Lifestyle

As previsões astrológicas mais completas para cada signo em agosto

Olá minhas amigues! Aqui estamos nós mais uma vez olhando para o céu e pensando o que será que o mês de agosto nos promete. Na minha vida, eu sempre tive a impressão que agosto era um mês infinito, mas isso fala mais do meus problemas astrológicos do que do mês em específico. As coisas só se repetem para nos ensinar algo. Enquanto não aprendemos, aquilo continua acontecendo.

No dia 27 de julho rolou um eclipse lunar total muito poderoso, envolvendo Marte retrógrado em cima da lua em Aquário, Sol em Leão, e Urano em Touro, lá no fundo do céu, fazendo aspectos tensos com o Sol e a Lua. Esse último eclipse foi a finalização de um ciclo que começou lá no ano passado: muita coisa aconteceu para chegarmos exatamente nesse momento. Agora, pós-eclipse, o sol se afasta da oposição com Marte retrógrado, deixando tudo mais leve. E daí surge Mercúrio retrógrado, movimento típico que acontece mais de uma vez por ano. Não há motivo para se preocupar com Mercúrio retrógrado desproporcionalmente: a retrogradação do planeta que representa o pensamento é necessária e bem vinda.

Depois de tudo que aconteceu, precisamos agora parar e reavaliar algumas questões, e é justamente para isso que serve Mercúrio retrógrado, energizando nossa capacidade de analisar o passado e assim pensar de maneira mais estratégica os nossos próximos passos. A vida precisa de renovação, nada está parado, o universo se movimenta. Marte retrógado ainda tem papel relevante durante esse mês: ainda estamos em processo de reorganizar nossas energias e remanejar o uso da nossa agressividade. Calma na camomila, gente, precisamos ter paciência. As mudanças necessárias não vão acontecer da noite para o dia. Qualquer mudança concreta precisa de tempo e contexto, as coisas simplesmente não vão se resolver num passe de mágica, sinto informar.

É nossa responsabilidade criar novas saídas para problemas já conhecidos. É por isso que estamos vivas: para criarmos nossa própria vida, nos reinventando de tempos em tempos. Não dá para ficar inerte, estacionada, mas também não podemos atropelar as reais chances de mudança na ânsia de nos libertarmos dos entraves. Por isso, o conselho geral para todo mundo é: PACIÊNCIA. Respirar fundo, pensar, acalmar o coração e manter a cabeça fria. Não se cobrem perfeição, aceitem sua humanidade, respeitem seus limites e entendam que as outras pessoas são apenas… pessoas.

O Sol transita no signo de Leão até dia 23, quando ingressa no signo de Virgem. Leão é sempre um signo mais explosivo, dramático e intenso. Para além dos estereótipos (que são ótimos para fazer memes, mas não dão conta da complexidade da realidade), Leão está intimamente relacionado com a criatividade e a singularidade. Somos agentes da nossa própria vida, o que construímos é responsabilidade nossa. Em Virgem, o Sol ilumina questões mais práticas, desenvolvendo nosso discernimento: quem sou eu e quem é o outro? Quais são os limites? O que se refere a mim e o que está fora do meu controle?

Mercúrio em Leão só retoma o movimento direto depois do dia 18 de agosto, e até lá vamos passar por uma reavaliação da nossa individualidade. Vênus transitando no signo de Virgem torna prazeroso o processo de discernimento e avaliação da realidade. Já no início do mês, o planeta do amor e da harmonia ingressa no signo de Libra, energizando nossas relações, estimulando a busca pelo equilíbrio. Marte continua retrógrado, tão retrógrado que retorna para o signo de Capricórnio, e só retoma o movimento direto depois do dia 27, fazendo com que o mês de agosto inteiro seja um período sensível e delicado.

Iniciativas precisam ser reavaliadas, e agora não é o melhor momento para agir no impulso. Júpiter emEescorpião traz muitas coisas à tona: estamos expandido nossa visão da realidade, de todas as realidades, de todas as nuances mais ocultas. Não adianta querer fingir: cada vez mais, tudo está vindo à luz, mostrando a verdadeira cara. Esse é o ano da justiça, não é mesmo? Mesmo que a justiça da vida nos mostre com todas as letras o quanto a instituição da justiça é injusta e quanto as estruturas que movimentam a nossa sociedade precisam mudar profundamente. E é óbvio que essas mudanças tão profundas simplesmente não vão acontecer num piscar de olhos.

Trabalhos de construção e desconstrução são mais do necessários para retomarmos a nossa humanidade. A partir do dia 7 de agosto, Urano entra no movimento retrógrado, na onda dessa reavaliação geral. Questões estruturais que precisam ser reformuladas estarão mais visíveis, comprovando que estamos efetivamente vivendo um período de finalizações importantes. Eu sei que todas essas movimentações não são confortáveis, mas viver no mundo do jeito atual não é confortável para a maioria das pessoas. É questão de ética renovarmos as estruturas da nossa vida em comunidade.

Lembrando que a renovação da sociedade só se torna possível com a renovação interna de cada pessoa. Nós precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo. Precisamos aceitar a responsabilidade sobre nossa vida, fortalecendo nossa singularidade, para desenvolvermos nosso senso de comunidade de maneira equilibrada e mais justa. Não há mudança externa real sem a mudança interna profunda. E não há mudança interna possível sem a mudança de paradigmas coletivos. Uma coisa depende da outra. Desejo para todes um mês de conscientização profunda e muita paz no coração.

A seguir, as nossas previsões, lembrando que esse horóscopo não é de fato sobre previsões do futuro. A melhor maneira de usar esse zorsocopo é vê-lo como um guia de autoinvestigação. Lembre que ninguém sabe da sua vida melhor do que você mesma. Só você pode escolher a maneira pela qual você vai absorver as energias desse período, e a minha intenção aqui é criar histórias interativas nas quais você seja a protagonista da sua própria história, e não mera agente passiva de um destino absoluto.

Áries

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que o mês de agosto começa e as arianes estão cansadas. Marte retrógrado afeta você que tem Lua, ascendente ou Sol em Áries de maneira mais direta, então um certo cansaço físico ou mental é provável. Minhas cartas me dizem que as rainhas arianes estão com a cabeça girando: muita coisa mudando e se movimentando. É possível que você esteja mudando algo em sua vida e assim assumindo maiores responsabilidades. Seja como for, você pode estar se sentindo sobrecarregada com tantas responsabilidades. Para passar bem essa primeira semana de agosto, a dica do meu tarô aconselha você a romper com certas coisas que já foram, que já não fazem mais sentido. Esse rompimento se relaciona principalmente com a forma pela qual você lida com as suas emoções. Quem sabe você está tão sobrecarregada que isso contribui para de certa forma intensificar seus pensamentos mais pesados ou negativos. Focar só nas situações ruins vai te deixar ainda mais exausta. O ideal é reconhecer as coisas boas e esvaziar os pensamentos. Com a cabeça mais leve você tem mais chances de encontrar novas soluções para problemas já antigos.

O maior desafio desse mês de fogo é ter tempo e serenidade pra colocar a cabeça no lugar e pensar bem antes de agir no impulso. Algumas coisas precisam ser ponderadas da forma mais objetiva possível. Fique atenta principalmente no que se refere a suas emoções que se manifestam de maneira mais impulsiva, aquelas que você ainda não trouxe pra luz mais elaborada da consciência e talvez nem se dê conta. Tem algo que está fazendo você reagir a coisas que são do passado, e não do presente. Fique atenta quanto ao que pode estar querendo chamar sua atenção e investigue com paciência, sendo muito honesta consigo mesma.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a ter muita, mas muita paciência. Algumas questões, principalmente profissionais, precisam ser refinadas, e isso só o tempo pode trazer. Parece que você está lentamente se preparando para algo maior, que vai lhe exigir uma maior responsa. Então relaxa, não adianta correr: tudo vai acontecer quando você estiver preparada. Aproveite esse momento de reavaliação geral para aos poucos formular novas estratégias para você desenvolver seus projetos. Com o tempo e uma ponderação equilibrada, tudo vai dar certo.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, o melhor a fazer é usar esse período para se organizar e planejar passo por passo da maneira mais objetiva possível. Você precisa se manter no seu eixo, controlando suas emoções e agindo de maneira mais pragmática. Você pode usar sua perspicácia e suas boas habilidades de improviso para planejar antes do troço todo acontecer. Muitos imprevistos podem rolar durante esse mês, e isso vai exigir um bom esquema de organização mental que seja flexível e muito objetivo. Eu sei que as arianes não tem tempo a perder, então a melhor coisa é estar concentrada na visão do todo, usando com inteligência suas habilidades de liderança.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a manter pausas no seu dia a dia para repousar e descansar com tranquilidade. Invista no descanso o máximo que puder. Descansar ajuda a esvaziar a mente e isso faz com que ideias mais frescas surjam de outros pontos de vista. Além disso, nesses momentos de mercúrio retrógrado, as emoções podem tomar conta. Por isso, o melhor a fazer é respeitar o tempo necessário para você organizar seus sentimentos, reconhecendo que nesse momento você pode estar mais suscetível a mudanças de humor que podem afetar suas decisões.

Fique atenta e observe o que está acontecendo neste momento. Júpiter em escorpião retomou o movimento direto, trazendo à tona muitas coisas que antes passavam despercebidas. Tanto decepções podem dar às caras como boas oportunidades que merecem ser aproveitadas. Se você está fritando sua cabeça atrás de soluções, desista desses pensamentos obcecados. Não é pensando o tempo inteiro sobre a mesma coisa que você vai chegar em alguma solução. Se você pensou um tempo e não conseguiu vislumbrar uma saída, deixe o assunto reservado num cantinho do cérebro e vá fazer outras coisas. Esvazie seus pensamentos, descanse, e isso vai lhe ajudar a receber alguns insights preciosos sobre certas questões mais problemáticas.

Por fim, a dica geral do meu tarô para o mês de agosto aconselha você a finalizar algumas questões ainda pendentes, e se preparar para o início de um novo ciclo. Faça isso sem atropelar nada ou ninguém, principalmente sem se atropelar! Entenda que todas nós estamos passando por um momento de cura coletiva, e se dê ao direito de ir com calma. Você está se curando de algumas dores do passado, e agora é o melhor momento para se dedicar a resolver todas as pontas soltas e assuntos mal resolvidos que podem entravar sua caminhada. Mês que vem o astral do céu será outro, e você vai querer estar preparada para receber as novidades. Por isso, respeite seu tempo e os seus limites, acolha a sua humanidade e aproveite esse momento para entrar em contato com as suas vulnerabilidades de uma maneira gentil e generosa.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a roda da fortuna + dez de paus; a torre + cinco de copas; a justiça + seis de copas; a temperança + três de ouros; o imperador + cavaleiro de espadas; o pendurado + nove de copas; o julgamento + dez de ouros; o mundo + nove de paus.

Touro

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que algumas coisas mudaram e ainda estão mudando, afetando a maneira como as taurines lidam com as suas questões de apego e autovalorização. Os eclipses do mês passado trouxeram ondas de mudanças, ainda que sutis. Parece que você está encarando determinados assuntos de uma maneira diferente. E isso é algo bom! Mas o inverso também é possível: mudanças acontecendo e você aí, apegadíssima, tendo dificuldades de aceitar esse movimento todo. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a ter mais iniciativa nesse momento, dando vazão ao sentimento de pesar por algo que chegou ao fim sem estacionar nesse processo. Certamente algumas ilusões e pensamentos mais ingênuos precisam ser deixados para trás, mas você não pode perder de vista que sempre que algo vai embora abre um espaço para o novo chegar. Por isso, não deixe que o apego lhe imobilize. Encare essas mudanças como aprendizados e mantenha-se energizada para agir.

O maior desafio desse mês intenso é amadurecer algumas ideias e alguns sentimentos sem cair no poço da melancolia paralisante. Eu sei que taurines têm a tendência de sofrer um pouquinho nesses momentos de instabilidade e mudanças. Mas agora é hora de entender o porquê da necessidade desse momento de transição. Talvez você não saiba ao certo o que lhe motiva e onde exatamente você quer chegar. Talvez um desânimo possa pesar. Lembre-se que tristeza faz parte da condição humana, e que sentir tristeza em alguns momentos não é sinal de falha ou fracasso. Quando estiver triste, permita-se sentir e chore, lave a alma, busque alívio conectando-se com os seus sentimentos. Agora é uma boa hora para amadurecer a maneira pela qual você lida com as suas emoções, buscando maneiras de não travar pela insegurança.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a se manter focada nos seus objetivos de curto prazo, entendendo que esse momento é transitório e que você está a um passo de se tornar mais independente. Você está pronta para dar um salto em alguma área da sua vida. Eu sei que tudo pode ser meio cansativo, e por isso é importante que você lembre que está tudo bem em pedir ajuda, em desacelerar o passo, se for necessário. Você precisa se fortalecer para conseguir consolidar algumas coisas que podem dar muito certo, e o importante é não parar. Pode até diminuir o ritmo, mas parar no meio do caminho talvez não seja uma boa ideia agora.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, o melhor a fazer é tomar escolhas conscientes ouvindo sobretudo a sua intuição. Parece que alguns projetos estão em vias de expansão, e esse é um momento que exige algumas escolhas e renúncias. Na dúvida de qual caminho seguir, escute seu coração. A sua intuição é a sua maior aliada. Procure trilhar caminhos mais abertos nos quais você se sinta genuinamente estimulada a continuar. Não é hora de tomar decisões baseadas no medo ou na insegurança. Agora é hora de ser corajosa para assumir seus verdadeiros desejos. Se você ainda não entendeu para onde seguir de fato, se mantenha aberta para entender que esse momento é mais oscilante e que você pode mudar de ideia. O importante é continuar aproveitando a expansão que júpiter em escorpião lhe traz e que urano em touro evidência.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a olhar para dentro buscando se conhecer mais profundamente enquanto equilibra as responsabilidades do seu dia a dia. O melhor a fazer é não encarar certas questões de maneira extremada. O autoconhecimento pode ser leve quando você se trata de maneira amorosa e acolhe a sua própria humanidade. Esse momento pode ser melhor aproveitado se você encará-lo de maneira mais flexível, entendendo que nem sempre as coisas saem como o planejado mas que tudo bem porque no fim das contas elas nos servem de aprendizado – certos imprevistos podem trazer ideias boas e nos surpreender!

Fique atenta para não se deixar bloquear ou travar no meio do caminho. Às vezes bloqueamos alguns projetos na espera das condições perfeitas, condições essas que nunca chegam pois não existe esse negócio de perfeição. Evite estacionar pela insegurança. Vá tocando sua vida e articulando suas mudanças despretenciosamente, com leveza. Se livrar da pressão de fazer dar certo economiza nossas energias que são necessárias para seguirmos em frente. Isso não quer dizer que você deva ignorar seus limites e forçar a barra. Respeite seu tempo! Mas não use isso como desculpa para adiar para amanhã o que você pode fazer hoje. Entenda que estamos passando por uma cura coletiva, e que você mesma precisa se dar alguns descansos necessários para se recuperar e estar pronta para outra. Assim, vá agindo e descansando com equilíbrio, alimentando sua disposição e sua leveza.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da energização e de tudo que possa aumentar a sua vitalidade. Você está precisando se fortalecer! Certas coisas só vão acontecer se você mesma fizer. Assuma a responsa pela sua vida, recupere a sua motivação. O essencial é confiar em si mesma, respeitar a sua jornada e a sabedoria do seu corpo, dando créditos a sua intuição. Se você se considera uma pessoa com a intuição fraca, está na hora de rever esse pensamento. A nossa intuição só enfraquece quando não a exercitamos, quando desconfiamos de nós mesmas e duvidamos da nossa capacidade. Agora é hora de retomar esse poder, de reencontrar os seus estímulos vitais. Pegar sol, se alimentar bem, usar roupas com cores mais vibrantes como laranja e vermelho, e meditar mentalizando o elemento fogo podem ajudar você nessa missão. Mas certamente o que mais vai contribuir para a sua vitalidade é amar a vida e entender de uma vez por todas que estar viva é criar novas possibilidades, e isso é um presente.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a roda da fortuna + quatro de ouros; o mago + cinco de copas; o eremita + quatro de copas; o carro + dez de paus; os namorados + três de ouros; a sacerdotisa + dois de ouros; o pendurado + nove de paus; o diabo + rainha de paus.

Gêmeos

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as geminianes estão aproveitando bem esse momento de transição. É possível que você esteja focada em se estudar e se entender, olhando profundamente para dentro e amadurecendo suas formas de conviver com os outros. É possível também que você esteja internamente amadurecendo sua visão sobre trabalho ou sobre como expandir sua vida sem dependender tanto de outras pessoas. Isso pode até estar lhe deixando um tantinho mais séria ou introspectiva, mas isso não é algo necessariamente ruim. Olhar para dentro buscando crescer como pessoa e assumir as responsas da própria vida é necessário, e esse exercício nos acompanha em vários períodos ao longo da vida. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a estar atenta aos sinais e abrir os olhos para certas coisas que antes passavam despercebidas. Para isso, é importante que você se mantenha fiel a essa expansão de visão, abandonando velhos paradigmas e siuações de conforto que travavam seu crescimento. Crescer é bom, pode ser dolorido mas vale a pena pois nos fortalece. Se conhecer e se abrir para o mundo é poder!

O maior desafio desse período é pensar e articular bem algumas ideias antes de soltá-las ao mundo. Tem alguns planos aí que você precisa articular melhor antes de colocá-los em prática, algumas ideias que precisam ser amadurecidas. É possível que você esteja vivendo um momento de se libertar profundamente das ideias e projeções alheias para firmar as suas próprias. E a introspeção é necessária para isso se consolidar profundamente no seu corpo. É a solidão que nos aproxima de nós mesmas, por mais difícil que ela possa parecer num primeiro momento. Com o tempo, aprendemos a amar essa solidão e isso significa amar profundamente nossa própria vida. Nosso pensamento mais genuíno surge nesses momentos que estamos mais próximas de nós mesmas, discernindo o que vem de dentro e o que vem de fora.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a ter paciência para sentar e colocar na balança algumas questões relativas a relacionamentos. O que é adequado para a sua vida, o que cabe e o que pesa demais? Como lidar de um jeito equilibrado com as suas relações e parcerias afetivas? Esse é um momento de ser muito honesta, sobretudo consigo mesma, e buscar um equilíbrio entre o que o que você precisa e o que você pode dar. Parece que algumas ilusões precisam ser encaradas de uma maneira mais objetiva e mais próxima da realidade para que você consiga desenvolver seus relacionamentos de forma mais verdadeira, honesta e equilibrada.

Para lidar com efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se planejar um pouquinho melhor. Organização é tudo! Parece que você, como boa pessoa de gêmeos, está equilibrando dois projetos profissionais (ou mais!) ou um trabalho e os estudos. Você dá conta! Mas esse período de marte retrógrado pode trazer alguns imprevistos que propiciam uma reavaliação dos nossos planos. Aproveite esses momentos para conseguir encontrar o fino equilíbrio e entender como manejar melhor as suas prioridades.

Para lidar com efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça e no seu corpo (e isso é importante para geminanes visto que mercúrio é regente do seu signo), a dica do meu tarô aconselha você a usar esse período para se energizar e recuperar a sua vitalidade. Tem certas coisas que você precisa valorizar mais, principalmente o seu trabalho e as suas habilidades! VAMO SE VALORIZAR! Você não precisa aceitar situações de desvalorização, você não deve aceitar trabalhar de graça ou por menos do que você merece! Você precisa precisa cuidar do que é seu e dar o devido valor ao seu trabalho! Quero ver as geminianes aumentando a autoestima e o cachê!!

Fique atenta para esse momento potencialmente muito terapêutico. Esse mês está com energias que podem ser usadas criativamente para a sua cura tanto espiritual, como corporal, emocional e mental! Uma cura verdadeira sempre é integrada e completa! Esse mês está bom para recuperar a sua autonomia, sua independência e sua força de vontade para dar conta de todos os perrengues da vida. Seja paciente consigo mesma e se trate com carinho, e aos poucos você vai recuperar sua vitalidade conforme for se harmonizando internamente. Esse mês está bom para trazer à luz várias questões submersas no inconsciente e que ainda não foram devidamente elaboradas. Você precisa se acolher e conviver de boas com as suas monstras e anjas.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho do refinamento e da paciência, principalmente no que se refere à recuperação da sua alegria de viver e motivação mais profunda. Se você está cansada, permita-se descansar. Aos poucos, você pode retomar sua vontade de se divertir, permitindo-se se sentir mais animada com as experiências da vida. Agora é um bom momento para buscar algum tipo de terapia ou reconexão espiritual, colocando para fora vários tensionamentos acumulados, renovando suas energias. É como no último evento cósmico no fim do mês de julho em que a lua foi eclipsada: ela foi diminuindo aos poucos até ficar totalmente escondida atrás do sol, mas aos poucos ela foi voltando, e quando ela voltou ela veio com tudo, mais brilhante do que nunca, renovadíssima.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a sacerdotisa + três de ouros; o julgamento + quatro de paus; o eremita + sete de espadas; a justiça + valete de copas; o imperador + dois de ouros; o diabo + quatro de ouros; a força + nove de paus; a temperança + quatro de copas.

Câncer

(Gustavo Balducci/ELLE)

Agosto começa e as cancerianes estão analisando algumas coisas e fazendo alguns planejamentos pós-eclipses de julho. Parece que rolou algum tipo de amadurecimento interno que serviu para ampliar os horizontes. Nada ainda está feito, mas o certo é que a autoconfiança aumentou e a intuição parece estar mais afiada. Quem sabe você encontrou seu ponto de certeza, seu eixo, e agora consegue analisar a realidade de forma mais realista e objetiva. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a se abrir para mudanças, especialmente aquelas que se relacionam a questões profissionais. Parece que algumas tretas vieram à tona justamente para você acessar seu eixo e conseguir ver as coisas de maneira mais nítida. O melhor a fazer é se abrir para todas essas mudanças e entender que as coisas vão mudar e melhorar de forma lenta porém mais concreta.

O maior desafio desse mês será lidar com a vontade de buscar o novo sem desvalorizar tudo o que você já conquistou. Para aproveitar as mudanças de um jeito mais maduro, o ideal é ponderar bem o que você quer desapegar o que merece ficar. E aqui está a chave da questão: o que deve ir e o que deve ficar? Por um lado, você não pode deixar de aproveitar oportunidades novas pelo medo da insegurança que a mudança traz ou pelo receio de perder o que você já conquistou – para o novo vir, é preciso abrir espaço. Por outro lado, você não pode simplesmente abandonar tudo o que conquistou na ânsia de mudar tudo, destruindo as reais chances de mudança. Conforme as coisas surgirem, preste atenção no seu apego ou desapego, e procure entender qual a maneira mais adequada e equilibrada para lidar com essas questões.

Para lidar com a pressão do período, a dica do meu tarô aconselha você a se fortalecer antes de colocar alguns planos em prática. Tem coisas que precisam ser mais elaboradas antes de serem expressados ao mundo. No planejamento que você está fazendo, é preciso considerar algumas necessidades e limites internos seus, trazendo questões ainda inconscientes que estão na sombra à luz. Você precisa ser muito honesta consigo mesma, e acolher todas as suas partes, integrando a sua personalidade mesmo aquelas partes que você tem por costume ignorar. Esse momento pós-eclipse proporciona uma cura criativa, e faz parte desse processo buscar essa harmonização interna.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, que logo mais fará oposição com seu signo, a dica do meu tarô aconselha você a planejar bem e organizar algumas despedidas. Parece que alguns sentimentos estão em transformação profunda, e a vontade de deixar algo para trás é grande. O melhor a fazer é agir com calma e saber que só você pode controlar a sua própria vida. Você é a rainha desse reino interno e só você tem o poder de decidir quando ficar e quando ir embora. É lindo cuidar dos outros, mas não conseguimos cuidar dos outros se ignoramos as nossas necessidades e não cuidamos de nós mesmas. Se amar é revolucionário, e assumir a responsabilidade pelos seus sentimentos é o primeiro passo para a emancipação emocional.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a desapegar de algumas ilusões e emoções infantilizadas que interferem no seu processo mental de análise da realidade. Não é hora de pular para conclusões precipitadas e agir de cabeça quente. Você precisa estar com os olhos bem abertos entendendo o porquê de certas reações desproporcionais terem certo espaço na sua vida. Agir de maneira sensata e racional depende do quanto você entende suas emoções e do seu equilíbrio interno. Então, o melhor a ser feito agora é amadurecer certos sentimentos e assumir responsabilidade total pelo o que você sente, desapegando de comportamentos e ideias infantis que emperram o seu crescimento. Essa tarefa não é exatamente fácil, por isso é uma boa buscar ajuda em terapias e análises contínuas que lhe proporcionem um entendimento mais profundo de si mesma.

Fique atenta para não reagir de maneira desproporcional e pular para conclusões precipitadas que se originam em projeções de assuntos íntimos mal resolvidos na figura de outras pessoas. Lembre que você não pode simplesmente supor coisas sobre a vida de outras pessoas. Você só pode ter certeza sobre o que você sente, você só pode controlar a sua própria vida. O resto está fora do seu controle. Em tempos de marte e mercúrio retrógrado não é recomendado agir no impulso. O melhor a fazer é usar esse período para reavaliar algumas questões e pensar bem antes de agir ou falar certas coisas.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da integração completa de quem você é, finalizando um ciclo e gestando uma nova maneira de viver a partir da mudança de paradigmas e padrões de pensamentos. Agora é hora de delicadamente ir resolvendo algumas pontas soltas e mal entendidos, se harmonizando internamente enquanto você se abre para novas ideias. Esse processo de quebra de paradigmas nem sempre é confortável, mas é extremamente necessário. O mundo está mudando, e nós nascemos em uma cultura que nos programou para aceitar certas coisas que não devem ser aceitas. É preciso fazer a complicada tarefa de se desprogramar para resolver todas as pontas soltas, e assim se desenvolver para uma próxima fase desse game chamado vida. Essa cura é coletiva, mas depende de cada pessoa fazendo seu trabalho ao se abrir para se curar também.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a justiça + rei de paus; a roda da fortuna + cavaleiro de ouros; o louco + quatro de ouros; a força + sete de espadas; o imperador + oito de copas; a morte + valete de copas; o carro + cavaleiro de espadas; o mundo + seis de espadas.

Leão

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que leonines estão com tudo com esse sol em leão: entrou fase nova, vida nova, mudar tudo intensamente, é isso brasil? É provável que vocês estejam cheias de energia e disposição, cheias de iniciativa e com a autoconfiança (e a autoestima) lá em cima. Um novo ciclo está começando para quem tem sol em leão, feliz aniversário rainhas! A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha vocês a aproveitarem esse momento para agradecer todas as coisas boas e lições aprendidas nesse último ano. Mas lembre-se que marte e mercúrio estão em movimento retrógrado, e que o último eclipse ainda vai trazer muitas mudanças. Por isso, agora é uma boa hora para planejar os próximos passos, mantendo a alegria tipicamente leonina aquecendo o coração e se abrindo para a expansão emocional que o momento traz. Não tenha pressa em virar o jogo ainda, as coisas vão acontecer lentamente mas de modo mais concreto.

O maior desafio do mês será se livrar de um certinho gostinho amargo deixado na boca nesse último ano tão intenso. Muitas coisas aconteceram e parece que a realidade se mostra sem pedir licença, às vezes dando na nossa cara, esmurrando nossas ilusões mais infantis. Você precisa mudar algumas ideias e alguns comportamentos que não fazem bem nem para você e nem para outras pessoas, iniciando uma nova fase de abertura e flexibilidade. Certas ideias e comportamentos repetitivos podem até incomodar outras pessoas, mas sem dúvida a maior prejudicada é a pessoa que reproduz tais comportamentos e ideias. Seja honesta consigo mesma, e encare esse momento como uma oportunidade de criar novos projetos e nutrir novos hábitos.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a se manter focada no seu caminho de aprendizado. Agora é hora de se abrir de fato para novas ideias e escutar ativamente o que as outras pessoas estão dizendo. Às vezes estamos tão absortas nno nosso próprio ponto de vista que perdemos a oportunidade de aprender por meio da escuta ativa. As ideias que você plantar agora podem dar bons frutos num futuro não muito distante. Então aproveite a energia de cura que o último eclipse trouxe, e se fortaleça na motivação de aprender sempre mais.

Para lidar com efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se fortalecer e aumentar sua vitalidade a partir de inspirações inebriantes do que a vida pode prometer. Amanhã será um novo dia, cheio de oportunidades. Acredite que você não está sozinha e que sempre pode pedir ajuda. Agora é um bom momento para buscar algum tipo de atividade que lhe aproxime da sua espiritualização – basicamente qualquer coisa que trabalhe com a sua criatividade e com a sua potência vital. Quem sabe a espiritualidade pode lhe ajudar a manter a sua motivação fortalecida. Atentas que quando falo em espiritualidade não estou falando exatamente de religiões, seitas ou cultos. Você não precisa (e nem deve) abrir mão da sua responsabilidade e da sua autonomia. Espiritualidade é muito maior do que qualquer dogma, e cada pessoa vai encontrar a sua própria maneira de se conectar com aquele algo transcendental.

Para lidar com efeitos de mercúrio retrógrado [em leão] oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a descansar um pouquinho a mente e esvaziar os pensamentos. Agora é hora de se limpar de pensamentos tóxicos e ideias fixas que já não fazem mais sentido. Chorar pode ajudar. Chorar ajuda muito! Colocar pra fora, deixar ir embora, lavar a alma, tudo isso pode lhe ajudar a passar por esse momento potencialmente muito transformador. Fuja das nóias e dos pensamentos obcecados. O melhor a fazer agora é entender que esse é um momento de transição, e que as coisas ainda vão mudar muito.

Fique atenta para ter a paciência que esse momento exige. Parece que você precisa refinar e elaborar algumas coisas relativas a maneira pela qual você equilibra algumas questões na sua vida. Marte retrógrado e o sol em leão podem ativar alguma certa impaciência ou pressa: não caia nessa. O melhor a fazer agora é se manter serena, focada em equilibrar suas responsabilidades com leveza. Aproveite esse período para exercitar sua flexibilidade e entenda que estamos vivendo tempos confusos de transição: muita coisa pode sair diferente do planejado…e está tudo bem! O passar do tempo vai nos mostrar que alguns imprevistos vieram para abrir nossos olhos e nos mostrar novas oportunidades. Por isso, nada de ficar rígida tentando controlar tudo. O mais favorável nesse momento é fluir com a maré.

Assim, o conselho geral do meu tarô aponta para o caminho da abertura de horizontes, aceitando as mudanças de bom grado, e se desvinculando da centralização estressante que a ilusão do controle do ego pode trazer. Algumas coisas estão acontecendo coletivamente, são maiores do que o nosso ego, e não nos pedem licença. Entender que só podemos controlar os nossos comportamentos e nada além disso é assumir a responsabilidade pelo o que sentimos sem cair na tentação de controlar o que está fora do nosso controle ou outras pessoas. Esse momento de mudanças pode ser muito bom, principalmente para assuntos profissionais e financeiros. Parece que estamos vivendo em tempos de preparação para uma nova fase ainda embrionária. Então fique atenta a essas mudanças e use esse período para plantar novas sementes.

Por fim, quero deixar aqui mais umas palavrinhas para quem tem sol no signo de leão e logo mais está de aniversário (ou já aniversariou!): feliz aniversário! Leão é o signo da generosidade, da poder de criação e da vitalidade. Falar em leão é falar de vida, de fogo. E a vida só acontece no movimento! Por isso o conselho do meu tarô para esse novo ciclo solar que se inicia agora e vai até o seu próximo aniversário aponta para o caminho da desconstrução de antigos apegos e paradigmas. Desapega do conforto desconfortável, garouta! Use esse próximo ano para romper com os limites que lhe aprisionam. Eu sei que com o passar do tempo acabamos por construir certas paredes que nos protegem e estruturas que consolidam a nossa segurança. Mas tudo na vida é passageiro, e chega um ponto em que as paredes que antes nos protegiam agora só nos limitam. O que era confortável antes agora passa a ser dolorido. Obviamente isso não significa romper com tudo na ansiedade pela mudança. Esse rompimento com certos padrões do passado pode ser feito com calma e sabedoria. Você não precisa destruir ou desvalorizar tudo o que você já conquistou ou construiu. Apenas algumas paredes precisam cair para dar espaço para o seu crescimento! Por isso, aproveite esse novo ciclo para amadurecer e cultivar a sua serenidade, rompendo com o que já não faz mais sentido de uma forma gentil e delicada. Novos horizontes esperam essas rainhas leoninas! Brilhem, anjas, brilhem mais!

Arcanos usados para compor esse horóscopo: o mago + cavaleiro de paus; a justiça + três de copas; o louco + cinco de espadas; o carro + valete de espadas; o diabo + sete de copas; a estrela + quatro de espadas; a temperança + dois de ouros; a roda da fortuna + dois de ouros; a torre + rainha de ouros.

Virgem

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que virginianes iniciam o mês fazendo alguns planejamentos e ponderando algumas ideias. É possível que algumas coisas tenham acontecido, e agora as ideias estejam oscilando, pendendo de um lado para o outro da balança. Pode ser também que você esteja sentindo a necessidade de uma mudança, passando por uma necessária reavaliação de padrões de ideias. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a se estudar e procurar internamente as respostas que você tem buscado. Se alguma questão está flutuando na sua cabeça, talvez a resposta não esteja exatamente no mundo lá fora, e sim dentro. O exercício de se conhecer não precisa ser pesado, muito pelo contrário: conforme você vai se analisando você vai descobrindo poder nas suas vulnerabilidades, e isso vai deixando tudo mais leve. Além disso, não precisa fritar a cabecinha, meu anjo. Não tenha pressa em solucionar algumas questões. Estamos com o planeta do pensamento e o planeta da ação transitando em movimento retrógrado, e isso significa que esse momento é de reavaliação, e não tanto de ação impulsiva.

O maior desafio do mês se relaciona com a fluidez de seus relacionamentos mais íntimos. Talvez a parte da virginiane controladora aflore em alguns momentos, e isso só dificulta as coisas. É um exercício desapegar da ilusão do controle e deixar nossos relacionamentos fluirem de forma mais leve, principalmente quando estamos inseguras ou com a autoconfiança abalada. Por isso, o melhor a fazer é trabalhar a autoestima e buscar uma renovação necessária no campo dos sentimentos. Lembre-se que vênus está transitando no seu signo, e prazer não deve ser algo difícil de ser encontrado agora. Então, relaxe, meu bem. Deixa as coisas acontecerem da forma mais espontânea possível.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a recuperar a sua força e a sua autoestima a partir de um pensamento apurado sem no entanto cair na autocrítica exagerada. Confie na sua inteligência, e verbalize alguns sentimentos que estão escondidinhos lá dentro. Agora é um bom momento para fazer terapias por meio da fala. Você está precisando colocar suas frustrações e inseguranças pra fora, e esse exercício pode ser melhor aproveitado se feito com uma pessoa treinada para lhe ouvir de forma atenta e acolhedora. Talvez falando alguns assuntos em voz alta você finalmente consiga perceber certos traços que você tem reprimido. Talvez falando em voz alta você consiga se ouvir e integrar suas partes mais infantilizadas e que se ocultam nas sombras. Esse mês está bom para iluminar todas essas questões.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se libertar de certas ideias que você absorveu e que no fim das contas são ilusões que só fazem limitar seu poder de ação. Parece que alguns nuncas ou sempres estão atrapalhando sua visão da realidade e confundindo o seu discernimento. Considerando que esse mês engloba um período importante de reavaliações, vai lhe fazer bem hackear todos os bugs do seu sistema e entender onde o seu pensamento segue esquemas pré-determinados que não são legitimamente seus. Essa revisão de pensamentos vai abrir a sua cabeça e lhe libertar de certas angústias que não são reais. Por isso, fique atenta aos sinais e vá aos poucos procurando se investigar para entender a extensão e a profundidade de certos pensamentos pré-programados.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a renovar a sua fé sobre si mesma, se despindo de ideias limitantes e situações tóxicas do passado. Você está precisando limpar sua visão e lavar a sua alma. A melhor água para renovar sua visão é aquele que vem das lágrimas. Chorar é humano, é um remédio, é a coisa mais delicada e refrescante que pode nos acontecer. A nossa cultura associa chorar à fraqueza, mas esse paradigma não poderia estar mais equivocado. É das lágrimas que as fortes recuperam as suas forças. Essa renovação pode se dar sobretudo em relação às trocas que você mantém com outras pessoas, seja com amigos, seja com colegas de trabalho, família ou mozi do coração. Quem sabe algumas questões relacionadas com a reciprocidade e com a capacidade de se abrir para ajudar outras pessoas esteja no cerne de eventual peso que pode estar travando sua sensibilidade. Investigue essas questões e se a vontade de chorar aparecer, coloque tudo para fora!

Fique atenta para algumas questões relativas a apegos e dependências que se alimentam da sua insegurança. É possível que você esteja se confrontando com questões de apego, e talvez seja por isso mesmo que você está se dedicando a reavaliar certas coisas e mudar alguns padrões mentais. O ideal é você recuperar o seu poder pessoal exercitando a sua autonomia. O apego acontece quando depositamos em algo externo uma segurança que deveria ser muito interna. Mas é preciso lembrar que nós não somos o nosso trabalho, nem os nossos relacionamentos e qualquer coisa que esteja fora do nosso controle. Nós somos apenas nós mesmas, e isso ninguém pode nos tirar. Por isso, fique atenta se existe mesmo alguma coisa que está lhe prendendo e analise essa questão até a sua origem. Fazendo isso, certas ideias pré-programadas serão mais facilmente reprogramadas.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da paciência e do amadurecimento. Agora não é hora de agir na pressa ou de forma precipitada. Tem certas coisas que só o tempo pode construir. As coisas simplesmente não mudam da noite para o dia: é preciso muito trabalho e a ação do tempo para desenvolver nosso autoconhecimento e nossa independência. Nesse mês marcado por mercúrio e marte retrógrados, o mais favorável a ser feito é exercitar a paciência enquanto você se dedica ao seu processo de cura. Parece que algumas feridas do passado ainda precisam de atenção. Se tratar com carinho é um ato revolucionário! Se amar profundamente sem se cobrar perfeição é respeitar nossa humanidade e exercitar nossa sensibilidade. Lembre que o relacionamento mais importante da sua vida é consigo mesma, e invista em se conhecer profundamente. Quando entendemos o que está acontecendo aqui dentro, o mundo lá fora fica mais nítido e mais leve para ser encarado.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a justiça + seis de espadas; a sacerdotisa + seis de paus; a imperatriz + dois de copas; a força + cavaleiro de espadas; o julgamento + oito de espadas; a estrela + seis de ouros; o diabo + rainha de ouros; o eremita + nove de paus.

Libra

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as librianes estão calmamente ponderando algumas questões que surgiram a partir de uma tomada maior de consciência de seu poder. Isso aí, rainhas da sensatez! O movimento de oscilar entre várias ideias e refinar os pensamentos antes de agir é uma habilidade especial de librianes equilibradas. Assumir a responsabilidade pela própria vida e agir de maneira mais emancipada é sinal de amadurecimento, e refinar a intuição e a autoconfiança é um processo necessário na nossa vida. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a finalizar algumas questões ainda pendentes e resolver alguns perrengues confiando no seu poder de se relacionar de forma justa com as outras pessoas. Se precisar, peça ajuda. E se puder, ajude. Enquanto houver reciprocidade real, as librianes estarão contentes e assim mais leves para finalizar mais um ciclo importante.

O maior desafio desse período é se organizar e planejar com cuidado os próximos passos para continuar desenvolvendo algo que você já vem se dedicando a algum tempo. É importante que você assuma a responsabilidade pelos resultados do seu trabalho. É aquele ditado: se você não fizer, quem vai fazer? A dificuldade reside em justamente esse ser um período suscetível a imprevistos e mudanças, o que pode dificultar um pouco a sua organização. Se conceda um desconto, e vá estruturando a sua vida da melhor forma que você conseguir. Fazendo a sua parte, a sua cabecinha vai estar serena e o coração contente.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a se manter focada nos seus objetivos, mantendo principalmente o controle das suas emoções e agindo confiando na sua intuição. As nossas emoções estão na base do nosso poder de autocontrole. Quando reconhecemos nossos sentimentos, conseguimos nos manter mais firmes no nosso próprio eixo. Se estamos desequilibradas emocionalmente, é muito mais fácil alguma circunstância externa interferir nas nossas decisões. Mas quando estamos de posse das nossas emoções, temos mais confiança para assumirmos uma postura mais ativa perante a vida.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se abrir para algumas mudanças, assumindo maiores responsabilidades a partir de algumas mudanças fundamentais de ideias que já se provaram equivocadas. Esse movimento retrógrado é perfeito para fazermos uma pausa estratégica e avaliarmos nossas estratégias de sobrevivência. Muitas coisas estão mudando e isso é bom porque agora é o momento ideal para mudar de ideia e reavaliar antigos padrões de comportamentos que não precisam se repetir. Aproveite esse mês para amadurecer certas questões e se preparar para um novo ciclo.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a fortalecer sua autoestima e amadurecer seu pensamento crítico. Esse é um bom momento para se analisar profundamente de maneira objetiva e com discernimento. Principalmente no que se refere àquelas partes suas que você reprime ou finge que não existem. Está na hora de se escanear, trazendo para a luz da consciência todas as suas questões. Por isso, esse momento está bom para investir em algum tipo de terapia. Quando nos conhecemos profundamente, atingimos uma maior harmonia interior e paramos de noiar com bobagens que não merecem a nossa atenção.

Fique atenta para a sua necessidade de buscar novos horizontes e no que a sua intuição lhe diz. É possível que você esteja procurando algo que seja mais significativo e verdadeiro por meio de experiências mais despretenciosas. Você busca algo mais real, mas ao mesmo tempo sabe que certas coisas a vida coloca no nosso caminho, sendo que a nossa única responsabilidade nesse caso é nos mantermos abertas para experenciar novos cenários sem preconceitos ou travas. Por isso mesmo é tão fundamental nos conhecermos, para podermos agir com mais fluidez e leveza no mundo!

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da liberação de certos sentimentos de inadequação ou carência. Está mais do que na hora de parar de se sentir uma coitadinha: você não é coitadinha, meu bem! Você é forte, você é poderosa e inteligente, e em breve vênus ingressa no seu signo fazendo você se sentir ainda mais bela! Está na hora de romper certas barreiras ilusórias que lhe fazem subestimar suas capacidades e habilidades. E se por um acaso você estiver perto de pessoas que não apoiam sua expansão, está na hora de procurar outras companhias! Quem ama de verdade torce pelas nossas conquistas e confia nas nossas decisões. Já que o relacionamento mais importante da nossa vida é com nós mesmas – e aproveitando esse período de autoconfiança – está na hora de romper com barreiras limitantes que só travam o seu crescimento. Voa, princesa!

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a temperança + rainha de paus; o mundo + seis de ouros; o imperador + cavaleiro de ouros; o carro + rainha de copas; a roda da fortuna + cinco de espadas; a força + rei de espadas; o louco + rei de paus; a torre + cinco de ouros.

Escorpião

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que o mês de agosto começa com a escorpianes resolvendo alguns assuntos mal acabados nos seus relacionamentos. Esse pode ser um momento de plenitude para você que está disposta a resolver suas questões afetivas de maneira madura e consciente. O momento é de finalização de um ciclo enquanto outro projeto vai sendo gestado. Um novo jeito de se relacionar, uma nova maneira de lidar com as suas emoções nos seus relacionamentos mais íntimos pode ser construída agora. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a renovar seus relacionamentos a partir das necessárias quebras de certas ilusões. Encare a vida como ela é, e entenda que nem sempre as nossas expectativas correspondem à realidade. Essa renovação é uma maneira de você se limpar de várias ilusões que só trazem mágoas e mal entendidos para os seus relacionamentos mais significativos.

O maior desafio do mês será ter paciência para refinar algumas questões que tocam na fragilidade do seu ego. Parece que questões de reconhecimento estão precisando ser equilibradas e amadurecidas. Não podemos depender de outras pessoas para sermos felizes. O reconhecimento que tanto buscamos nos outros na verdade está dentro, e não fora. Por vezes procuramos em outras pessoas o que não conseguimos nutrir de maneira independente em nós mesmas. E isso só traz mágoas e ressentimentos porque simplesmente as outras pessoas não podem nos dar o que nós mesmas nos recusamos a construir internamente. Agora é hora de assumir a responsabilidade pelo o que você sente, e assim refinar as suas expectativas.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a tratar seus assuntos com mais leveza, buscando renovar seus sentimentos em relação à vida. As coisas não precisam ser pesadas, mesmo para as escorpianes que amam o aprofundamento. O melhor a fazer é se manter aberta para experienciar a vida de maneira mais livre e despretenciosa, se deixando guiar pela fluidez da vida. Está na hora de exercitar a flexibilidade e se desprender da ilusão de controle que o ego traz.

Para lidar com efeitos de marte retrógrado nas suas emoções e no seu corpo [escorpião também é regido por marte! E escorpianes tendem a sentir mais diretamente os impactos desse período], a dica do meu tarô aconselha você a se libertar de certos padrões mentais que precisam mudar. Algumas coisas que antes passavam despercebidas agora estão se tornando mais evidentes. Júpiter transitando no seu signo amplia e expande seus pensamentos e sua visão da realidade. Agora é hora de estar atenta aos sinais e se abrir para receber insights poderosos quanto ao que acontece ao seu redor, e que antes você talvez ignorasse. Conhecer a realidade como ela é amplifica nosso poder de ação no mundo e nos prepara para enfrentarmos os perrengues da vida de maneira mais adulta e equilibrada.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a integrar certas contradições internas e trazer à luz algumas questões que podem travar a expansão das suas ideias e padrões mentais. É possível que você esteja reprimindo uma parte importante da sua personalidade, e agora é um bom momento para entender porque e como isso acontece. Aproveite esse período de reavaliação para entender as suas contradições mais profundas, procurando uma maneira de harmonizar o seu mundo interior.

Fique atenta para entender se existe ainda algum tipo de apego a situações já consolidadas. É possível que alguma parte sua ainda esteja presa a um certo conforto desconfortável. Você sabe que as coisas não precisam ser sempre do mesmo jeito, né? E que a graça da vida está justamente no movimento e na mudança. Às vezes por insegurança aceitamos permanecer em condições que só fazem nos estacionar. Mas agora não é hora de travar. O mais favorável a fazer é se estudar, entender os seus apegos e buscar uma renovação geral.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminha da renovação: use esse mês para buscar novidades e se abrir para novos jeitos e novos olhares sobre a vida. Principalmente no que se refere aos seus sentimentos, apegos e certas tristezas que causam instabilidade emocional, o ideal agora é buscar tudo que é vivo, novo, refrescante. Além disso, esse não é o melhor momento para dar uma de controladora, tá bem? Desapega dessa necessidade de controlar o que está fora do seu alcance e se deixe levar pela fluidez das novidades que estão chegando. Isso vai refrescar seus relacionamentos, seus planos, suas ideias e a relação que você mantém consigo mesma! Entenda que esse pode ser um monento potencialmente muito criativo e muito propício para plantar algumas sementes que vão florescer num futuro não muito distante.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: o mundo + dois de copas + a estrela + três de espadas; a temperança + seis de paus; o louco + ás de copas; o julgamento + seis de espadas; a força + dois de espadas; o pendurado + rei de ouros; a imperatriz + rainha de copas.

Sagitário

(Gustavo Balducci/ELLE)

O mês de agosto começa no clima de reavaliação para as sagitarianes, seguindo o astral desse mês marcado por vários planetas retrógrados. Parece que você está colocando na balança e pesando o que deve ficar e o que merece ser deixado para trás. O que é mais adequado para a sua vida e as suas necessidades? Até onde vão os seus limites? Parece que algumas ideias se mostraram equivocadas, e agora você está nesse momento de analisar o que exatamente deu errado e o que foi feito da melhor maneira possível. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a assumir maiores responsabilidades e se a preparar para um salto no que se refere ao reconhecimento que é dado ao seu trabalho. O mundo está girando, e a melhor maneira é se manter determinada nos seus objetivos e no seu próprio eixo, sem se deixar distrair por certas oscilações que estão além do seu controle.

O maior desafio desse mês é se manter focada na sua missão. Tem algo que você está se dedicando e que precisa de mais dedicação ainda. Não deixe que interferências externas lhe tire do seu eixo. Como o planeta da ação e o planeta do pensamento estão retrógrados, esse período está mais suscetível a imprevistos, atrasos e mudanças de planos. Por isso, é importante você se manter firme no seu propósito, mantendo a concentração calma e serena. Ao mesmo tempo, cuidado para não se atropelar nesse processo e nem atropelar outras pessoas em função da sua pressa. Talvez esse momento exija que a velocidade seja reduzida, mas isso nem de longe significa parar ou estacionar.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a se manter energizada e motivada para dar conta de todos os perrengues. Estamos vivas, e isso é um presente! Esse também é um momento favorável para você analisar com discernimento e consciência alguns aspectos mais sombrios da sua personalidade. Você precisa se conhecer por inteira para entender suas fragilidades e suas potências. Fique esperta, e se observe. Você vai precisar exercitar toda a sua perspicácia e agilidade mental para analisar certas situações que precisam ser encaradas com um pensamento coerente, maduro e bem elaborado.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a dedicar tempo para se curar. Entenda que você (e todos nós) estamos passando por um momento de cura coletiva. Parece que você está buscando algo que seja seu, verdadeiramente seu, e muito significativo. No entanto, algumas etapas no seu processo de descobrimento ainda precisam ser desenvolvidas. Nesse momento em particular, você precisa ter paciência e entender que você precisa antes curar alguns ferimentos de guerra para só depois seguir em velocidade total rumo aos seus objetivos (que ainda estão para ser inteiramente revelados). Esse processo de cura vai lhe mostrar coisas importantes a respeito de si mesma, e isso é necessário. Então paciência, meu anjo, paciência. Peça ajuda, escute atentamente a experiência de pessoas que já passaram por situações parecidas com a sua vida agora, e se puder encontre alguma forma emancipatória de buscar orientação, seja ela espiritual, emocional ou material de questões do dia a dia.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, aproveite esse momento mais confuso de transição para olhar para certas questões a partir de outros pontos de vista. Você precisar rever alguns sentimentos de carência e entender sob outros ângulos de onde vem a sensação de abandono e de não pertencimento. Sabe aquele sentimento de estar sempre por fora de algo muito interessante? Aquela ansiedade de perder algo que todo mundo já encontrou e está aproveitando? Agora é um bom momento para entender o que é verdadeiro e o que vem de uma questão emocional mal solucionada (quem sabe até de coisas lá da sua infância ou da sua família?). Mercúrio retrógrado sempre nos deixa mais emotivas, e são esses os momentos mais adequados para reavaliarmos certos padrões ou ideias encravadas lá no fundo da mente e da memória. Todas nós temos as nossas riquezas, mas parece que em certos momentos nós apenas não conseguimos acessá-las. Agora é um bom momento para buscar uma cura criativa de antigas questões que afetam os seus pensamentos.

Fique atenta na sua vontade ou desejo de desapegar de algo que está apenas no começo. Quem sabe existe uma vontade de desistir ou de acreditar que algo não deu certo simplesmente porque ainda não transcorreu o tempo necessário para que a coisa toda de fato comece a fluir. Ou quem sabe você está precisando desapegar de certos comportamentos para abrir espaço na sua vida para um algo novo que está em período ainda embrionário. Só você pode dizer como esse símbolos se aplicam na sua vida. O mais importante é se observar e tentar entender se existe uma vontade de desapegar, qual a origem dela e o que exatamente está pesando.

Por fim o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho do planejamento racional e da estruturação de certas questões. Parece que você está precisando de uma estratégia para fazer andar alguns assuntos, e esse período está favorável para repensar certas maneiras de se organizar na vida. Esse planejamento precisa ser feito de forma madura a partir de uma ampliação de seus horizontes. Quem sabe é hora de ser mais ambiciosa? Em novembro, júpiter ingressa no seu signo e isso significa expansão e desenvolvimento benéficos. Encare esse momento como uma preparação consciente para algo que está para surgir. Busque sabedoria e confie na sua intuição de fogo, ela é a sua maior aliada. Além disso, olhe para cima, levante a cabeça e desenvolva mais e mais sua autoconfiança. Você é capaz de fazer acontecer o que se propôr, você consegue dar conta! Faça seus planejamentos acreditando em si mesma, e as chances de tudo fluir aumentam.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a justiça + cinco de espadas; a roda da fortuna + seis de paus; o carro + cavaleiro de ouros; o diabo + rei de espadas; o papa + nove de paus; o pendurado + cinco de ouros; a morte + valete de ouros; o imperador + rei de paus.

Capricórnio

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que o mês de agosto começa no astral das curas criativas que o mês passado trouxe para as capricornianes. Muita coisa está sendo renovada, parece que a vida está se movimentando, ainda que lentamente ou sutilmente. Algumas feridas ainda precisam de atenção e cuidado, e se você estiver leve e com paciência, é sinal que as coisas estão fluindo da forma mais favorável. A dica do meu tarô para a primeira semana de agosto aconselha você a romper com tudo o que limita e colocar para fora algo que potencialmente é muito rico. Alguma nova oportunidade está sendo gestada dentro de você, e tudo o que você precisa fazer é derrubar os muros que bloqueiam a sua criatividade para acessar esse algo muito precioso. A vida pode estar um pouco confusa agora, mas isso faz parte de um processo de profunda reconstrução da sua identidade e de reconexão com o aspecto mais criativo da sua vida.

O maior desafio desse período é desapegar de um certo conforto desconfortável. Eu sei que capricornianes são criaturas de terra que prezam muito pela segurança e a estabilidade. No entanto, estamos em um momento de profundas transformações coletivas e individuais que afeta cada pessoa das mais diversas formas. Agora é a hora mais favorável para desapegar de certos comodismos que acabam por prendê-la em velhos paradigmas. O sentido da vida é para frente, e desapegar do que já não faz mais sentido é questão de sobrevivência. Para o novo surgir, é preciso abrir espaço.

Para lidar com a pressão desse período, a dica do meu tarô aconselha você a manter a cabeça fria e ser muito honesta com as outras pessoas e principalmente consigo mesma. Agora é hora de analisar tudo o que você construiu até agora e fazer um plano de ação maduro e sensato para os seus próximos passos. Bem caprica como a cabra que vê a montanha e de forma estratégica vai escalando nas alturas passo por passo. Ainda não chegou o momento de agir bem louca no impulso. O melhor a fazer é reavaliar e ponderar o que você considera mais adequado para a sua vida, colocando na balança suas necessidades, seus desejos e suas capacidades. Faça esse planejamento com os pés na realidade e sem cair em ilusões, o negócio agora é ser racional e bem objetiva.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se abrir para as mudanças e entender que tudo na vida é passageiro. O universo não é perfeito, ele está em constante mutação, assim como nós aqui na terra. Deixe o mundo girar e levar embora as suas dores. Entenda o que já passou, agradeça pelas lições e deixe ir o que precisa mudar. Tudo bem sentir tristeza nesses momentos de despedida. A tristeza é um sentimento humano, e faz parte da condição de ser pessoa. Mas não deixe que essa tristeza nuble sua visão a ponto de você esquecer de olhar para tudo o que sobrou de bom.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a dar uma pausa estratégica para entender as próximas direções enquanto exercita sua leveza em experienciar a vida. Aproveite esse momento de reformulação das ideias para diminuir o ritmo e se abrir para situações novas. Conhecer pessoas novas, testar novas habilidades e abrir o campo de visão para ideias diferentes das suas pode ser uma boa. Este não é o melhor momento para tentar controlar o que está fora do seu alcance. O melhor que você pode fazer para aproveitar essa fase é se deixar guia pelo fluxo da vida e confiar que situações novas estão chegando.

Fique atenta para esse momento de maior hesitação no qual escolhas precisam ser feitas: parece que esse mês vai exigir que você pense e assuma as suas ações de maneira mais individualizada e autêntica. O que você faz que é legitimamente seu e o que você faz para agradar os outros? Qualquer coisa que fuja da sua real intenção/vontade apenas lhe distrai do seu caminho. Se observe e procure entender onde e como você gasta as suas energias e como a interferência de outras pessoas influencia nas suas decisões mais pessoais.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da renovação e da limpeza: aproveite essa fase para se limpar de antigos preconceitos e ideias pré programadas, coloque para fora tudo o que é tóxico e não lhe faz bem. Assim, você vai conseguir renovar sua fé na vida e sua fé em si mesma. Confie nesse momento potencialmente muito transformador pelo qual você está passando. 2018 veio para intensificar essas mudanças, principalmente para as pessoas de capricórnio. Esse mês está bom para fazer limpezas no corpo, na casa e na alma. Chorar ajuda muito, é uma das maneiras mais efetivas de limpar os pensamentos e se aliviar das angústias. Esse mês também está favorável para você renovar seus relacionamentos e suas convicções, buscando uma reconexão com o mundo espiritual de forma emancipada e aberta. Confia, bebê. Confia que você está no seu caminho.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a imperatriz + nove de paus; a torre + ás de ouros; a morte + rei de ouros; o julgamento + rainha de ouros; a roda da fortuna + cinco de copas; o louco + dois de paus; os namorados + oito de paus.

Aquário

(Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que agosto começa em clima de renovação da autoestima para as aquarianes. Pelo jeito, você está se desprendendo de certos comportamentos opressivos, e ao fazer uma limpeza está encontrando o seu brilho pessoal de maneira mais madura e autoconfiante. A intuição está forte, e este parece ser um momento muito bom de reconciliação com você mesma. A dica do meu tarô para a primeira semana de agostoaconselha você a aproveitar esse momento de autoconfiança para tomar mais iniciativa sobre alguns projetos importantes com delicadeza. No processo, consolide a ideia de que você ainda é apenas uma aprendiz, e assim organize alguns projetos de maneira realista e bem planejada.

O maior desafio desse mês é finalizar uma série de questões mal resolvidas de maneira rápida e com o pensamento bem articulado. Algumas pontas soltas precisam ser seladas para você finalizar um ciclo com coerência, se sentindo plena. Aquário é um signo de ar regido por urano, planeta que ingressou em touro nesse ano e logo mais fica retrógrado, voltando ao signo de áries. Parece que esse é um momento de tentativa de fechamento que trará algumas consequências que precisarão ser melhor elaboradas mais tarde. Faz parte do seu processo ir aos poucos finalizando um ciclo para simultaneamente já ir gestando uma nova fase. Por isso, o melhor a fazer é já ir articulando esses pensamentos e aproveitando o processo todo como aprendizado para a vida.

Para lidar com a pressão dessa fase, a dica do meu tarô aconselha você a manter a cabeça fria e planejar cuidadosamente os seus próximos passos. Algumas coisas precisam ser estruturadas, e você vai precisar de espírito crítico e pensamento afiado para lidar com tudo isso de uma maneira mais madura. O importante é você não se manter tão rígida sem, no entanto, ficar voando meio perdida. Estruturação é fundamental para algumas coisas saírem do papel. E mesmo que esse período seja mesmo de mais reavaliação e não tanto de ação, já adianta o seu processo você se organizar no seu dia a dia e nas suas ideias.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a romper com certas limitações a partir desse novo estado de maior autoconfiança que você se encontra. Você é maravilhosa demais para aceitar certas coisas, não é mesmo? Agora é hora de romper com aquelas situações que limitam seu crescimento e subestimam o seu poder de ação. Obviamente, você não precisa encarar esse processo de ruptura com violência ou agressividade. É possível você se manter firme, acreditando nas suas capacidades de uma forma gentil e mais delicada, sabendo que esse é um momento sensível de muitas indas e vindas.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a revisar seu passado e entender onde exatamente reside o seu apego e o que você teme perder. Aguma questão de segurança pessoal pode estar em jogo, então é necessário aproveitar esse momento de retrogradação do planeta do pensamento para encarar seus medos e suas sombras e entender o que pode estar travando o seu desenvolvimento. Nós só temos medo daquilo que não conhecemos, por isso é tão libertador procurar se conhecer profundamente, iluminando nossas fragilidades e necessidades.

Fique atenta para alguns padrões de ideias pré programados e mais automatizados. Parece que algumas coisas foram internalizadas como naturais, e isso limita seu poder de criatividade e bloqueia seu crescimento pessoal. Nada é natural, tudo é criação! Esse momento é oportuno para você renovar certas ideias de maneira mais autêntica com o que você realmente acredita. É possível que você não consiga vislumbrar saídas possíveis para determinados problemas, e aí está o pensamento automático bloqueando sua inteligência! Por isso, fique atenta para o que está entravando o desenvolvimento de novas ideias. Só observe, sem pressão, apenas para se conhecer e resgatar seu poder ainda mais!

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da real conscientização de todas as suas possibilidades, refinando suas escolhas de forma paciente e entendendo que esse é um momento de cura. Não tenha pressa para tomar uma decisão impulsiva ou de forma precipitada. Tome seu tempo e se conceda o direito de tratar dos seus ferimentos de guerra. Aos poucos, conforme você for desenrolando seus pensamentos, abra os olhos e entenda os vários caminhos que você pode tomar. A escolha só vai depender de você, você é agente criadora e responsável por sua própria vida. Não se deixe influenciar por ideias externas que lhe tiram do seu eixo. Escute o seu coração, confie em si mesma, e vá aos poucos se dedicando ao seu delicado processo de cura rumo a uma vida mais emancipada.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a estrela + rei de paus; o mago + rei de ouros; o mundo + cavaleiro de espadas; o imperador + rainha de espadas; a torre + rainha de paus; a lua + quatro de ouros; a imperatriz + oito de espadas; os namorados + nove de paus.

Peixes

(Gustavo Balducci/ELLE)

O ponto de partida para agosto é mais introspectivo: parece que piscianes estão investindo no seu autoconhecimento e tentando analisar uma finalização [positiva?] de um fim de ciclo. Parece que alguns planos foram bem sucedidos e agora você está aí recolhida no seu cantinho tentando entender como você se sente depois de algumas mudanças. É como se todos os olhos estivessem voltados para dentro, depois de um certo período intenso de muitas indas e vindas. A dica do meu tarô para a primeira semana de agostoaconselha você a amadurecer algumas ilusões e alguns sentimentos juvenis. Você está precisando estruturar alguns sentimentos e entender como algumas expectativas se aplicam na realidade. Isso faz parte do seu processo de autoconhecimento, então continue fazendo o que você já está desenvolvendo.

O maior desafio do mês é olhar para tudo o que já foi feito com otimismo e alegria. É possível que o caminho até aqui não tenha sido exatamente fácil, mas isso não significa que você não aprendeu (e muito!) nesse processo. Uma certa ansiedade pode bater, mas o melhor a fazer é desenvolver a flexibilidade e treinar o olhar para ver o lado bom da vida. Obviamente pensamento positivo não resolve tudo sozinho, mas certamente uma visão mais otimista ajuda você a entender a inteireza de um processo muito complexo que é essa vida, se fortalecendo enquanto traz luz para questões mais sombrias.

Para lidar com a pressão do período, a dica do meu tarô aconselha você a resolver alguns mal entendidos e colar todas as pontas soltas para finalizar um ciclo com coerência, se sentindo plena. Agora não é hora de agir bem louca. O melhor a fazer é ter paciência e reconhecer que esse período pode ser melhor aproveitado se encarado como pausa estratégica de finalização de algo enquanto outra fase se inicia. Este também é um bom momento para integrar a sua visão e os seus planos, harmonizando algumas contradições internas e se preparando para uma nova fase mais equilibrada e coerente.

Para lidar com os efeitos de marte retrógrado, a dica do meu tarô aconselha você a se voltar para o passado e encarar os seus medos. Parece que alguma carência tem papel relevante no presente, e a maneira mais completa de entender a questão toda é analisar tudo o que já aconteceu e mergulhar nas suas emoções. É possível que você esteja com um certo receio de perder algo, mas o mais provável é que você esteja se fixando demasiadamente no que foi perdido, e não no que de bom sobrou e foi absorvido.

Para lidar com os efeitos de mercúrio retrógrado oscilando na sua cabeça, a dica do meu tarô aconselha você a não agir de maneira impulsiva. O melhor a fazer é descansar os pensamentos, esvaziar a cabeça, e começar a ver certas situações de frustração e decepção sob outros pontos de vista. Nem sempre a realidade bate com a nossa expectativa, e isso é doloroso, eu sei. Mas crescer é justamente viver esse processo de se confrontar com a realidade, aceitá-la e buscar meios mais criativos para viver sem perder a ternura e o amor pela vida. Às vezes a melhor coisa que pode nos acontecer é uma decepção. Os ensinamentos que aquele tapa na cara que a realidade nos dá são preciosos, e instaura o início do nosso caminho para sermos mais nós mesmas, acessando nosso poder mais autêntico ao mesmo tempo em que aprendemos a nos movermos nessa realidade dura e mais densa. Por isso, o momento exige maior receptividade e nem tanto ação forçada. Não é hora de fazer acontecer e nem de evitar acontecimentos: é hora de se observar por diversos ângulos e deixar o fluxo contínuo da vida seguir seu caminho.

Fique atenta para a finalização desse ciclo e procure ampliar suas possibilidades para resolver certas questões que estão lhe dando dor de cabeça. O cansaço pode tomar conta, e é nesse momento que nos sentimos sem saída. Agora é hora de reavaliar esses pensamentos automáticos e analisar os problemas de forma mais autêntica e criativa. Sendo assim, é favorável se permitir descansar e entender que você não precisa tomar uma decisão precipitada agora. Agora é hora de renovar as energias para estar pronta para tomar escolhas mais conscientes e emancipatórias num momento mais oportuno.

Por fim, o conselho geral do meu tarô para o mês de agosto aponta para o caminho da paciência e do refinamento a partir desse processo de cura que você está passando. Não tenha pressa em resolver certas questões, e não perturbe a cabecinha à toa. Deixe estar, respeite o seu tempo e o tempo das outras pessoas. Se dedique ao seu processo de autoconhecimento e de cura, e saiba que as soluções vão aparecer conforme você se entender de forma mais integrada. Tem algo muito sutil sendo refinado e elaborado, e você precisa respeitar essa alquimia que está sendo feita no seu corpo, nos seus pensamentos e na suas emoções. As coisas não estão estacionadas, elas apenas estão operando com uma maior delicadeza.

Arcanos usados para compor esse horóscopo: a sacerdotisa + dez de ouros; o imperador + valete de copas; o sol + sete de ouros; o mundo + dois de paus; a lua + cinco de copas; o pendurado + três de espadas; os namorados + dez de paus; a temperança + nove de paus.

Como ler o horóscopo:

Os horóscopos mensais têm por base o mesmo método que uso para fazer meus horóscopos semanais. Eles são resultado da interpretação conjunta de alguns aspectos astrológicos que eu considero mais relevantes e da interpretação de cartas de tarô da leitura que faço todas as semanas e todos os meses para cada signo e por temáticas. Todas estas cartas não fazem previsões exatas do futuro, eu sempre as leio como conselhos de como podemos favorecer o fluxo cósmico. Nadar contra a corrente só dificulta, e nós estamos vivas para nos sentirmos bem, para desbloquear, para nos desenvolvermos.

Você pode perceber que sempre que possível uso linguagem neutra ou flexiono para o feminino. Isso não significa que esses horóscopos não são destinados para homens. Esses horóscopos foram feitos pensando em pessoas, ponto. Quando o português me impossibilita de usar linguagem neutra, eu uso o feminino porque o masculino já impera no mundo inteiro, e aqui está a minha pequena contribuição para sabotar esse esquema já tão antigo.

Qual é o seu signo?

Nós não somos apenas nosso sol ou nosso ascendente. Nós somos um conjunto de possibilidades. Por muito tempo, foi consolidado que o sol representa nosso signo, uma vez que o sol representa a ação e a vitalidade. E na cultura patriarcal, o Sol representa o pai e a Lua representa a mãe (e dessa cultura a gente carrega os binarismos que nos impedem de reconhecer a capacidade da lua “feminina” nos homens e a capacidade de ação do sol “masculino” nas mulheres, deixando tudo o que é fluido e andrógino num lugar de não-existência).

A linguagem limita nossa capacidade de falar sobre um assunto sem cair em essencialismos binários. A dualidade existe, a binariedade foi inventada. Certamente o Sol seria escolhido como principal referência e como signo referencial, restando para a lua (o cuidado, os afetos, as emoções) um lugar secundário. Em certa medida, nós somos sim o nosso sol, é do sol que tiramos nossa força e potência. Mas nós também somos a nossa lua, e é da lua que nós tiramos nossa conexão emocional. É a nossa lua que gera o nosso sol, nos comportamos de acordo com a nossa lua em direção ao sol. Portanto, eu sugiro que você leia seu sol, seu ascendente e sua lua.

Isso não significa que os outros planetas não têm importância, mas em termos gerais o sol + ascendente + lua são o trio poderoso que rege nossa personalidade básica. Lembre-se que a astrologia estuda os ciclos, estuda o céu sob o ponto de vista de quem está na Terra. Estamos falando sobre intuição e sobre fé. Quando eu falo em regência estou me referindo a influência básica que sempre é recíproca, num vai e vem que sobe e desce, sem hierarquias, numa ação conjunta.

Sol: nossa vitalidade/para onde nos movemos. Lua: nossas emoções/quem somos e de onde viemos. Ascendente: a maneira como nos relacionamos com o mundo exterior.