As previsões astrológicas para cada signo em abril

O fim do mês promete momentos de intensidade e de profundo autoconhecimento.

Como ler o horóscopo:

Os horóscopos mensais têm por base o mesmo método que uso para fazer meus horóscopos semanais. Eles são resultado da interpretação conjunta de alguns aspectos astrológicos que eu considero mais relevantes e da interpretação de cartas de tarô da leitura que faço todas as semanas e todos os meses para cada signo e por temáticas. Todas estas cartas não fazem previsões exatas do futuro, eu sempre as leio como conselhos de como podemos favorecer o fluxo cósmico. Nadar contra a corrente só dificulta, e nós estamos vivas para nos sentirmos bem, para desbloquear, para nos desenvolvermos.

Você pode perceber que sempre que possível uso linguagem neutra ou flexiono para o feminino. Isso não significa que esses horóscopos não são destinados para homens. Esses horóscopos foram feitos pensando em pessoas, ponto. Quando o português me impossibilita de usar linguagem neutra, eu uso o feminino porque o masculino já impera no mundo inteiro, e aqui está a minha pequena contribuição para sabotar esse esquema já tão antigo.

Veja também

Qual é o seu signo?

Nós não somos apenas nosso sol ou nosso ascendente. Nós somos um conjunto de possibilidades. Por muito tempo, foi consolidado que o sol representa nosso signo, uma vez que o sol representa a ação e a vitalidade. E na cultura patriarcal, o Sol representa o pai e a Lua representa a mãe (e dessa cultura a gente carrega os binarismos que nos impedem de reconhecer a capacidade da lua “feminina” nos homens e a capacidade de ação do sol “masculino” nas mulheres, deixando tudo o que é fluido e andrógino num lugar de não-existência).

A linguagem limita nossa capacidade de falar sobre um assunto sem cair em essencialismos binários. A dualidade existe, a binariedade foi inventada. Certamente o Sol seria escolhido como principal referência e como signo referencial, restando para a lua (o cuidado, os afetos, as emoções) um lugar secundário. Em certa medida, nós somos sim o nosso sol, é do sol que tiramos nossa força e potência. Mas nós também somos a nossa lua, e é da lua que nós tiramos nossa conexão emocional. É a nossa lua que gera o nosso sol, nos comportamos de acordo com a nossa lua em direção ao sol. Portanto, eu sugiro que você leia seu sol, seu ascendente e sua lua.

Isso não significa que os outros planetas não têm importância, mas em termos gerais o sol + ascendente + lua são o trio poderoso que rege nossa personalidade básica. Lembre-se que a astrologia estuda os ciclos, estuda o céu sob o ponto de vista de quem está na terra. Estamos falando sobre intuição e sobre fé. Quando eu falo em regência estou me referindo a influência básica que sempre é recíproca, num vai e vem que sobe e desce, sem hierarquias, numa ação conjunta.

Sol: nossa vitalidade/para onde nos movemos. Lua: nossas emoções/quem somos e de onde viemos. Ascendente: a maneira como nos relacionamos com o mundo exterior.

Horóscopo de abril

O mês de março foi um período desafiador para quem sofre de ansiedade, mas fechou com chave de ouro para quem soube esperar: ainda na lunação de Peixes, a lua cheia em libra trouxe equilíbrio e reconciliação, e a Vênus que ingressou em touro no dia 31 de março só deixou tudo mais romântico ainda. Parece que o período mais tenso de Áries passou. Marte continua em Capricórnio, o que nos ajuda a pensar com mais estratégia. O tão falado Mercúrio retrógrado chegou em boa hora — até dia 15 de abril é melhor ter um pouco mais de paciência e pensar bem antes de tomar qualquer atitude precipitada. No dia 8, a lua minguante em Capricórnio favorece um momento de introspecção para repensarmos as nossas prioridades. Nesse período, vamos estar mais sérias — e cumprir as nossas responsabilidades, sem deixar nenhum rabinho para trás, será fonte de equilíbrio emocional. A partir do dia 15, tudo começa a andar. Passamos por um breve período de descanso e de reconciliação, redefinimos nossas metas, nos organizamos para esperar o momento certo de agir: quando a lua nova em Áries inicia mais uma lunação, coincidindo com Mercúrio retomando seu movimento direto. Portanto, se possível, espere até a metade do mês para iniciar projetos novos, concretizar mudanças mais definitivas ou se comprometer a algo de longo prazo.

Resumindo: o mês inicia com um clima bom, com uma lua cheia em Libra e uma Vênus em Touro — bom para os relacionamentos. No dia 8, a lua entra na sua fase minguante transitando no signo de Capricórnio. Nesse momento, a lua faz conjunção com Marte e Saturno, todos em Capricórnio, e o ideal é aproveitar essa semana para deixar todas as nossas obrigações em dia e planejar com cuidado nossos próximos passos. Na metade do mês, dia 15.4, a lunação de Áries se inicia, e Mercúrio volta para o seu movimento direto junto com a lua nova: bom para começar os projetos novos e seguir em frente. Tudo isso leva ao próximo momento em que a lua entra na fase crescente, no signo de Leão, e a Vênus ingressa no signo de Gêmeos: ótima semana para desenvolver nosso trabalho com criatividade, para se divertir com as amigas e conhecer pessoas novas. Ótima semana também para passar mais tempo com os filhos, fazendo uma viagem curta ou dando passeios que fogem da rotina. Lá para o fim do mês, a lua cheia em Escorpião promete momentos de intensidade e de profundo autoconhecimento.

E agora o horóscopo deste mês para cada signo:

Arianes

site_aries

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Arianes começam o mês de abril tendo que lidar com algumas frustrações. É provável que você se sinta carente de uma organização mais eficiente ou de um sentido de direção mais definido. A lua cheia em Libra do dia 31 de março pode ter marcado uma grande culminação desse momento de indecisões (fazendo oposição com o seu sol). Você precisa ponderar mais e manter a paciência. Às vezes, na ânsia de se ver livre e resolver as coisas de forma mais rápida, atropelamos as reais chances de mudança. Por isso, paciência é fundamental. Parece que tudo ainda está meio solto, difuso, com muita coisa pendente no ar e pouca coisa de fato resolvida, e isso pode ser especialmente estressante para pessoas com o signo de Áries forte no mapa. Aproveite as duas primeiras semanas de abril para se reorganizar. Mercúrio continua retrógrado até o dia 15, e, no dia 8, a lua entra no quarto minguante transitando no signo de Capricórnio, estabelecendo que as próximas duas semanas continuam nessa vibe de planejamento e reorganização das prioridades.

O maior obstáculo desse início de mês parece manter as esperanças diante de novos adiamentos. As soluções vão demorar mais um pouco até mostrar as caras. Mais um vez a paciência precisa ser exercitada. Mas é assim mesmo, meu anjo. Você precisa de uma estrutura sólida, e essa estrutura não se forma do dia para noite como num passe de mágica. É preciso muito trabalho, pensamento crítico e atenção aos detalhes. Aproveite essa primeira semana marcada pela lua cheia em Libra para firmar bons acordos e reconciliações. Agora é hora de usar a criatividade, e para acessar seu poder de criação você precisa se manter presente, se permitindo viver no mesmo ritmo do seu ambiente, sem forçar ou atropelar nada. Fique tranquila e aproveite esse momento porque ele pode render bons frutos de longo prazo. Não se abale se as coisas andam mais lentas do que o esperado. Tem que manter o fogo das bicha ariana aceso, forte, latente. Esses períodos de Mercúrio retrógrado são ótimos para acessarmos nossa criatividade. Primeiro vêm as boas ideias, depois a organização e a concretização.

Nas questões de trabalho, o maior desafio é lidar com a impaciência. Tudo parece estar meio parado ou difícil de se desenvolver. Podem haver pausas, ou adiamentos, ou até mesmo uma incapacidade de realização. Quem sabe você precisa se concentrar no trabalho, mas as circunstâncias não ajudam, sua família não colabora, enfim, tudo está meio lento demais. Não tem jeito, as primeiras duas semanas desse mês vão correr no seu próprio ritmo, e o melhor que você pode fazer, meu bem, é se deixar guiar pelo fluxo de seu ambiente, aproveitando essas interrupções para olhar o que acontece ao redor, experimentando novas ideias, sem muita pretensão, apenas se deixando levar. Você pode aproveitar esse período de retrogradação de Mercúrio com criatividade, se reconciliando com o seu ambiente e redefinindo algumas prioridades.

Nas questões do coração, vá com calma. É comum nesses períodos de Mercúrio retrógrado algumas rupturas temporárias rolarem. Se você está precisando se livrar de um embuste, só vai amiga. O céu sempre favorece vazarmos de relacionamentos tóxicos. Mas é possível também que a impaciência geral da vida seja projetada na figura única de uma pessoa próxima, e não é raro essa projeção cair nos nossos relacionamentos. Tudo está mais lento do que o previsto, e parece que há vários pequenos perrengues para serem resolvidos antes das coisas finalmente seguirem o rumo planejado. Pense bem antes de colocar toda a culpa em cima de outra pessoa. É possível que a frustração esteja dentro, e não fora. A lua cheia em Libra ilumina a primeira semana desse mês e favorece reconciliações e acordos de amor. Lembre que relacionamento é reciprocidade, é conversa e é prazer, mas também é trabalho e amadurecimento. Converse com o mozi, seja sincera (como uma boa ariana que você é) e mantenha-se aberta para realmente entender o lado do outro. Talvez a melhor coisa que você pode fazer para começar bem esse novo ciclo é tirar um tempinho para se divertir, para fazer uma jantinha romântika, para viajar juntinho ou fazer algo fora da rotina. As coisas estão bem, mas se você ficar caraminholando pode entrar em conflitos desnecessários, por isso que o melhor caminho é transar mais e brigar menos.

Nas questões de família e vida doméstica, existem possibilidades de mudanças e imprevistos. Algumas pessoas podem sentir mudanças que vão melhorar tudo, outras podem passar por alguns perrengues e vão precisar manter a perseverança. Estamos passando por um momento de reconstrução, que atinge todos os setores da vida: trabalho, amor e família. E ainda bem que existem esses momentos de oportunidade para reorientar a nossa rota, e de tempos em tempos eles aparecem porque as coisas precisam se movimentar. Nós não somos sempre as mesmas, e o mundo não permanece sempre igual. É vivendo que vamos entendendo o que merece ser preservado e o que precisa ser transformado. E só você vai saber dizer se é chegada a hora de uma mudança ou se vale a pena lutar para manter o que duramente conquistamos. Os dois caminhos são viáveis, e quando encaramos tudo como um processo de aprendizado, não tem dar ruim. Nenhuma decisão precisa ser definitiva. De qualquer modo, aconselho você a esperar pelo menos até a metade do mês para implementar qualquer mudança. Até lá, avalie suas novas prioridades com sabedoria.

Parece que você precisa fazer muitas escolhas, e o momento aconselha a ter cautela e cuidado. Talvez você esteja pensando que precisa decidir certas coisas para ontem, que certas mudanças são urgentes. Na verdade, quem está mudando é você, e nem tanto o mundo a sua volta. Por isso, o meu tarô aconselha a ter calma e pensar mais antes de decidir qualquer coisa. Você ainda não tem todos os elementos que precisa para tomar uma decisão sábia. Antes de finalizar alguns ciclos da vida, você precisa integrar todos os seus desejos e todas as suas partes, e isso passa necessariamente por uma renovação dos sentimentos. Você precisa se sentir confortável com você mesma prioritariamente, e você só vai conseguir entender o quadro geral depois de finalizada a lunação de peixes que começou lá em março. Tudo se encaminha para uma renovação da sensibilidade. Por isso, nem adianta ter pressa. Você corre o risco de perder uma boa oportunidade de entender mais de perto seus próprios processos, e eu vivo dizendo isso mas vou repetir mais uma vez: a vida não é sobre chegar lá, é sobre o caminho.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o papa e cinco de ouros; a estrela e dois de ouros; ás de paus; quatro de espadas; o louco; a morte; três de copas; dez de paus e oito de paus; os namorados e oito de espadas; o mundo e valete de copas.

Taurines

site_touro

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as taura começam o mês sentindo falta de ar, de liberdade. Vocês querem liberdade de movimento, e eu acho esse desejo lindo, principalmente quando parte de um signo tão apegado de terra. É possível que vocês ainda não consigam enxergar os instrumentos de real mobilidade. E isso porque parece que está rolando uma divisão interna: uma parte quer movimento, a outra parte trava porque quer estabilidade. Não é possível ter tudo né, meu amor. Você precisa conversar melhor consigo mesma e investigar de onde vem todo esse apego, e porque o ar da liberdade está tão raro. O meu tarô indica o caminho da ousadia, está bem querida? OUSADIA. Você está precisando de um grande impulso para se mover mais apaixonadamente. Na dúvida entre ir ou ficar, avance em direção ao novo, ao inusitado, a aquilo que dá um medinho mas ao mesmo tempo mais empolga. O sangue é quente e precisa ferver mais. Obviamente esse caminho sugerido pelo meu tarô não significa que você precisa ser cavalona e chutar tudo o que vier pela frente de modo impensado. Esse horóscopo vale para o mês inteiro, e pelo menos nas duas primeiras semanas o mais sensato é pensar suas estratégias para só depois agir.

Nas questões de trabalho, o desafio geral desse mês será lidar com uma certa falta de sensibilidade, provavelmente originada nas ilusões do ego e do apego. Parece que você ainda está muito apegada a ideias já obsoletas. Ou quem sabe você ainda não conseguiu entender direito aonde quer chegar ou o que pretende fazer. Parece que a crítica está no volume máximo, e a sensibilidade está no mínimo. O conselho do meu tarô aponta para o caminho da paciência e da obstinação, um conselho bem taura, diga-se de passagem. Vocês estão apenas no início de um atividade bem promissora, com efeitos de longo prazo. E agora é o momento perfeito para se renovar e se abrir para o novo. Larga mão dessas ideias antigas e furadas. Você precisa acessar sua sensibilidade para trabalhar com mais criatividade.

A estabilidade que você tanto precisa não está no caminho do mesmo e do que aparentemente é mais seguro. Nesse momento da vida, a estabilidade é um projeto de longo prazo, e para chegar lá algumas aberturas são necessárias. E tudo bem você estar tendo que lidar com tudo isso, você está no seu processo e o céu espelha um momento favorável para reorganização, renovação e só depois ação mais focada. Confia no seu potencial e não deixa de fazer nada por medo. está na hora de matar o medo com pauladas de ousadia, sempre se guiando pelo prazer e pela harmonia, bem filha de Vênus.

O mês de abril já começa com a Vênus entrando no seu signo, o que favorece a harmonia de todos os tipos de relacionamento. Você consegue sentir como o solo está fértil? A lua cheia em libra marca o início do mês que tem tudo para ser muito bom. Mercúrio retrógrado garante instrumentos para acessarmos nossa criatividade. Vai no seu caminho, sendo ousada no seu próprio ritmo e você vai sentir um grande progresso já no seu aniversário. A história de inferno astral é mais mito do que realidade, e esses dias que antecedem seu retorno solar podem ser usados para reavaliação da jornada. Mais um ano passando:  de onde você está vindo e para onde você pretende ir? Parece que está bom para fazer um balanço enquanto vamos desenvolvendo nossos projetos com calma e dedicação. É só ser uma boa taurina e se respeitar – sem ficar alimentando nóias – que tudo vai se iluminando cada vez mais.

Nas questões do coração, o desafio será lidar com as novidades que esse mês promete. Muita coisa está no ar, e talvez você mesma sinta vontade de mudar. Pode rolar alguma paixão nova, ou alguma mudança (para melhor) no seu relacionamento já existente. O meu tarô aponta para um caminho do meio: fica firme no seu eixo, cuidando para o ego não extravasar seus limites, desenvolvendo sua autonomia, ao mesmo tempo que se deixa levar sem tentar controlar o que não depende de você. A única coisa que podemos controlar é o que sentimos, é impossível controlar como as outras pessoas vão se comportar. Simplesmente está além do nosso domínio. Relacionamentos não podem ser forçados, eles simplesmente acontecem. Fica de boa, alimenta sua autoestima, recupera sua autonomia, e o resto o mundo encaminha.

Nas questões de família e vida doméstica, o meu tarô aconselha você a se manter aberta para finalmente resolver umas tretas mais antigas e buscar reconciliações, principalmente nas duas primeiras semanas do mês. Quem está pensando em morar junto com o mozão, mudar de casa ou de cidade, sair da casa dos pais, ir morar sozinha, ter filhos: agora é um momento favorável, melhor ainda se for depois do dia 15, quando a lunação em áries se inicia e Mercúrio retoma seu movimento direto. Parece que existe alguma insatisfação ou desconfiança que necessita de mais reflexão. Você pode aproveitar essas duas próximas semanas para organizar seus desejos e planos. Se você parar para refletir e não fazer nada de modo precipitado, são grandes as chances para tudo se de desenvolver da melhor forma possível.

O desafio geral do mês será passar por momentos de transformação, se desapegando de nós do passado que se tornaram desnecessários. Agradeça as suas experiências e aprendizados, e deixe ir tudo o que já não faz mais sentido para o presente. Eu sei que a incerteza e o medo de perder o que foi duramente consolidado pode bater alto, mas precisamos lembrar que certos movimentos são necessários. Não dá para ficar paralisada num aparente conforto eterno. Uma hora as coisas começam a ficar realmente desconfortáveis, e talvez a única coisa que nos impede de buscar uma posição mais adequada é o medo de perder um lugar tão adorado.

Assim, o conselho geral para esse mês aponta para um caminho de paciência e muita ponderação. Você precisa fazer uma verdadeira alquimia dos desejos: está na hora de reavaliar objetivos e entender o caminho que lhe trouxe até aqui. Tem coisas que merecem ser valorizadas e preservadas, e outras que precisam ser transformadas. Depois que você finalizar esse processo, o que realmente importa será fortalecido e novos caminhos serão abertos. Essa divisão interna que no momento pode estar lhe bloqueando é ilusória: algumas coisas podem ser mantidas e outras precisam ser renovadas sem cair em contradições. O novo convive com o já consolidado quando ambos atuam juntos em direção ao mesmo caminho. Mas para entender isso, você precisa fazer seu processo de alquimia com coragem e entusiasmo, eu juro que vai valer a pena.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o louco e cinco de ouros; dois de espadas e quatro de ouros; cavaleiro de paus; rainha de espadas; oito de ouros e nove de ouros; a imperatriz; a força e o pendurado; quatro de copas e três de copas; a lua e a morte; a temperança e seis de paus.

Geminianes

site_gemeos

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Abril começa marcado pela lua cheia em libra, que começou no dia 31 de março e Vênus ingressando no signo de touro. Por isso, não surpreende saber que as geminianes estão pensando sobre amor e relacionamentos. Vocês, criaturas de ar, precisam elaborar tudo o que passa pelo corpo, dos sentimentos às sensações. É possível que nesse início de mês você analise fatos do passado que por algum motivo ainda estão pendentes. Parece que agora, com um certo distanciamento, você está enxergando melhor a realidade de fatos que aconteceram lá atrás. O que está acontecendo na verdade é um amadurecimento interno muito seu, nas suas profundezas, fazendo com que você finalmente se entenda melhor e, por tabela, entenda melhor seus relacionamentos com o outro, com o mundo exterior.

O maior obstáculo dessas duas primeiras semanas de abril será ter a paciência necessária para investigar a fundo todos esses sentimentos. A lunação de peixes dura até o dia 15, com a chegada da lua nova em áries. Até lá, todas nós estaremos reavaliando nossos sentimentos, renovando nossa sensibilidade. Mercúrio retrógrado proporciona essas análises, e o ideal é não entrar em discussões de modo precipitado. Você pode dizer algo e mudar de ideia logo em seguida. Por isso, para evitar arrependimentos, fique calma e pense mais antes de falar. Eu sei que existe uma mágoa que precisa ser resolvida. No entanto, o mais aconselhável é primeiro meditar na solidão, ou quem sabe levar esse assunto para a terapia, ou conversar com as amigas antes de entrar em qualquer discussão ou briga que talvez vai magoar mais do que resolver.

No trabalho, parece que as geminianes estão passando por um momento delicado. É possível que rupturas tenham acontecido. Às vezes certas coisas acontecem e na hora parece que foi uma grande tragédia ou uma grande perda, mas depois de um tempo, tomado um certo distanciamento, conseguimos entender o quanto na verdade uma suposta perda ou fracasso foi boa e importante para a nossa jornada. O caminho que as minhas cartas indicam é justamente esse: se liberte de situações do passado, agora é hora de se preparar para novos projetos. É necessário entender tudo o que aconteceu para aprender algo com a situação que está sendo deixada para trás, e assim as novas ideias vão surgir com um repertório mais maduro, mais viável.

No amor, o grande desafio será acreditar nos novos começos. Parece que a inspiração para amar novamente está temporariamente suspensa. Se você ainda está elaborando algumas desilusões que machucaram seu coração, o ideal é continuar firme no seu caminho de cura. As nossas feridas não se curam da noite pro dia, e o melhor a fazer é primeiro deixar crescer o amor próprio e a autoestima para só depois se jogar de cabeça num novo relacionamento. Você não quer entrar num relacionamento estando vulnerável só por medo de ficar sozinha né? Ninguém deveria entrar num relacionamento porque está carente e precisa de atenção. Relacionamento se escolhe por amor, apenas isso. Além disso, existe algo na nossa cultura que nos diz que estar sozinha é ruim, mas isso não poderia ser mais equivocado. Todas nós precisamos viver a nossa jornada de maneira muito solitária. Ser sozinha e amar sua própria companhia é uma lição para vida.

Vou ressaltar uma parte que considero essencial: AMOR PRÓPRIO, TESÃO POR SI MESMA, AUTORRESPEITO ACIMA DE TUDO. Não deixe que outras pessoas lhe digam o que você é, ninguém externo a você, nenhuma situação externa a você pode lhe definir como pessoa. Só você tem o direito e o poder de fazer isso. Mesmo que você esteja magoada e profundamente ferida com relacionamentos do passado, não deixe que essas desilusões lhe afastem de você mesma. Você precisa se amar mais, se amar muito, se amar mesmo, profundamente. Lembre que a história de amor mais importante da nossa vida é aquela de autoamor, nós com nós mesmas. para ajudar você, vou colar aqui um poema da Ledusha: quando eu tinha vinte anos eu conheci um carinha. Ponto! Ninguém é assim tão importante a ponto de te tirar de você mesma e te fazer desacreditar que você merece amor. Você merece amor sim, muuito amor, e o primeiro passo é se conceder essa graça de se reapaixonar por você mesma. Eu sei que eu fui repetitiva, e muita gente vive falando sobre isso, mas sabendo que esse tal de autoamor é algo tão precioso, achei que está valendo falar assim, com todas as letras, repetindo várias vezes para ver se entra não só na sua cabeça mas também no seu coração.

Nas questões de vida doméstica e família, este é um bom momento para ficar em casa e descansar. Você precisa de pausas, e estar num ambiente acolhedor e seguro com as pessoas que você confia e ama pode lhe ajudar a passar por esse momento de elaboração de sentimentos e reavaliação das metas. Se possível, não tome nenhuma atitude precipitada ou decisão de longo prazo pelo menos até a metade do mês. Você ainda precisa meditar mais sobre certos assuntos, dê tempo ao tempo, e fique de boas em casa relaxando e curtindo o carinho da família.

O maior desafio desse mês se concentra em formar um plano de ação para concretizar as novas oportunidades relacionadas ao trabalho. Você precisa avaliar todos os aspectos, todos os lados, e traçar um plano objetivo para materializar suas metas. Por isso, o caminho apresentado pelo meu tarô para esse mês lhe aconselha a refletir mais profundamente antes de tomar qualquer decisão definitiva. A gente sabe que não é bom assinar contratos definitivos no período de Mercúrio retrógrado, por isso, se puder, adie essas decisões importantes para a segunda metade do mês, quando Vênus ingressa no signo de gêmeos e a lua crescente vai estar no signo de leão. Você é geminiana e sabe bem como analisar todos os lados de uma mesma situação, seja no âmbito das ideias, seja para concretizar essas mesmas ideias. Aproveite a semana do dia 8, na fase de quarto minguante da lua transitando pelo signo de capricórnio para organizar seus planos e entender seus objetivos. Com calma e estratégia (vamos aproveitar esse Marte em capricórnio, por favor!), tudo vai seguir pela via mais adequada.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: rei de espadas e seis de copas; quatro de espadas e rainhas de copas; valete de espadas e três de espadas; a morte; o julgamento e a lua; o mago; cavaleiro de ouros e cavaleiro de paus; seis de espadas e nove de ouros; o imperador e ás de ouros; dois de ouros e dois de espadas.

Cancerianes

site_cancer

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Todo mundo fica falando que as cancerianas só fazem chorar e pensar em amor, mas isso não é toda a verdade sobre esse signo tão forte. Aqui também existe materialização, todo mundo é inteira, completa, e precisa desenvolver bem todas as áreas da vida. Abril começa e elas, as rainhas de água, estão bem híbridas transitando pelos sentimentos e pelo mundo concreto, material. Parece que esse está sendo um momento de alta criatividade, e muitas ideias novas estão surgindo no que se refere a trabalho. Cancerianes estão tentando equilibrar dois trabalhos, ou quem sabe o trabalho e os estudos. O certo é que esse momento está sendo fértil e várias novas ideias estão sendo plantadas.

O desafio desse início de mês se relaciona com a estagnação de um momento que está quase lá mas ainda não se consolidou. Você precisa pensar melhor antes de agir, as suas ideias ainda não estão totalmente prontas. Não deixe que esse período de reavaliação lhe desmotive ou termine com as suas esperanças. É assim mesmo, meu bem. Mercúrio só retoma seu movimento direito no dia 15. Até lá, o melhor a fazer é ir aos poucos avaliando as oportunidades e traçando um plano de ação mais consistente, ou quem sabe ir testando as novas ideias na prática, de forma bem experimental. O meu tarô aponta o caminho da gratidão: tem muita coisa boa chegando, agradeça as lições aprendidas nesse período de maior instabilidade e sinta seus caminhos se abrindo. Certas questões podem ser resolvidas pela via do prazer, não precisa ser todo esse sofrimento não. Mantenha-se presente, calma, e tente não se envolver em novos problemas. Você precisa focar no agora e nas soluções possíveis. Ficar pensando no que pode dar errado (ou no que deu errado) só vai travar sua caminhada. Saturno em capricórnio está presente para nos ensinar a estar com os pés no chão, no agora, reconhecendo nossos limites como força e foco.

No trabalho, o maior desafio é lidar com a insegurança, com a falta de autoconfiança. Não caia na ilusão da falta de recursos, não se prenda na lógica da escassez. O melhor a fazer é trabalhar na lógica da abundância: o mundo tem muitos recursos, tem para todo mundo, e você já tem o que precisa. Ficar se comparando com outras pessoas, com histórias tão distintas, não vai solucionar suas questões, só vai lhe desviar do seu caminho. Você não precisa ter a mesma trajetória de alguém que supostamente alcançou o sucesso. Sucesso é relativo e não existe um manual de como ser feliz e encontrar sua vocação. É diferente para cada pessoa, e todos os caminhos são na verdade aprendizados de vida.

O meu tarô aconselha você a confiar mais em si mesma e na sua intuição. Se possível, medite e desenvolva esse poder da lua. Você é sim bruxona, você tem poder e você já sabe o que precisa fazer. No entanto, para acessar esses recursos você precisa ter paciência. Enquanto Mercúrio estiver retrógrado e os nossos sentimentos não se renovarem tudo ainda vai ficar em suspenso. A primeira metade desse mês será de planejamento e reorganização. A partir do dia 15 vão surgir mais oportunidades de ação. Aproveite esse período para amadurecer suas ideias e estar enraizada. As coisas não são como nós gostaríamos que elas fossem, elas são como são, independentemente dos nossos julgamentos. Saturno em capricórnio está aí para nos ajudar a nos movimentar de maneira mais responsável e adulta, sendo esse o caminho para a autonomia. Então olhos atentos e pés no chão, passo por passo, se mantendo presente, é daí que você precisa partir.

Nas questões do coração, parece que você já está a muito tempo ponderando sobre as mesmas coisas. Você está pensando demais e talvez isso está travando um processo natural de transformação. Plutão e Saturno estão bem na sua casa dos relacionamentos: existe uma necessidade de transformação profunda e amadurecimento nos seus amores. Parece que você precisa tomar uma decisão com base no que você sente. Tem algo aí querendo sair, um desejo forte, um sentimento que não pode mais ser abafado. Aproveite essa primeira semana de abril para se reconciliar com as suas vontades e fazer o que precisa ser feito. Organiza seus sentimentos que o resto vai ser consequência.

Nas questões de vida íntima e família, parece que você tem várias ideias, sonhos e talvez até mesmo fantasias fora da realidade. Antes de tomar qualquer decisão ou ação definitiva, espere pelo menos mais duas semanas. Eu sei que casa é um assunto importante para as cancerianes, por isso meu tarô aconselha que você se movimente com cautela, pensando bem antes de fazer qualquer mudança mais brusca. Você tem um projeto e está colocando muita energia nessa ideia, mas talvez seja melhor deixar o tempo passar, não fazer nada e observar o caminhar das coisas. Passado esse tempo necessário, você vai ter condições de fazer uma escolha mais bem pensada, mais próxima da realidade, aumentando as chances de dar tudo certo.

O desafio geral do mês será se limpar das desilusões do passado. Você precisa chorar. Chorar lava a alma, limpa os pensamentos, organiza os sentimentos. Chorar é viver, é fazer renascer as fontes que dia após dia se ressecam nesse mundo tão seco e brusco. Talvez o desafio desse período se relacione com a falta de fé no futuro. Pode ser que você deseje, lá no fundo, ter um pouco mais de controle sobre o que acontece à sua volta, de estabilidade, mas parece que o mundo tem vida própria – e ele tem mesmo, o mundo é um ser vivo que respira, e nós compartilhamos o mesmo ar, por isso é sábio fluir com a vida, criando nossa música em sintonia com o universo, para ninguém sair do tom, para todo mundo dançar na mesma coreografia, cada qual nos seus passos, mesmo que desajeitados. Parece que você está muito presa no passado, no que não deu certo, nas expectativas frustradas. Você precisa se limpar dessa desesperança, mas eu sei que falar vai ficar tudo bem simplesmente não basta.

Por isso, o conselho geral desse mês aponta para a direção da autoconfiança. Vai ser bom reconhecer que sim, você está vivendo uma fase muito criativa, você está acessando seus recursos, e você está fazendo o melhor que pode. No fim das contas, não tem nada assim tão errado, você está dançando ao som da música cósmica. É mesmo muito difícil avaliar o momento em que estamos vivendo, por isso o melhor a fazer é simplesmente viver e pensar com moderação, sem caraminholar ideias desnecessárias que não ajudam em nada, ao contrário, só causam mais ansiedade. Confia que tem um sentido maior, e que depois de tomada uma certa distância, quem sabe com o passar do tempo, você vai conseguir entender melhor e perceber que você fez exatamente o que precisava fazer, do melhor jeito possível. Então faz assim ó: trabalha a autoconfiança, você precisa acreditar em si mesma. Se você não acreditar não vai ser real e daí sim que nada vai dar certo. A autoconfiança é mesmo mágica: é ela que nos dá forças para seguir com determinação, para cumprir todas as etapas do caminho sem desmotivar. Você precisa acreditar que consegue fazer tudo o que quiser, e se por um acaso você ainda não sabe exatamente o que quer fazer, relaxa, o seu objetivo é descobrir na prática qual é o seu caminho.

Para acessar essa autoconfiança tão essencial, você precisa viver no presente, está bem meu anjo? No presente! Chega de pensar no que supostamente não deu certo lá atrás. O passado já foi, agora você já é outra pessoa vivendo em outro momento. Não existe essa de ter um destino compulsório do sofrimento e da culpa. Não deixe que o medo do futuro faça você hesitar agora no presente. Você só vai chegar lá fazendo, começa agora, aos poucos, testando na prática, recuperando sua autoconfiança e se limpando de tristezas que já não existem mais, que são apenas resquícios de um antigo vício de sofrer. Recordar nem sempre é viver. Quando o passado não dá forças, ele suga nosso futuro e consome as nossas esperanças. E nós, seres humanas, respiramos esperança e nos alimentamos na crença que tudo pode ser diferente. Chega de lamentação, está na hora de estar presente. Feche os olhos, respire fundo, perceba o som ao redor, os cheiros, as texturas, sem julgar se algo é bom ou ruim, apenas observando. Deixe-se penetrar pela serenidade do presente, tudo vibra no movimento, tudo só acontece agora. Apenas o presente é real.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a imperatriz e dois de ouros; quatro de copas e três de copas; cinco de copas e três de copas; seis de paus e nove de paus; a temperança; os amantes e cavaleiro de paus; sete de copas e quatro de ouros; a estrela e quatro de ouros; rei de paus e seis de copas.

Leonines

site_leao

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que o mês de abril começa meio nebuloso para as leonines, principalmente no que se relaciona a trabalho, rotina e responsabilidades. Mercúrio retrógrado até o dia 15 nos aconselha a usar a primeira metade do mês para rever alguns planos e organizar os sentimentos. Imprevistos podem surgir, por isso é melhor ter paciência e não se deixar levar pelo espírito imediatista de áries. No dia 8, a lua entra na fase do quarto minguante, transitando no signo de capricórnio, propiciando uma boa oportunidade para redefinir prioridades e estabelecer objetivos mais precisos. Então tudo bem se está tudo meio desfocado agora, essa situação é temporária e pode ser usada como um momento de revisão antes da concretização de alguns planos.

O desafio dos primeiros dias será lidar com perrengues e imprevistos que podem frustrar os planos mais elaborados. Tem algo que vai dar sim muito certo, mas antes precisa haver uma revisão e uma pequena pausa. Nada sério não, só uma suspensão temporária para resolver algumas coisas determinantes. Hora de exercitar o desprendimento e se lembrar que o mundo não gira ao nosso redor, nem tudo vai sair do jeito que a gente quer ou espera. O meu tarô me diz que certos perrengues vão ser importantes para testar acordos ou parcerias. Agora é a hora da verdade, e se houver qualquer tipo de imprevisto, o mais adequado é que você se mantenha transparente e honesta. Do mesmo modo, esses dias serão um teste das parcerias, te colocando mais próxima da realidade, jogando luz em situações ainda desconhecidas. Lembre que Júpiter está transitando na sua casa das emoções, e tudo o que acontecer até novembro estará relacionado, de alguma forma, com a maneira pela qual você lida com sua vida emocional.

Nas questões de trabalho, se faz necessária uma suspensão temporária que está fora do seu controle. Fica tranquila que o período está mais favorável para reavaliação mesmo. Tudo o que você precisa fazer é aproveitar essa oportunidade para entender exatamente onde você está se enfiando, só observando a situação se desenrolar, sem forçar ou impedir qualquer acontecimento. O caminho sugerido pelo meu tarô aconselha você a apenas observar, sem fazer nada. Se possível, adie qualquer decisão mais definitiva para a segunda metade do mês. Ainda não é hora de sair espalhando as ideias e projetos novos, o melhor a fazer é agir de modo mais reservado.

Nas questões de amor e coração, o desafio será buscar um acordo e entendimentos comuns, entendendo o lado do outro sem ignorar suas necessidades reais, se respeitando. Para lidar com uma possível falta de entendimento, de afeto ou de generosidade, o meu tarô aconselha que você seja sobretudo sincera e transparente. Pode acontecer da gente ficar alimentando joguinho de ego, escondendo o que sentimos por medo de mostrar nossas vulnerabilidades, receosas de fazer o papel de trouxa da história. Mas pensa comigo: é tão ruim assim ser a trouxa da história? Se você fez a sua parte, foi sincera, expressou o que sentia, você agiu com sinceridade. O que a outra pessoa fizer está na conta dela, só depende dela e está para além do seu controle. As próximas duas semanas favorecem reconciliações, e o mais favorável é você ponderar bem os dois lados, se respeitando e respeitando o outro. Faça a sua parte e busque ser justa nos seus relacionamentos. Isso é tudo que você pode fazer no fim das contas.

Nas questões de vida íntima e família, o caminho apresentado pelo meu tarô a aconselha a não perder as esperanças de resolver algumas tretas. Nem tudo está perdido. As duas primeiras semanas desse mês serão favoráveis para reconciliações também nas relações familiares, e reformas em geral. Até novembro, Júpiter ilumina e expande a sua casa da família e vida emocional. Algumas tretas podem surgir, mas tudo isso faz parte do seu caminho de expansão emocional. A realidade é como ela é, e não como nós gostaríamos que ela fosse. O mesmo funciona com as pessoas: elas são elas, independentemente das nossas expectativas e projeções. Agora é hora de reavaliar antigas mágoas e se abrir para uma reconciliação. Esse ano também está favorável para mudar de casa, no entanto eu sugiro que você espere até o dia 15, se possível, para assumir qualquer decisão mais definitiva.

O desafio geral do mês será lidar com algumas transformações que fogem do esperado. É possível que algumas coisas mudem radicalmente, mostrando que os planos iniciais já não fazem mais sentido. Isso não significa que tudo vai dar errado. Isso significa que existem outras maneiras e outros caminhos para alcançar os objetivos almejados. Por isso, o conselho geral do mês indica o caminho da meditação. Se possível, adie algumas decisões mais definitivas. Você precisa se conhecer mais, diminuindo o ritmo para refletir com maior concentração algumas questões fundamentais relacionadas à sua vida emocional (faça isso pelo menos até o início da nova lunação, no dia 15). Como você se sente em relação a determinada situação? O que a sua intuição diz? Você precisa se isolar para meditar em silêncio e escutar o que a sua voz interna tem para lhe dizer. Use as próximas semanas para cuidar mais de si mesma, para se amar e respeitar as suas necessidades. Fazendo esse caminho, tudo pode ser ainda melhor.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: rainha de copas e cinco de ouros; dez de ouros; o julgamento e rainha de paus; o pendurado; cinco de espadas e valete de espadas; ás de copas; dez de copas e ás de ouros; a estrela e cinco de paus; a morte e ás de paus; o eremita e rei de copas.

Virginianes

site_virgem

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Virginianes começam o mês de abril se ligando de algumas coisinhas que antes passavam despercebidas. Parece que esse período de Mercúrio retrógrado vai render bons frutos num futuro não muito distante. Mercúrio é o regente de virgem, e é provável que a virginias estejam passando por um momento bem importante para rever certos comportamentos. É possível que agora você finalmente está conseguindo entender alguns erros que se repetiam e só faziam sabotar seus planos. Ideias equivocadas, insistência em pequenas bobagens e desperdício de energia com ilusões do ego podem agora se fazer mais evidentes, oportunizando um discernimento de seu funcionamento interno e de como você mesma se sabota.

O desafio inicial desse mês se relaciona com aquelas ideias fixas (e equivocadas). Lembre que estamos em período de Mercúrio retrógrado até o dia 15 de abril: falar sem pensar pode causar mais problemas. Você está com umas ideias erradas que precisam ser desconstruídas. Por isso, é melhor pensar bem antes de arrumar brigas ou conflitos desnecessários. O conselho do meu tarô indica o caminho da renovação dos sentimentos para se desprender das ilusões do ego, em conjunto com uma período de diminuição da comunicação e dos ruídos. Você pode usar esse momento para se renovar emocionalmente e mentalmente. Por isso, vou repetir: não tome nenhuma decisão precipitada agora. Ou faça o que você sente que precisa fazer e entenda na prática algumas coisas que, sem a devida materialização, não poderiam ser bem compreendidas. Tomar na cara pode ser uma grande lição, mantenha-se atenta para aprender.

Nas questões de trabalho, o maior desafio se relaciona com possíveis problemas de comunicação. Parece que a gente precisa se perder para finalmente se encontrar. Esses momentos são importantes e passando por eles acessamos coisas que de outro modo poderiam se manter ocultas. É possível que exista muito afeto envolvido no seu trabalho, e como estamos vivendo um período mais emocional, ruídos na comunicação podem surgir. para aproveitar da melhor forma possível as influências de agora, o meu tarô aconselha que você se mantenha firme nos seus planos, sem se abalar por eventuais conflitos menores. As cartas que saíram no jogo das virginianes para o mês de abril são muito positivas, e há grandes chances de tudo se desenrolar melhor do que o esperado. Para seguir esse fluxo, você precisa trabalhar sua sensibilidade. Eu sei que você é inteligente e tem seu próprio método para fazer tudo dar certo, mas tente manter a paciência e não se estressar por coisas pouco significativas.

Nas questões do amor, o desafio desse mês será manter a autoestima em dia. Pode ser que você tenha feito alguns planos, preenchendo o coração com muitas expectativas. Mas relacionamento não depende de uma pessoa só né, meu anjo? E a gente sabe que é missão de vida das virginianas trabalhar a flexibilidade. Nem sempre as coisas saem exatamente do jeito que a gente quer, e está tudo bem. O caminho apresentado pelo meu tarô aconselha você  a investir mais na sua independência, sem perder de vista a sensibilidade para as parcerias. Começamos o mês com o sol em áries e uma lua cheia em libra, nos convidando a equilibrar nossa individualidade, nossas vontades, com a harmonia nos relacionamentos, entendendo o lado da outra pessoa. É muito importante que você busque o equilíbrio entre os seus desejos e a sua disposição para ser mais flexível. Amar a si mesma e amar outra pessoa é um ato contínuo, e é bom você manter em mente essa conversa incessante entre o eu e o outro.

Nas questões de casa e família, parece que você está precisando passar um tempo sozinha, meditando em silêncio e observando seus sentimentos. Parece que existe algum tipo de conflito ou situação que pode causar algum tipo de desconforto ou insatisfação. É possível que você esteja vivendo um processo de mudança, com muitas incertezas sobre o futuro. Mas as cartas me dizem que você provavelmente está exagerando, por isso é ideal que você procure entender de onde realmente vem suas preocupações. Você pode achar que é sobre algo mas na verdade pode ser sobre outra coisa e você só está projetando seus medos no que está imediatamente mais próximo. Parece que falta algum tipo de planejamento mais realista ou talvez apenas uma insegurança. A dica do meu tarô aconselha você a analisar melhor os fatos antes de tomar qualquer atitude precipitada – parece que esse é o conselho geral para todos os signos pelo menos até a metade do mês. Fique tranquila que os seus medos falam mais das suas inseguranças do que de dados da realidade. Por isso mesmo, o caminho sugerido é o da meditação.

O desafio geral desse mês será manter o equilíbrio, de um lado, e continuar focada em seus objetivos, de outro. Combina muito com esse céu do início do mês: sol em áries e lua em libra. Serve para todos os relacionamentos em geral: você precisa respeitar seus desejos e seguir seu caminho com autonomia e liberdade de movimento; ao mesmo tempo, relacionamentos importam, e ninguém vive sozinha, sendo fundamental manter a harmonia nas nossas parcerias. É se manter firme no seu propósito sem perder de vista o contato afetuoso com os mozão da vida. É não deixar de fazer nada e ao mesmo tempo ter paciência e pensar mais antes de agir.

O conselho geral desse mês aponta para o caminho da autoconfiança. Não desista diante de qualquer perrengue ou pequenas tretas não. O período está bom para conciliar interesses. Aproveite que Marte está transitando no signo de capricórnio para conduzir suas metas com inteligência e estratégia. Vai fazer bem trabalhar melhor a ousadia, estando aberta e flexível para novos caminhos e imprevistos. Parece que você está num momento importante da vida, e o melhor a ser feito é ir de encontro ao novo, sem medo, bem corajosa.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o julgamento e cinco de espadas; rainha de ouros e cavaleiro de espadas; ás de copas e quatro de espadas; dois de copas; dez de ouros e ás de paus; nove de ouros; o mundo e dois de ouros; a sacerdotisa e nove de espadas; a temperança e o carro; cavaleiro de ouros e rei de paus.

Librianes

site_libra

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as librianes estão passando por um período de crise financeira, ou que pelo menos a força de vontade anda baixa, faltando paixão e impulso para seguir nos seus projetos. É provável que esse desestímulo se relacione com uma desorganização que dificulta o cumprimento de metas e planos.  E essa desorganização talvez não dependa só de você, é o ambiente que está meio confuso mesmo, e tem a tendência de quanto mais você quiser se isolar para garantir um suposto controle menos as coisas vão andar. Parece que sozinho você não consegue realizar certas tarefas, mas que mesmo os amigos ou as parcerias não estão conseguindo colaborar. Mercúrio retrógrado, gente! está mais favorável para resolver algumas coisas que ficaram para trás, despercebidas, do que para avançar com tudo para frente (do jeito que um céu ariano pede). O ideal é combinar a observação do ambiente e fazer valer sua força de vontade.

O conselho específico para esse começo de mês indica o caminho do equilíbrio. Ainda bem que eu tô aqui falando com as viada de libra, porque eu sei que essa não é a primeira vez que você está precisando colocar tudo na balança e reorganizar a vida pras coisas andarem com mais harmonia. Você está precisando trabalhar sua flexibilidade, e aceitar os seus limites. Se você tenta controlar tudo de forma exagerada, só consegue obter ansiedade e fica ainda mais travada. Aceite seus limites e se desopile das cobranças: assim vai ficar mais fácil ser flexível e dar conta de coisas diferentes.

Nas questões de trabalho, tem algo que precisa ser renovado, finalizado. Alguns problemas e preocupações ainda estão por aí, e parece que as coisas não se renovam, falta uma definição. Mas você precisa finalizar de uma vez essas pendências, você sabe né? Ficar com trabalho inacabado e com problema não resolvido se prolongando para além do tempo necessário pode sugar as suas energias (e daí sim que você perde a desmotivação e a energia para dar conta de tudo). O caminho que o meu tarô apresenta aconselha você a tomar o controle de certas situações que estão demasiadamente enroladas. Talvez você está sendo muito passiva, deixando nas mãos de outras pessoas o que você mesma deveria estar cuidando pessoalmente. Você precisa se dar um crédito e investir mais na sua independência e autonomia. Eu sei que as parcerias são importantes para as libra, ninguém vive de fato sozinha. Mas lembre-se que esse mês começa com o sol no seu signo oposto, e talvez você possa acessar melhor as forças da sua individualidade para dar conta de coisas que, na realidade, só dependem de você. Não se deixe contaminar pela confusão dos outros, vai lá e foca no seu, fazendo o que você precisa fazer da forma mais independente possível.

No amor, parece que as coisas estão muito agitadas, parece que os relacionamentos estão tomando um rumo que foge do seu controle. Existe aí uma falta de planejamento e uma certa falta de crítica. Você ainda não conseguiu parar para respirar, ficar em silêncio e meditar sozinha sobre certas coisas. Ou quem sabe você está desmotivada com seu relacionamento, não vê mais sentido, não sente mais tanto tesão ou não se importa tanto em como tudo vai desandar. O caminho apresentado pelo meu tarô sugere que você busque maior leveza no coração (e nos relacionamentos), se abrindo para transformar certas coisas qe estão paradas. Iluminando todas as questões, entendendo de onde vem a insatisfação, e guiando-se pelo o que é leve e divertido (a gente se mantém em relacionamento porque é bom, porque é leve!), pode surgir a oportunidade de transformar algo que já existe, fortalecendo uma conexão importante. O certo é que o melhor a fazer é transformar seus relacionamentos com leveza, buscando se divertir mais e se cobrar menos.

Nas questões de casa e vida íntima, também aqui é necessário reorganizar algumas coisas. Tenha cuidado com acordos e mantenha-se atenta com algumas promessas. Parece que você está se mudando agora, ou acabou de mudar, ou que pelo menos algum tipo de mudança na sua casa ou na sua família está no início: tenha cuidado. Até dia 15 de abril Mercúrio está retrógrado, sendo esse um período favorável para reorganizar algumas coisas. Do jeito que as coisas estão elas não ficam, e é bom que você não caia na ingenuidade de acreditar que tudo vai ser 100% maravilhoso. Você precisa cuidar dos seus interesses ao mesmo tempo em que é diplomática, agindo com cuidado e inteligência. Não é aconselhado fazer nada precipitado porque são grandes as chances de você se arrepender. Agora é um momento de observar mais e falar menos, ok?

O desafio geral desse mês será acessar sua energia realizadora, finalizando as ideias paradas em busca de uma estabilidade e satisfação sem alimentar nóias ou discussões desnecessárias. Você precisa manter a perseverança e ir atrás do que você precisa fazer, de forma inteligente e sensata. O que pode ajudar você a continuar firme para finalizar seus trampos é acessar sua estabilidade emocional. A questão está muito mais no coração do que na cabeça. Por isso, o caminho apresentado pelo meu tarô como conselho geral para o mês aponta para você a buscar o lado alegre das suas obrigações. Você merece se sentir bem no trabalho, no amor, na sua casa e na vida. É possível que você mesma esteja pesando demais o seu rolê, minha linda. Por isso, o mais indicado é leveza e aproveitar o momento sem noiar com o futuro. Você tem plenas capacidades para fazer tudo isso dar certo em longo prazo, mas é fundamental que o processo seja harmonioso. Limpe os seus pensamentos e reflita sobre o que exatamente está pesando na sua vida. Tudo isso que está acontecendo foi você mesma quem criou, e é você quem pode transformar. Com leveza e mais alegria você consegue terminar os trampo tudo, viver seu relacionamento de forma mais bem humorada e manter a harmonia na sua casa.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o diabo e cinco de espadas; o papa e o imperador; dois de ouros; dez de espadas; o mundo e rainha de copas; quatro de espadas e quatro de copas; o sol e oito de ouros; o mago e sete de espadas; nove de ouros e cavaleiro de espadas; nove de copas e valete de copas.

Escorpianes

site_escorpiao

 (Gustavo Balducci/ELLE)

As escorpianes estão conscientes de seu poder pessoal, interessadas em expandir seus projetos e suas rendas. Diabas espertas elas. Júpiter está com vocês esse ano, muita expansão pode vir, vocês sabem né. Parece que vocês estão vivendo numa fase de esperança e alegria, e vocês sabem que todos os perrengues podem ser superados com a ajuda dos amigos e com seu imenso potencial de renovação. Vocês estão arrasando nas intenções. Autoconfiança e fé em si mesma é fundamental para atrair sorte e força para dar conta da vida.

O desafio inicial que pode se apresentar nesse mês se relaciona talvez com uma certa ingenuidade. Pode ser que vocês pensem que tudo está na mão, facinho, mas não estão conseguindo avaliar as situações de forma concreta. E isso não significa que vocês precisam se sentir mal ou com medo do caminho, mas entender o que está rolando, com os pés no chão, é base para tudo realmente dar certo. Não existe sorte para quem dorme e não consegue diagnosticar a realidade. O caminho apresentado pelo meu tarô aconselha você a transformar essa ingenuidade em atenção para todas as suas partes, inclusive as mais sombrias. Escorpião é o signo que enxerga no escuro, e enxergar no escuro significa entender o todo, ver o que está ocultado, saber da realidade. A partir desse diagnóstico da realidade, novas ideias e muita criatividade pode surgir. Esse é um dos caminhos mais favoráveis para aproveitar o fluxo de expansão que esse ano pode trazer.

Nas questões de trabalho, a questão mais desafiadora se relaciona com o arcano da justiça: avaliar todos os lados, se abrir para medir e pesar a realidade. O mundo não é como nós gostaríamos que ele fosse, ele apenas é do jeito que é. Portanto, não entender o que está rolando de verdade (e em todos os aspectos, mesmo os mais ocultos) pode prejudicar os futuros planos profissionais. Vendo de longe, a gente pode até pensar que as coisas são muito simples e rápidas, mas você sabe que por trás de todo sucesso existe muito trabalho e dedicação. Sorte é aproveitar as oportunidades e saber colocar seus conhecimentos em prática quando o momento é oportuno.

O caminho apresentado pelo meu tarô aconselha você a se manter humilde e se colocar como aprendiz. Você não precisa se bloquear e só começar a fazer as coisas quando entender tudinho, numa ilusão de perfeição. Você vai aprendendo na prática. O que pode estar rolando é que você está aí, parada, ponderando e planejando há muito tempo, sem de fato agir, sem colocar o que já aprendeu em prática. Não é hora de ficar estagnada, o momento é oportuno para agir e aprender na prática. Você já se conscientizou do seu poder de ação, então agora é hora de colocar em prática. Não se dorme na vida, querida. Boas oportunidades estão batendo na sua porta. E você só vai conseguir superar uma visão possivelmente ingênua se colocar a cara à tapa e vivenciar na prática o que já foi planejado. A prática ensina muito, e a realidade se mostra nos pequenos detalhes.

Nas questões de relacionamento e amor, as cartas me dizem que as escorpianes estão se deixando guiar pelo momento, sem tentar controlar nenhuma situação ou pessoa. Vejo isso como um ótimo sinal para as filhas de Plutão: amar sem controlar, isso sim é amar. No entanto, é possível que você esteja se comportando de uma forma imatura demais. Eu sei que você está conectada com sua intuição, possivelmente amando alguém, mas existe ainda uma contradição de ideias que pode bloquear seu processo de amadurecimento emocional. Para tudo fluir ainda melhor, o caminho apresentado pelo meu tarô aconselha você a se manter autoconfiante e ser corajosa. Se você está com medo de se entregar, não tenha. Tem que ter ousadia, a vida é mesmo um grande improviso. É lindo e é humano ter coragem de mostrar as nossas vulnerabilidades. Temos que ter muita autoconfiança e segurança em nós mesmas para termos a coragem de revelar nossas inseguranças sem medo de sermos vitimizadas por isso. Tem coisas muito boas no seu caminho, e se você tiver a coragem de se entregar sem se perder do seu eixo. Confia. Amar é um ato de confiança.

Nas questões de vida doméstica e família, é possível que você tenha planos para mudar de endereço ou de pelo menos movimentar as coisas. Meu tarô lhe aconselha a manter vivo esse projeto. Esse pode ser o início de mudanças muito positivas. É possível que a oportunidade de mudança se apresente de maneira rápida, provavelmente a partir da segunda metade do mês, quando Mercúrio retoma seu movimento direito e a lunação de áries se inicia. Nesse caso de mudança de endereço, querer é poder, está bem. Esse é o seu momento. É só estruturar os planos e seguir em frente. Você não pode ficar sentada esperando que alguém te carregue, você precisa agir e tomar a direção da sua vida. É você quem decide, lembra disso. Então nada de ficar sentada esperando as coisas caírem no seu colo.

O desafio geral do mês me diz que vocês precisam superar essa lentidão toda. Eu sei que vocês estão confiantes e com potencial para realizar muitas coisas, mas parece que tem algo que as impede de agir, que diminui a velocidade. É possível que você esteja muito apegada ao passado, hesitando muito, acuada com medo das incertezas do futuro. O passado existe em nós, e é de onde podemos tirar forças. Usar o passado para se paralisar é uma subversão da força da ancestralidade. O sentido da vida é para frente e no entanto a resposta não está no futuro. O futuro sequer existe. Você precisa estar presente, estar presente é o que pode lhe ajudar a seguir com mais força e agilidade. Foca no presente, bebê.

O conselho geral do mês aponta para o caminho da realização. Se for necessário, reestruture seus planos na primeira metade do mês para garantir uma sólida autoconfiança, aproveitando Marte em capricórnio para consolidar suas estratégias e Mercúrio retrógrado para reavaliar suas metas e se aproximar mais das possibilidades reais. Você precisa se manter focada, e não dispersar. Por isso, o ideal é ter um plano de ação bem definido que vai facilitar esse processo. VAMO AGIR QUERIDINHA, NÃO SE DORME NA EUROPA.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: nove de copas e sete de ouros; valete de copas; a imperatriz e oito de copas; a justiça; o mago; o louco e dois de espadas e rei de copas; rei de ouros e ás de copas; o carro e ás de paus; cavaleiro de ouros e seis de copas; seis de paus e sete de paus.

Sagitarianes

site_sagitario

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Finalmente parece que as sagitarianes estão acordando e voltando a ser as viada otimista que nasceram para ser. Parece que abril começa e as sagita estão mais dispostas a desenvolver os seus projetos, mais autoconfiantes. Mas estar disposta a desenvolver os projetos não significa agir impulsivamente fazendo qualquer bobagem só para não ficar parada. As cartas me dizem que vocês estão agindo conforme o fluxo, aproveitando esse período de Mercúrio retrógrado e Marte em capricórnio para planejar as ideias e amadurecer suas aspirações. Espero que vocês realmente façam isso porque eu sei que nada segura uma sagitariane que sabe para onde apontar sua flecha, que está agindo sabiamente, bem maga rainha sacerdotisa.

O desafio inicial desse mês será buscar forças para se centrar em si mesma, aumentando o volume da própria voz e diminuindo o som externo. Ninguém sabe da sua vida melhor do que você, ninguém mesmo, nem jesus nem os ets nem a astrologia. Só você sabe o que realmente acontece e como você realmente se sente. Nos momentos de transição a gente se coloca em dúvida – o que é algo potencialmente maravilhoso, ficar fixada nas mesmas ideias é diferente de estar centrada em seu próprio eixo. Mas essa dúvida não pode enfraquecer nossa autoconfiança. A gente só pode ser a gente mesma, não tem como ser outra coisa. Então é bom se conhecer cada vez melhor para acessar nossos pontos fortes e entender melhor nossas limitações e vulnerabilidades.

Para acessar sua força, meu tarô aponta o caminho da harmonia entre o que você sente e como você se relaciona com o seu ambiente. Esse mês começa com uma lua cheia em libra, fortalecendo nossos vínculos e atraindo boas oportunidades de convivência e reconciliações. para se reconciliar com as outras pessoas você precisa antes se reconciliar com você mesma, se perdoar, se entender, se abraçar e se amar muito. Você está passando por um momento em que a renovação é mais do que bem vinda. Renovar seus planos, a maneira como você encara a vida e como você lida com seus sentimentos pode te ajudar e encontrar forças para passar por esses momentos transitórios. Se mantenha fiel a si mesma e leve a sério suas promessas, sempre lembrando de se manter transparente. Se você está num momento de mudar de ideia, ir e voltar atrás, está tudo bem, mas o ideal é que você comunique para as pessoas envolvidas sobre como você está se sentindo e o que está mudando. Renovação, nesse mês, é mais do bem vinda.

Nas questões de trabalho, você pode encontrar certas dificuldades, considerando que Saturno está fixado na sua casa das finanças e fontes de renda. Parece que todas essas mudanças estão trazendo certas restrições financeiras. Lembre que isso é temporário e faz parte do seu caminho de crescimento. Parece que você tem uma ideia nova mas ainda não conseguiu encontrar meios de viabilizá-la. Isso que você está querendo começar agora, que no momento é mais intuição do que realidade, pode sim dar muito certo. Mas algumas coisas precisam ser planejadas antes. Aproveite que Mercúrio está retrógrado até o dia 15 para acessar toda sua criatividade. Agora é hora de deixar as ideias fluírem, de pensar com ambição e na expansão de seus projetos. Não se preocupe com detalhes pequenos agora, use esse momento para se inspirar e imaginar novas possibilidades. Esse é o momento de conceber novas criações, de plantar sementinhas de ideias que, com o tempo, serão mais bem refinadas.

Nas questões do amor, o desafio desse mês será pensar com cooperação, falar a mesma língua, chegar a um consenso. Existem boas possibilidades de algumas tretas serem superadas e um relacionamento diferente e novo surgir. Se você já está num relacionamento, talvez agora seja um momento de sincronizar os sentimentos. Se você não está num relacionamento, é possível que você conheça alguém interessante. De qualquer modo, o meu tarô aponta para o caminho de algo que pode estar surgindo agora (seja uma renovação de um relacionamento já existente, seja um relacionamento inteiramente novo), uma união feliz, um acordo que envolve reciprocidade, uma boa sorte. Tudo que você precisa fazer é ser honesta quanto ao que você sente, estando aberta para entender o outro lado. Não precisa fazer nada correndo não, está bem anja? Medita, pensa bem, conversa. Fica tranquila que existe muita reciprocidade nesse jogo de amor pras sagitas.

Nas questões de família e vida íntima, o momento está favorável para se fortalecer em casa, para crescer emocionalmente e trazer luz para todas as suas questões emocionais e de relacionamentos. Se você mora com o mozão, aproveite esse mês e a Vênus em touro para ter muito prazer na vida mais íntima, para se dedicar às parcerias e buscar alegria dentro de casa e de ambientes mais íntimos. Quem sabe aquela jantinha ou um café da manhã podem ser fontes de grande prazer. Se você tem filhos, esse mês está bom para fazer atividades fora da rotina, para se divertir com as crianças, para lembrar da sua própria criança interior e brincar também. É em casa que você vai resgatar seu otimismo, seus divertimentos, e talvez essa seja uma boa hora para entender algum possível medo de relacionamentos. Parece que essa cavalinha pode ser – pelo menos um pouco – domesticada e se divertir no processo.

O desafio geral do mês será manter o equilíbrio e ter paciência nos momentos de instabilidade, principalmente se a instabilidade se relacionar aos projetos profissionais. As coisas ainda precisam de mais um tempinho para se refinar e se desenvolver. O momento agora está mais favorável para deixar as ideias novas fluírem livremente, para só depois planejar mais cuidadosamente e materializar. É possível sim que prejuízos financeiros, crise e dificuldades surjam, mas isso não necessariamente indica um período ruim. Essa pode ser uma oportunidade para reorganizar seus caminhos de vida, pensando em longo prazo. Você vai ter que se manter tranquila e paciente nesse momento, tentando evitar cair em extremismos (preocupação e controle exagerados ou negligência e despreocupação total).

Assim, o caminho geral apresentado pelo meu tarô aconselha você a manter seu desenvolvimento em direção ao que a sua intuição lhe diz e procurar resgatar a sua força através do prazer e do amor. Procure equilibrar suas emoções e mantenha a fé que tudo está acontecendo da melhor forma possível, em sintonia com as energias cósmicas. Você precisa ter fé em si mesma e reconhecer que qualquer crise é passageira porque, no fim das contas, todas as situações são passageiras. O equilíbrio está no movimento. Confie no seu potencial e não tome nenhuma atitude precipitada agora. O melhor a fazer é deixar o tempo passar e o usar o momento para acessar toda a sua criatividade.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: sete de ouros e nove de paus; a força; nove de copas; pajem de paus e dois de ouros; a imperatriz e três de ouros; dez de paus e três de paus; valete de copas e dois de paus; o sol e dois de copas; a temperança e cinco de ouros; rei de paus e cinco de espadas.

Capricornianes

site_capricornio

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Capricas estão vivendo um momento de fazer uma pausa e ponderar sobre escolhas importantes sobre o futuro. Parece que muitos caminhos são possíveis – qualquer um deles pode dar muito certo – e por isso mesmo existe a necessidade de parar e refletir sobre o que o coração realmente quer. Em tempos de Mercúrio retrógrado, que vai até dia 15, ainda sob a influência da lunação de peixes, é mais sábio mesmo dar uma pausa na mente racional e escutar o coração. Quando passamos por esses momentos mais emotivos, pode ser quase natural vir à tona situações mal resolvidas do passado. Talvez medo de algumas experiências se repetirem, talvez uma saudade de um tempo em que a gente supostamente tinha mais facilidades.

O desafio inicial desse mês será se desvincular do passado e trabalhar pensando num futuro sem muitas certezas. Talvez vocês queiram muito fazer algo mas relembrando certas situações do passado se sintam despreparadas ou incapacitadas. Parece que existe uma falta de autoconfiança, um medo de errar, uma responsabilidade que subitamente nos pesa. A dica do meu tarô para superar essas dificuldades apresenta o caminho da autoconfiança como conselho. Lembra que você é caprica, resgata a sua realeza da terra, de quem tem as habilidades necessárias para concretizar qualquer plano. Você precisa jogar para ganhar, querida. Não entra no game pensando que é fraca que isso só vai te prejudicar. Com Saturno fixado na sua casa do eu, eu sei que inseguranças podem bater, mas meu bem, você é filha de Saturno, você manja da vida real, confia na sua capacidade.

No trabalho, você está nesse processo de passar os olhos por todas as possíveis oportunidades e talvez experimentar algumas coisas sem grandes pretensões. Talvez seja desafiador esse momento de incertezas, quando nos é exigido testar novas ideias sem garantias mais sólidas. Parece que você está no início de uma nova jornada profissional, e como em qualquer início, o momento requer ousadia combinada com uma dose de reflexão e ponderação. Fazer qualquer coisa de maneira irresponsável não vai lhe ajudar a se sentir melhor. A dica do meu tarô aconselha você a aceitar as novas oportunidades e fazer acordos sem se comprometer a planos de longo prazo agora (se possível, adie as decisões mais importantes pelo menos até o dia 15, a partir da terceira semana do mês). Ainda não chegou o momento de encontrar suas certezas e estabilidade, as coisas ainda vão demorar um pouco mais para se desenrolar, tenha paciência.

Nas questões do coração, parece que aqui também não existe estabilidade ou garantias. Existe sim uma expectativa, quem sabe até mesmo uma vontade que pode ser passageira, mas tentar forçar algo não é o melhor caminho. Relacionamentos em geral não podem ser forçados, eles simplesmente acontecem. O meu tarô aponta o caminho da autoconfiança e do amor próprio como conselho. Você não precisa forçar nada, minha querida, fica tranquila e tenha fé que se existe amor e reciprocidade tudo vai fluir. Às vezes a nossa insegurança nos ilude a fazer coisas que desfavorecem nossos próprios desejos e necessidades. Não caia nessa, bebê. Deixa tudo fluir, buscando o equilíbrio na sua paz interior. Confia no amor, tudo pode ser maravilhoso mais uma vez, dá uma chance. Aproveita essa lunação de peixes (que vai até o dia 15) para se renovar emocionalmente, se limpando dos medos e de possíveis preconceitos.

Nas questões de casa e vida íntima, o momento está favorável para imaginar novas possibilidades. Existe uma chance de algum tipo de mudança ou renovação, e antes de agir o melhor a fazer é buscar mais inspiração, tentando entender como você se sente com determinados cenários e que tipo de mudança o seu coração deseja. Mercúrio retrógrado está atuando justamente na sua casa 4, que representa a vida íntima e familiar. Por isso, o mês começa sendo muito bom para avaliar os sentimentos. Algo muito bom está para acontecer, e você precisa limpar seus pensamentos para conseguir enxergar (e sentir) as novas oportunidades.

O desafio geral do mês revela possíveis problemas relacionados com uma baixa autoestima. Você está precisando resgatar a sua força para ter disposição para seguir em frente. Amor próprio é a força. Você precisa se amar muito, isso é básico. Parece que você não está botando muita fé em si mesma, e isso te desmotiva, e se você se mantém nesse limbo de escassez de confiança daí sim que os seus medos se tornam realiadade. Você precisa transformar esse insegurança e força e amadurecimento. Você não precisa ser perfeita e nem estar pronta agora. Mas você precisa se dar uma chance para relaxar e aproveitar o momento presente. É o que aprendemos e vivemos agora que constrói o nosso futuro. As inseguranças só nos bloqueiam e nos fazem sofrer.

O conselho geral do mês sugere que você recupere seu amor próprio, eleve sua autoestima e se reapaixone pela vida e por todas essas novas possibilidades. Talvez o que te impede de fazer uma escolha mais pé no chão seja o medo de fracassar. Por isso, o ideal é primeiro se reconciliar consigo mesma para só depois bolar um plano de ação mais estratégico e de fato se comprometer com ideias de longo prazo. Você precisa reconhecer seus limites e suas habilidades, e isso vai lhe dar forças para se manter mais tranquila quanto ao futuro. Então vai com calma, não precisa se jogar em nada agora. Primeiro você precisa se fortalecer para só pensar com mais estratégia e racionalidade.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: seis de ouros e seis de copas; oito de ouros; rei de paus e rei de ouros; o louco e pajem de espadas; cinco de ouros e três de ouros; o mago; a estrela; sete de copas e dez de ouros; a força e ás de ouros; cavaleiro de copas e dois de paus.

Aquarianes

site_aquario

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Aquarianes estão vivendo um momento de instabilidade, e podem estar tendo que lidar com alguma crise possivelmente financeira (quem não está, né querida). Talvez você esteja se sentindo presa, carente de oportunidades de movimento e independência. Toda essa situação de instabilidade pode estar afetando o seu emocional. É possível que você precise confrontar algumas frustrações. Por isso, o melhor a fazer é parar e refletir mais um pouco. Quando estamos na amargura não conseguimos pensar direito, e isso sim pode trazer maiores problemas.

O desafio inicial desse mês se relaciona com a necessidade de coordenar seus planos com o ambiente. É possível que você, apenas você, queira algo desconectado dos desejos das pessoas ao seu redor, ou para além dos limites que o seu ambiente no momento pode lhe proporcionar. A dica do meu tarô aconselha você a reconhecer algumas ilusões e eliminar tudo o que aflige, buscando concluir um ciclo de imaturidade e se renovar nesse processo. está na hora de expandir, e você, sendo aquária, precisa primeiro expandir a ideias e colocar a cabeça no lugar.

Nas questões de trabalho, o desafio desse mês surge na contradição entre os seus desejos e as possibilidades que seu ambiente pode oferecer. Parece que você está precisando renovar seus acordos e resolver alguns desentendimentos entre amigos e parcerias. Conciliar os planos e unir os objetivos para o mesmo caminho precisa ser prioridade agora. Sorte sua que o céu favorece esse tipo de “reconciliação”: o mês inicia com uma lua cheia em libra, Vênus em touro e Mercúrio retrógrado em áries, proporcionando revisões com um pensamento mais rápido e entendimento tanto das suas necessidades individuais como das necessidades das outras pessoas e do grupo. Portanto, o ideal é usar a primeira metade do mês para parar e refletir algumas coisas antes de retomar o movimento direto de ação e concretização. É como se você estivesse viajando e nesse momento parasse num ponto estratégico para descansar, olhar a estrada de longe e entender os próximos passos.

Nas questões relativas a amor e relacionamentos, parece que você está muito para dentro, escondendo seus sentimentos. Eu sei que antes de expor qualquer coisa a gente precisa se entender e meditar sobre o que estamos sentindo. No entanto, chega um momento que é necessário colocar para fora tudo o que sentimos. A Vênus em touro traz uma oportunidade boa para conversar e expor como você realmente se sente. Essas conversas não precisam ser pesadas ou tristes, você pode abordar esses assuntos com mais leveza. Tudo pode ser melhor. Certamente você está precisando se divertir mais,  e aos poucos se mostrar e se abrir mais e mais. Se você ama alguém, esse início de mês está propício para você falar para as pessoas sobre o quanto você as ama.

Nas questões de vida íntima e família, você está sentindo a necessidade de ter mais autonomia, talvez até mesmo de uma mudança. O momento favorece a elaboração de planos para buscar maior movimento. Se você pensa em morar sozinha ou pelo menos trocar de endereço, se concentre nessa meta e vá atrás do seu objetivo. Quem procura acha e dá um jeito. Não precisa sair correndo bem louca não, está bem? Vai com calma e prudência, pés no chão para tudo realmente dar certo e você partir para seu novo ciclo sem arrependimentos. O ideal é usar os primeiros quinze dias do mês para elaborar essas mudanças e esperar até a lua nova em áries para concretizar os planos.

O desafio geral do mês será superar todas essas tretas e manter a autoconfiança em dia. Confie no que você sente, seja honesta com as pessoas envolvidas e aproveite esse momento para estruturar as bases da sua nova vida. Esse ano está bom para mudanças, e por mais que possa ser maravilhoso, ninguém garante que vai ser fácil (provavelmente não será fácil mesmo), mas isso não significa que você não possa dar o melhor de si e fazer tudo que está a sua disposição para atingir seus objetivos. E eu sei que o seu maior objetivo é liberdade de movimento. Por isso é fundamental que você seja espontânea e transparente, reconhecendo suas limitações e se mantendo flexível para chegar em acordos. Você está precisando conciliar seus interesses com o seu ambiente, isso é muito importante.

O conselho geral do mês aponta para o caminho de resolver logo todas esses pequenos entraves, e iniciar seus planos na prática. Por isso é ideal você agir com sabedoria, entender suas reais possibilidades e trabalhar em harmonia com as parcerias de vida. está na hora de planejar o futuro e se abrir para novas ideias, mas sempre com os pés no chão, sem exigir mais do que o mundo pode lhe oferecer nesse momento.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: cinco de ouros e quatro de copas; três de paus; três de espadas; rainha de paus e dez de copas; dois de paus; a sacerdotisa; o sol; o carro e nove de ouros; rei de paus e dez de ouros; valete de ouros e quatro de ouros.

Piscianes

site_peixes

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Piscianes também deram uma pausa na vida frenética para planejar com mais detalhes e estratégia alguns planos. Vocês querem decidir a própria vida (e quem não quer?), e para ter mais autonomia está sendo necessário repensar as prioridades. O desafio inicial é coordenar os planos individuais com as possibilidades oferecidas pelo seu ambiente e pelas pessoas que fazem parte da sua vida. O mês se inicia com o sol em Áries e uma lua em Libra, sendo esse um momento favorável para encontrar um meio termo entre o que queremos para expressar nossas vontades e o que podemos fazer para conviver em harmonia com as outras pessoas.

O conselho do meu tarô para começar bem o mês de abril aponta para o caminho da leveza e do foco. Você precisa entender o que quer e se manter firme no seu caminho sem, no entanto, perder a flexibilidade que a vida conjunta exige. E nós somos seres humanos, ninguém é tão autossuficiente assim, ninguém vive sozinha. Outro possível caminho é se liberar da melancolia e ver a vida com mais alegria e otimismo. Confia que tudo pode dar certo, que a vida é na verdade um jogo, uma brincadeira, sem levar tão a sério quando algo sai fora do planejado ou do esperado.

Nas questões de trabalho, o desafio desse mês se relaciona com essa vontade de querer que tudo saia do jeito que você esperava, sem se importar tanto com as outras pessoas da sua convivência. Você pode até passar muito tempo sozinha, mas ser humana é viver em sociedade, se relacionando com diversas pessoas. A dica do meu tarô aconselha que você estruture melhor os seus objetivos e se reconcilie com as pessoas envolvidas nos seus planos. Parece que está na hora de finalizar mais um ciclo da vida profissional — do que nós fazemos e oferecemos para o mundo — amadurecendo a nossa abordagem e a nossa postura em sociedade, em grupos sociais e com amigos.

Nas questões de amor e relacionamentos, é possível que agora alguns relacionamentos encontrem uma conclusão. Pode ser que rupturas necessárias sejam vivenciadas ou pelo menos que rupturas de um antigo jeito de se relacionar e amar sejam enfim materializadas. As coisas precisam mudar, e isso pode ser desafiador. Não é que precisa haver um término, mas certamente você está sentindo a necessidade de reorientar a sua vida amorosa para tudo fluir da melhor maneira possível, o meu tarô aconselha que você mantenha a sua autoestima em dia e procure se expandir emocionalmente, sem medo de se mostrar vulnerável ou de ser magoado. Faça a sua parte para você se conhecer melhor, e assim você poderá se relacionar de maneira mais equilibrada e saudável com o outro.

Nas questões de família e vida íntima, tem algumas coisas que precisam ser amadurecidas. Talvez a sua impaciência precisa ser transformada em uma interação mais produtiva. Quando não nos conhecemos bem, projetamos nossos medos e inseguranças nas outras pessoas, e normalmente as pessoas escolhidas para esses conflitos são aquelas que dividem a casa ou que fazem parte da nossa família. Quem está seguro de si e se conhece profundamente sabe respeitar as limitações do outro sem precisar jogar na cara ou iniciar brigas de ego (aquelas situações e falas que saem só para gente se sentir melhor ou superior, mas que não servem em nada para realmente estabelecer diálogos). Parece que agora é um bom momento para reavaliar esses comportamentos e amadurecer nossa relação familiar.

O desafio geral do mês fala sobre a ousadia de seguirmos o que o coração pede. Talvez você sente que precisa fazer algo ou tomar alguma iniciativa a respeito de alguma mudança necessária, mas não tem a coragem de seguir a sua intuição. Nesse caso, o melhor a fazer é centrar-se no próprio eixo e se fortalecer. Viver com autonomia não significa não se importar com as outras pessoas ou se isolar. Viver com autonomia significa não projetar nas outras pessoas nossas frustrações ou inseguranças e não deixar que o ruído externo sufoque nossa voz interior. O conselho geral do meu tarô para esse mês apresenta o caminho da força e da determinação. É uma longa jornada essa de confiar em si mesma e seguir o que a intuição diz, sem desistir no primeiro obstáculo. Mas uma hora ou outra precisamos exercitar essa força que existe dentro de nós. Agora (e sempre!) é hora de se aceitar e de se amar muito, acolhendo todas as partes do nosso ser, se perdoando e não cedendo a demandas que aparentemente vem de fora. Você não precisa ser perfeita, sequer existem nem meios de medir a perfeição. Você é o que é, e é nisso que você precisa se concentrar para acessar o seu eu mais potente, sua força mais realizadora.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: rei de espadas e dois de paus; dez de copas; o sol e o carro; rainha de paus; dez de ouros; oito de copas e seis de paus; rei de ouros e três de copas; cavaleiro de paus e nove de paus; os namorados e sete de paus; a força e cavaleiro de ouros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s