Se você vai a Paris, organize-se para chegar na época de liquidações

Como aproveitar as promoções durante a época de "soldes" em Paris.

Eu sei que esse post chega quase no final da data limite das liquidações por aqui (7.8), mas de qualquer forma ele serve como um guia de dicas que, se você não conseguir aproveitar agora, ainda poderá usar daqui seis meses quando elas chegarem novamente em Paris. Vamos lá.

Desde que eu comecei a ir e vir da França me dediquei a entender o processo. Antes de falar dos meus lugares preferidos para comprar, vou dar umas dicas. Assim, se você ama um torra-torra de todos os tipos, pode programar uma vinda a Paris que caia dentro no período.

Os “soldes” começam sempre em uma quarta-feira dos meses de junho e de janeiro. Em junho liquida-se o verão e, em janeiro, o inverno. Este ano, houve uma alteração significativa. Antes os soldes, duravam cino semanas e começavam na segunda quarta-feira do mês de junho impreterivelmente, acabando em uma terça. Agora, duram seis semanas e avançam até agosto.

Veja também

Com exceção de algumas lojas de luxo, como a Louis Vuitton, quase todo mundo liquida. De Elie Saab a Chanel, passando por Zara, H&M e todas as grandes lojas de departamentos. Nas liquidações entram também as farmácias, as lojas de utensílios domésticos, as perfumarias… Todo mundo que quiser se desfazer de seu estoque tem essas duas épocas do ano para fazer a “desova”.

Com essas informações em mente, já aviso: algumas marcas fazem suas verdadeiras liquidações, aquelas com as peças da estação que não venderam, mas que ainda estão nas listas de hits, antes que a época de fato comece, e para um publico que já é cliente. Então, esqueça a ilusão de que você vai chegar aqui e conseguir comprar peças fantásticas que estão nas revistas porque não vai. É quase impossível. Pelo menos aqui em Paris, e até onde eu sei.

Agora vamos às minhas dicas: a última ou a penúltima semana são as que eu mais gosto, talvez por isso mesmo resolvi postar agora. É quando quase todas as tralhas de peças velhas, colocadas para serem vendidas neste período e não necessariamente da estação, já saíram das lojas. E também quando não já não há tanta gente desesperada em busca de algo raro por preço bom. É quando eu entro em ação.

Liquidações em Paris

 (Ana Garmendia/ELLE)

Já consegui comprar casaco de inverno animal print por 70% do preço em uma liquidação da Tara Jarmon. Você encontra a marca em vários pontos de Paris, mas a minha loja preferida é a do Champs Elysées. Ali, no subsolo, vale uma passada de pente fino. Bons básicos, clássicos, excelentes peças de modinha e uma redução que vale todo o tempo investido lá. Tudo que eu comprei ali durou mais de cinco anos. O casaco tenho até hoje e uma calça básica de alfaiataria preta também.

Outra que eu amo é a multimarcas Joseph. Eles estão em vários pontos da cidade, mas a minha loja queridinha é a da Avenida Montaigne. Nunca tem muita gente e vende de Rick Owens a Jacquemus. Tem realmente muita coisa boa e a sorte é encontrar seu tamanho, mas como em liquidação a gente pode arriscar compras em tamanhos maiores para depois reformar, eu aconselho uma boa espiada lá também. A boutique é bonita, tem um corredor de entrada futurista e o atendimento é bem casual. Você vai olhando com calma e depois, se quiser mesmo experimentar e comprar, tudo rola como se não fosse uma liquidação. Para mim, é importante essa calma na hora de ver roupas caras que estão com muito desconto, mas que ainda assim continuam sendo salgadas de preço.

Das grandes marcas vale a pena: Chanel para sapatos. Elie Saab para vestidos de festa e até de noiva. Já levei amigas lá com budget para comprar vestidos de madrinha de casamento que saíram até com o sapato e a clutch juntos. A loja que eu mais gosto é a da George V.

E das lojas de departamento as minhas preferidas para sapatos são Lafayette e Printemps. Sempre abarrotadas de gente, mas realmente com estoque que pode te trazer boas surpresas como duas botinhas da Prada que eu adquiri em últimas semanas de soldes e que uma delas tenho e uso muito até hoje. A outra, de tanto usar anos a fio, eu desapeguei e me arrependi severamente. Nunca mais achei outra que coubesse no meu pé e bolso!

Liquidações em Paris

 (Ana Garmendia/ELLE)

Ah! Eu ia esquecendo. Eu sei que os brasileiros que vêm para cá amam uma farmácia famosa em Saint Germain, mas ela está sempre lotada de gente e tem que ter muita paciência. Por isso, é bom que você saiba que quase todas as farmácias têm seus combos de promoções, em qualquer época do ano. Se você passar por aqui, aproveite para reabastecer seu estoque de protetores solares agora. Eles estão todos em promoção. Entre na primeira farmácia que encontrar e confira. Garanto que você vai achar algo na “promo”.

Bisous!

Lista de lojas

Joseph: 14 Avenue Montaigne, Paris 75008

Tara Jarmon: 73 Av. des Champs-Élysées, 75008

Elie Saab: 31 Avenue George V, 75008

Chanel: 31 Rue Cambon, 75001

Galeries Lafayette : 40 Boulevard Haussmann, 75009

Galeries Printemps : 64 Boulevard Haussmann, 75009

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s