de Lucia Pica

A makeup artist e diretora de beleza da Chanel revolucionou o mercado de beauté. Tem dúvidas? É só olhar para as últimas tendências!

Temos visto muitas mudanças no mundo da maquiagem ultimamente, né? Pode ter certeza que muitas delas tem a influência ou estão na mira de Lucia Pica, a makeup artist italiana que desde 2014 é Designer Criativa Global de maquiagem e cor da Chanel.

A influência é clara: se não fosse por ela, possivelmente ninguém estaria usando sombra vermelha hoje em dia. Sabe as sobrancelhas naturais, o fim da base-máscara…? Então, tem dedo (ou pincel) dela também, porque quando se está por trás de uma marca como a Chanel, tudo o que você faz vira referência. Não que ela tenha inventado as tendências. Mas é que Lucia entendeu o que está acontecendo no mundo — uma inclinação ao natural, o gosto por coisas mais autênticas, o feminismo… — e ao gostar dessas mudanças, deu uma reviravolta radical na label.

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Sua primeira coleção para a maison, por exemplo, um ano e meio depois de sua chegada por lá, a Rouge No1, era repleta de vermelho — declaradamente seu tom favorito. Ela usou diversas variações da cor (como mais brilhante, bordô, mais aberta) nas bochechas e nos olhos de suas modelos, indo muito além dos lábios e unhas. E o aspecto de quem passou “blush demais” nem é uma questão ruim para ela, viu?

“Eu sou obcecada por vermelho, sempre fui. É uma cor muito relacionada à feminilidade — é o blush do amor, desejo, saúde, febre, juventude”, revelou na época para a i-D. Depois disso,  as passarelas e editoriais (de quem teve coragem o suficiente pra se inspirar) ficou recheada de faces coradas — fosse pelo amor, pela excitação ou pelo inverno.

Lucia nasceu em Nápoles, em 1976, e mudou-se para Londres em 1999, onde foi assistente da guru da maquiagem Charlotte Tilbury. Na cidade, que é acostumada a excentricidades, ela encontrou também aceitação para sua marca de nascença vermelha no braço direito. Em 2008, com muito talento e coragem, seguiu para carreira solo.

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É ela também que cria todos os produtos de beleza da Chanel, incluindo quatro coleções por ano e todos os looks de beleza para as campanhas da marca. “Eu tento não me concentrar no grande nome por trás de mim. Tento me concentrar no que eu sinto”, engatou na entrevista. Entre as características que prevalecem para que ela escolha alguém para ser a face da label — como Kristen Stewart — ou o fotógrafo de uma campanha, é a capacidade da modelo transmitir intensidade e das lentes capturarem a força de uma mulher, e não só sua beleza.

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Eu estou um pouco cansada de mulheres falando para outras como elas devem ser. Celebridades dizem que se você não fizer contorno ou luzes no rosto, você não está maquiada, e isso é brincar com as inseguranças das mulheres. Eu quero que minhas coleções tenham um senso de propósito. A maquiagem deveria ser uma brincadeira. Todos têm medo de fazer algo que não é óbvio, e no final das contas terminam fazendo a mesma coisa sempre. Por que não forçar a barra, ultrapassar seus medos e experimentar? No final das contas, vale a pena”, declarou.

Nossas roupas fazem parte de nós mesmas, de certa forma, não é? Porque ainda encaramos a maquiagem, então, como uma prescrição ou um atestado para sermos outras pessoas? “Tem algo belo sobre todo mundo. Eu quero parecer elegante sim, quero um look polido, mas existe uma modernidade. Isso só acontece se você relaxar sobre sua aparência”, contou ao Man Repeller. Uma artista da maquiagem corajosa, que usa seu ofício para se divertir e se conhecer, que gosta de diversidade e prefere mulheres representadas pela sua atitude. Ouvi alguém dizer “2018!”?

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