Undershadow: sombra e delineado na parte de baixo

A tendência é fácil de fazer e ainda engrandece o olhar.

Pegue um lápis de olho. Risque uma linha embaixo dos cílios inferiores. Se ela for de uma cor fria, tipo verde-militar ou azul-petróleo (as mais usáveis no dia a dia), melhor ainda. Pronto, em 30 segundos sua make nada se transformou num dos looks hit da estação. Entre as várias tendências de maquiagem para olhos vindas das passarelas das últimas temporadas de moda, o under shadow é uma das mais versáteis e novidadeiras. “Usamos esse nome porque o foco da sombra é geralmente na parte de cima dos olhos. Aqui acontece o contrário. Nos anos 1980, de onde a inspiração vem, chamávamos esse recurso de delineador invertido”, conta o maquiador e cabeleireiro Celso Kamura, que aplicou um under shadow de lápis petróleo apenas na linha d’água das modelos do último desfile de Giuliana Romanno.

Leia mais: Sombras rosa e vermelha invadem a maquiagem

Desfile Giuliana Romanno. (Agência Fotosite/Agência Fotosite)

Com diferentes versões, a única regra da trend é essa atenção à área inferior dos olhos. Se investir numa cor vibrante traz um efeito pop impactante imediato, os tons fechados garantem uma imagem minimalista, contemporânea e menos “carnavalesca”, segundo Kamura. Há também a opção de usar o delineador apenas embaixo, com um resultado dramático poderoso, ou ainda partir para uma imagem bem conceitual, com um traço curto central ou pequenos grafismos só na parte de baixo. Os acabamentos podem ser tanto esfumados quanto limpos, sem sombreado nenhum. “Em todos os casos, opte por produtos que são fáceis de passar, como um lápis de olho mais emoliente, mais cremoso”, sugere Kamura.

A seguir, veja as dicas do beauty artist para cada tipo de under shadow e enriqueça seu repertório com muitos golpes baixos de beauté.

Minimalista

Essa é a versão mais conceitual de todas. No desfle de Cristiano Burani, pequenos triângulos borrados pontuaram a parte de baixo dos olhos. Dá também para fazer uma única bolinha ou traço curto bem no centro dos cílios inferiores.

Desfile Cristiano Burani. (Agência Fotosite/Agência Fotosite)

Colorido

“Gosto de usar cores mais vibrantes ou metálicas para looks statement. Para uma versão mais urbana e sofsticada, o melhor é optar por tons mais sóbrios, fechados, como o verde e o azul metalizados”, diz Kamura.

Desfile da Valentino (Agência Fotosite/Agência Fotosite)

Esfumado

“Use um lápis e uma sombra da mesma cor. Comece passando o lápis bem rente aos cílios. Depois, com a sombra e um pincel mais fno e achatado, contorne os cílios inferiores do canto interno para fora ou do centro para fora”, diz o maquiador.

Desfile da Hermés. (Agência Fotosite/Agência Fotosite)

Delineado

“Nesse caso, usa-se só o delineador e nada mais, sem esfumar. Dá para escolher entre um acabamento opaco ou um cintilante, de preferência com produtos à prova d’água. E pode usar máscara nos cílios em cima e embaixo porque ela não tira o efeito.”

Desfile da Chanel. (Getty Images/Getty Images)

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s