As previsões astrológicas para cada signo em maio

Horóscopo de maio: Saturno retrógrado fazendo a gente repensar planos e Urano entrando em Touro propiciando ainda mais mudanças.

Para ver as instruções de como ler o horóscopo e entender como ele é feito mês a mês, reunimos todas as informações no final do texto. Antes de começar a leitura, vale a pena passar por lá.

Horóscopo de maio

Bom dia Brasil, boa tarde Itália, mais uma vez estamos em começo de mês. Maio começa com tudo, iluminado por uma lua cheia (que começou transitando no signo de escorpião), fazendo aquela oposiçãozinha básica entre sol (em Touro) e lua (em Escorpião). Já no fim de semana, entramos na fase minguante marcada pelo signo de aquário. Júpiter continua retrógrado, e agora outros dois gigantes se juntam ao time dos retrô: Plutão e Saturno. Saturno retrógrado nos faz repensar planos e algo que antes era dado como concreto pode agora se mostrar de uma forma mais incerta. Plutão retrógrado faz as estruturas que limitam a nossa vida se mostrarem de forma mais evidente.

Veja também

Urano entrando em Touro propicia mudanças relativas as nossas fontes de rendas (parece que tem gente que vai descobrir novos jeitos de ganhar a vida e se sustentar – mas tudo no seu devido tempo). E é bem quando Urano ingressa em Touro que a nova lunação vem pesadona com uma lua nova em Touro. Assim, as vibes do início do mês estão bem mais introspectivas e reflexivas, exigindo uma maior paciência e observação das nossas emoções um tanto inflamadas pela lunação de áries. Mercúrio transita no signo de Áries até o dia 13, e depois entra no signo de Touro. Eu sempre acho mercúrio em Touro mara, tudo de bom: pensamento prático, comunicação ponderada e objetiva. Considerando que a comunicação é uma grande questão na nossa vida, um Mercúrio em Touro é sempre bem viado e bem-vindo. A nossa mente fica mais calma, pensa de forma mais consistente e nos comunicamos de forma bem pensada. Marte se mantém no signo de Capricórnio até dia 16 e depois ingressa no signo de Aquário. Em Capricórnio, fazendo bom aspecto com mercúrio em Touro, favorece planejamentos sensatos. Depois, em Aquário, nos prepara para o trânsito do sol no signo de Gêmeos, quando ficamos bem comunicativas e com as ideias a mil. Vênus fica em Gêmeos até dia 29, garantindo muitas conexões e encontros leves. O prazer está no pensamento e nas conversas estimulantes. Já no dia 21, com o sol em Gêmeos, e a lua se encaminhando para sua fase crescente, parece que muita coisa vai acontecer. Vamos nos comunicar intensamente, desenvolver nossos projetos e nos abrirmos para coisas novas.

O mês termina com uma lua cheia marcada pelo signo de Sagitário, sol em Gêmeos, Mercúrio em Touro, Vênus em Câncer, Marte em Aquário e os planetas grandões todos retrógrados. A exceção fica por conta de Urano que é a estrela desse evento cósmico: Urano não entrava em Touro há 84 anos! Urano fala de limpezas, mudanças e revoluções. Antes, em Áries, a vibe era que, do nada, poderia acontecer alguma coisa que mudava tudo. Agora, as mudanças serão mais bem planejadas. Touro é um signo beeem mais lento que Áries. É um signo que valoriza o trabalho já feito e preza pela conservação do que é bom. Nas mudanças que estão por vir e nessa reavaliação de planos, talvez agora a maturidade de saber discernir entre o que é bom e fica e o que já precisa vazar fique mais evidente. Touro fala de estruturas também, do que é sólido: é possível que mudanças estruturais (que por serem profundas precisam de mais tempo para se consolidar) se estabeleçam de maneira mais firme.

Lembrando também que Saturno está em Capricórnio, revendo e amadurecendo ideias juvenis. Crescimento para geral. Certamente não vai ser fácil, mas não existe nenhum destino que diga que precisa ser muito difícil. As coisas se tornam mais difíceis quando resistimos às mudanças e nos guiamos pelo medo. Confiando na intuição, acessando a própria voz, não tem erro. Tudo é facilitado. É tudo uma questão de ponto de vista e de corpo sentindo de forma integrada. É importante também falar do corpo: Urano em Touro pode nos falar sobre o que nos alimenta (emocionalmente, espiritualmente, mentalmente e materialmente). O que você mastiga tanto? O que mantém seu corpo de pé? Parece que muitas mudanças importantes vem acontecendo de uns anos para cá, e só agora vamos começar a digerir sobre o que de fato aconteceu e o que de bom e sustentável podemos nutrir para consolidar mudanças que já começaram. A ficha vai cair aos poucos e a gente vai ter alguns anos para mudar as coisas de forma mais profunda. A gente já sabe o que mudar (valeu Urano em Áries!), agora precisamos estabelecer e entender como mudar (seja bem-vindo Urano em Touro!).

Então assim: nada de se apegar só por medo ou insegurança. Escuta seu coração. Todo mundo tem intuição, você só precisa exercitá-la diariamente. Confia em você, no que o seu coração diz, e confia que o universo é sábio e que o movimento é constante. É preciso uma dose fortona e diária de amor próprio para conseguir dar conta “dos rolê tudo”. Mente calma, corpo atento, coração ativo. Eu espero que esse mês seja abundante no amor e nas realizações.

Agora, às previsões:

  • Áries
previsões astrológicas signo áries

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Esse mês começou bom, “né não”? Parece que vocês estão cheias de vida, com energia, otimistas, e que muita coisa está sendo bem desenvolvida. Apesar da ansiedade e da loucura do dia a dia, a vida também pode ser plena, divertida, leve, engraçada. Parece que a criança interior está feliz e nutrida. Eu sei que questões de trabalho e dinheiro vem pegando para vocês, mas é bom também reconhecer que muita coisa boa está rolando. Tem que sentir gratidão, minhas amigue! Gratidão devolve mais gratidão! Eu sei que esse papinho é meio tilelê e as arianes não tem tanto saco para esse tipo de coisa. Mas tudo bem vocês não fazerem roda de flores e cantar na rua. Gratidão é uma sensação que pode ser sentida quando estamos a sós, olhando pro céu, em conexão com a terra, gratas por estarmos vivas, ativas, conscientes, acordadas. Mesmo com tudo fluindo bem, parece que algo pede atenção, e eu vou falar logo mais sobre esse algo.

Bem agora, no início do mês, ainda podemos sentir a lua cheia. Um bom momento para realizações “top do top”. Você está feliz com o que conseguiu? Agora que você chegou até aqui dá para avaliar mais de perto o que aquele plano, aquele ideal, de fato significava. Já no dia 7, a lua entra na sua fase minguante, e parece que o momento é oportuno para reavaliar as conquistas. Vai para onde agora? É possível que no trabalho exista algum tipo de desgaste. Ou quem sabe um gasto inesperado dê às caras (mostrando que Urano ainda está em Áries – coisas podem mudar do nada!). Você precisar reorganizar algumas coisas, exercitar um pouco mais de disciplina. Esse período de Touro é bom para manter a disposição de continuar firme. Não é hora de desistir, mas talvez você perceba que na verdade você queria mesmo era outra coisa. Você precisa ser fiel a si mesma. Não são os outros que vão te dizer o que você precisa ou não fazer. Você sabe o seu caminho, você sente. Agora é um bom momento para reorganizar a vida sabendo da realidade interna e externa. Você precisa seguir o que você sente, e nisso não pode desistir. Ao mesmo tempo, você precisa conciliar isso com a sua realidade material. Saturno retrógrado bate na porta e te lembra que você precisa agir de acordo com os seus limites. Um passo por vez, do seu jeitinho, você tem agora os caminhos abertos para estar exatamente onde você sente que precisa estar. E assim, não vai ser qualquer crise que vai te tirar do seu caminho. Missão dada é missão cumprida, mas a missão precisa fazer sentido e ser verdadeira.

Saturno retrógrado está aí só te observando. Você finalizou um ciclo, aprendeu com as experiências, superou as tretas e aparentemente tudo está do jeito que deveria estar. E, ainda assim, algo não está certo, ou algo importante está para mudar. O melhor a ser feito agora é não se fechar para as mudanças. Mudanças são bem vindas! Essa revisão de planos vai ser boa para você. Vai fazer você avançar. Está na hora de dar um up na vida. A instabilidade é sua amiga, é energia criadora, é sorte, é fluidez. Agora está na hora de experimentar tudo o que você pode fazer com o que já foi feito, valorizando o caminho percorrido mas tendo consciência de que a vida é movimento. Agora vão surgir oportunidades para que novos caminhos se formem, aproveite essa chance.

Urano em Touro vem para te trazer estabilidade e maior autocontrole. Você, ariane de fogo, cheia dos desejos e intensidades, tem agora a oportunidade de acalmar essas emoções descontroladas e tomar de fato a direção da sua vida. Agora as coisas podem ser mais bem planejadas porque Urano em Touro influencia a maneira de desenrolar as mudanças. Vai ter mudança sim, mas ela vai ser mais bem estruturada e guiada para um objetivo mais sólido, mais profundo. O lance ficou real! Agora você confia na sua capacidade de decidir a própria vida e só vai. Não deixa qualquer coisinha te descontrolar. É um misto de controle e fluidez. Controlamos o que pode ser programado e fluímos com que a vida nos traz, usando o fogo e as vontades a seu favor – como se todo o corpo fosse agora uma orquestra muito bem afinada, emitindo sons em harmonia.

Na dimensão emocional, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a fugir correndo das nóias imaginárias. Se está tudo bem, tudo pode continuar bem. Você não precisa de mais sarna para se coçar, não precisa alimentar problema fruto das ilusões da mente. Pensar, refletir e elaborar nossas emoções são processos que fazem parte do autoconhecimento. Mas alimentar medos e inseguranças e projetar nos outros o que é apenas nosso só nos distrai da nossa conexão íntima com a nossa força interior. É energia desperdiçada. Aquele sofrimento? Já acabou, meu bem. Você está livre para seguir seu caminho.

Na dimensão material, e eu sei que a materialização é um tópico importante nesse momento, a dica do meu tarô aconselha você a fazer uma escolha com o coração. Não precisa ter pressa, está bem? Você pode usar o tempo como seu aliado. Vai observando como as coisas se desenrolam e como você se sente a respeito. Parece que muitas oportunidades sólidas estão surgindo, e você vai ter que fazer uma escolha. Só você pode fazer essa escolha e a intuição – seu coração – vai te guiar. O poder de decidir e a responsabilidade por suas escolhas são todinhos seus. Por isso, agora é hora de aquietar a mente, controlar a ansiedade e a pressa, e ponderar de forma objetiva.

Na dimensão mental – e aqui está um ponto chave, pois os nossos pensamentos podem ser tanto um guia para a liberdade como um encarceramento voluntário que nos aprisiona em ilusões – parece que algumas coisas precisam ser reavaliadas (olha só “os planeta grandão” aqui tudo retrógrado!). Agora é hora de olhar nossas supostas certezas sob outro ponto de vista. Não é hora de ficar alimentando dogmas ou se aprisionando em ideias pré-concebidas. Também não é hora de ficar se criticando até perder a vontade de viver. Esse mês pede mais meditação e calmaria mental. As coisas precisam ser vistas com um novo olhar.

E é bem no plano das ideias o seu maior desafio para esse mês. Parece que você ainda está travada em uma contradição aparentemente irreconciliável. E isso imobiliza seus movimentos. Uma parte sua quer algo “x” e outra parte quer algo “y”, e parece que você não entra em consenso interno. Mas, você já está finalizando uma fase de muitas realizações. Agora você precisa definir o próximo rumo: arianes, não se demorem! A liberdade está chamando, principalmente a liberdade de pensamento. Veja para além dessas supostas vontades contraditórias e experimente outros meios. Talvez a resposta não seja nem o “x” ou o “y”. Talvez a resposta está lá, bem para fora do seu quadradinho, e você aí, presa em algo que nem sequer faz mais sentido. As coisas tão mudando! A vibração mental também precisa mudar! Você precisa se permitir conhecer ideias novas e se abrir para descobrir outras possibilidades.

Assim é que eu termino esse horóscopo das arianes para o mês de maio: o conselho geral do mês é representado pela carta do Mundo. E esse é um arcano maravilhoso. É uma carta de integração, de coerência, de reconciliação externa. Fala também sobre a gestação de uma vida nova, sobre equilibrar todas as nossas partes e vibrar em harmonia. O que parece que é contraditório apenas parece ser assim superficialmente. Você é um todo, inteira, refletindo o todo cósmico, a natureza. Você precisa se acolher, se abraçar inteira, se encher de beijos, e colar todas as suas pontinhas soltas. E essas pontinhas soltas estão lá na sua cabeça, nas ideias, nas ilusões. Você precisa reintegrar e reconectar essa parte sua que insiste nas mesmas ideias, nos mesmos erros, nas repetições. Laaarga dessas ideias fixas, bee. Está tudo indo tão bem, você está em um momento maravilhoso de realização. Aceita isso e se abre para pensar de um jeito novo porque agora é hora de finalizar o ciclo das repetições e iniciar um momento novo, de mais autoconsciência e estabilidade. Agora é hora de escolher livremente qual caminho será tomado.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o sol + seis de paus; o papa + cinco de ouros; a roda da fortuna + dez de copas; o imperador + cavaleiro de paus; o carro + dez de espadas; os namorados + cavaleiro de ouros; o pendurado + rei de espadas; o louco + dois de espadas; o mundo + cinco de espadas.

  • Touro
previsões astrológicas signo touro

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Hello, anjas! Feliz “aníver” para vocês, meus amores. Eu sei que vocês tão dando o seu melhor. Tão invocando toda força taura interna para dar conta de todas “as responsa” e pressões diárias. Vocês tão muito realizadoras, fazendo o possível para manter o equilíbrio interno, apesar de todos os pesares. E esses pesares nem são tão pesados assim, não. São obstáculos que serão superados. Mas, eu sei que vocês têm um objetivo em mente e vão se manter firmes na pressão até terminar o plano inicial. E vocês sabem que essa força toda vem de dentro, né? Muita gente pode estar ajudando [ou atrapalhando] e parece que isso aumenta a rede de proteção e/ou de pressão, mas no fim das contas somos nós por nós mesmas. Autonomia, força, independência, equilíbrio e serenidade para dar conta de todos os perrengues. O sol entrou em Touro no dia 20 de abril e permanece até o dia 21 desse mês. Na metade do mês, se inicia a lunação de Touro. E também na metade do mês um evento cósmico acontece: Urano entra em Touro! E certamente isso afeta as tauras. Aproveitem esse momento de conexão com a força para continuarem firmes desenvolvendo seus projetos e trabalhando na harmonia do ego/corpo/espírito.

Esse mês começa com uma lua cheia que se iniciou no signo de Escorpião, o signo oposto complementar de Touro. Parece que tem algo muito profundo dando as caras. Uma força gigantesca, uma vontade que não conhece limites, tesão, fome, sobrevivência. Mas, como é que você vai acessar todo esse poder se ainda está presa nos labirintos ilusórios da mente? Parece que você tem um poder muito profundo que está pronto para ser acessado. O que pode estar no caminho são ideias fixas que se fantasiam de “natural” ou “automático”. Mas, nada é simplesmente natural ou automático. Todo caos tem na verdade uma ordem muito específica. E quando falamos de pensamento, de ar, do naipe de espadas, estamos falando de cultura, de invenção, de construção humana, de linguagem, de elaboração. E aqui, chegamos ao ponto: as cartas me dizem que as taurines podem estar sendo reféns das próprias ilusões. Júpiter se mantém no signo de Escorpião, e esse é um ano em que muita coisa vai ser revelada. E você ainda está por acessar e entender a sua parte “diaba”. É essa vontade sem nome de “não sei o quê” acontecer que fica aí, latente, pronta para se manifestar nos momentos mais inoportunos. Não tenha medo da sua versão diaba, meu bem. Sua diaba é sua aliada, e agindo com a força da terra é que você vai conseguir dar conta de toda essa pressão que se apresenta agora.

Saturno retrógrado bate à porta e tem algo para te dizer: esse algo que você está conjurando, que você começou não faz muito tempo, esse algo precisa estar embasado em verdadeiras trocas justas. Parece que agora é um bom momento para rever e reavaliar alguns planos que antes eram dados como certos. Mas esse momento é tão único e tão peculiar que simplesmente não sobra espaço para certezas. Sabe aquela coisa de “eu tenho tantas perguntas para as suas respostas”? Pois então, Saturno vem e te lança essa. E como você fica? De cara no chão, né, mana? Porque você está tendo que repensar coisas embrionárias. Alguns planos precisam ser reavaliados, e os motivos podem variar muito. Talvez você nem se ligou, mas precisa ajudar mais e pedir menos. Eu acho mais provável você não estar valorizando devidamente o seu trabalho. E olha que você trabalha, trabalha muito! E pode contar como trabalho todas as atividades que te exigem um esforço e uma dedicação, mesmo que ainda não traga frutos imediatos. Você precisa valorizar mais o seu trabalho para ter poder de ajudar mais. De qualquer maneira, parece que você precisa reavaliar algumas coisinhas nesse negócio novo que você está se dedicando.

Urano entra em Touro depois de 7 anos transitando no signo de áries. Urano se refere a todas as mudanças e limpezas. A mudança é uma lei constante. E esse planeta lento e transpessoal, fala de uma geração toda. Esse algo que está para mudar é maior que a nossa vida particular, mas certamente pode nos afetar de forma bem íntima. Eu fico aqui torcendo para geral usar esse trânsito e assim arrumar novos jeitos de captar granas, com novas fontes de renda. Eu fico torcendo também para que as mudanças que continuam se desenvolvendo possam ser agora mais sólidas, mais profundas. E eu fico torcendo e esperando que uma coletividade de pessoas se abra para mudar seus hábitos de alimentação, de cuidados com corpo, e de formas de interação com a natureza e com o que nos sustenta. Mas, ao contrário do que à primeira vista pode parecer, Urano em Touro não vai transformar sua vida da noite pro dia. Isso combina mais com Urano em Áries. Você vai sentir mudanças, e provavelmente vai querer mudanças. Mas dá uma acalmadinha nos nervos e fica de boas. Não é hora de fazer nada impensado ou correndo. A gente tem tempo e agora nós precisamos usar o tempo para pensar e nos conhecer mais profundamente.

Na dimensão emocional, a dica do meu tarô aconselha você a controlar suas emoções. Atenção que controlar é bem diferente de negar ou reprimir. Você precisa elaborar o que está sentindo e se manter no controle da sua vida. Da sua vida, minha querida, e não da vida dos seus amores. A gente só pode controlar nosso universo interior, ok? Se você quer algo, vai atrás do que você quer. Tome suas decisões. Não deixe que outras pessoas decidam como você deveria se sentir ou o que deveria fazer. Talvez você precisa entender o que está acontecendo, e o melhor jeito de fazer isso é tomar distanciamento e ver com objetividade uma situação que pode estar de certa forma nublada ou confusa. Mesmo emoções intensas e profundas podem ser controladas. Elas precisam se harmonizar com os outros aspectos da sua vida. O importante é não deixar a lua dominar e tampouco negligenciar a lua (lembrando que lua = emoções). Se você está solteirinha, agora é uma boa hora para se piranhar com assertividade. Se você está taurininha casada e comprometida esse é um bom momento para alimentar sua independência e autonomia. Esse mês está pedindo uma atenção especial para as suas emoções: de forma equilibrada, você precisa ouvir o que essas sensações e sentimentos estão te dizendo, e tomar a direção da sua vida.

No plano da materialização, trabalho e realizações, a dica do meu tarô aconselha você a ponderar um pouco mais antes de agir. Parece que tem algumas propostas ou projetos novos se apresentando, e aparentemente tudo é lindo-maravilhoso-perfeito. Caaaalma, que talvez não seja bem assim. Eu sei que Urano entrando em Touro traz uma promessa de riqueza, mas como boa taurine você já deve saber que nada é assim tão fácil de mão beijada. Tenha paciência, reflita melhor sobre seus planos, mantenha a determinação sem atropelar as coisas. Esse Urano em Touro vai afetar principalmente a maneira como você se apresenta para o mundo e como você se vê. Então tem muita coisa para rolar, mudar e acontecer ainda. Não caia em qualquer promessa de paraíso, não seja ingênua. Por isso, é aconselhável que você tenha cautela e não apresse nada.

No plano mental, das ideias e das comunicações, a dica do meu tarô aconselha você a pensar sobre suas questões de maneira inteira, completa, íntegra. Tenta ver o todo, principalmente no que se trata de novos projetos e propostas de trabalho. Às vezes olhando só uma pequena parte, tudo parece perfeito. Daí depois de um tempo você enxerga a imagem toda, com uma definição melhor e percebe que se iludiu, podendo se sentir burra ou mesmo enganada. Certo que existem truques e malandragens, mas a nossa intuição é tão poderosa que a gente sabe quando algo não está tão certo como parece. E mesmo assim, tem vezes que aceitamos a posição de vítima e nos colocamos em situações de desvantagem. Saia dessa! Você precisa enxergar o todo e pensar com astúcia e agilidade mental. Aproveita que na primeira parte do mês Mercúrio vai estar ainda transitando no signo de Áries: pensamento rápido, visão do todo, integração do que aparentemente está separado. Depois Mercúrio ingressa no seu signo, Touro, e se você tomar uma decisão impensada pode ter que lidar com consequências indesejadas. Com Saturno e Plutão retrógrados, esse mês é favorável para planejamentos. Está na hora de gestar alguns projetos e reavaliar situações que antes não estavam sendo vistas de forma inteira. Seja direta e bem objetiva nas suas negociações e analise de forma construtiva o que de melhor pode ser feito, sem cair em ilusões, mas também sem se perder em pensamentos negativos que não ajudam em nada.

O desafio desse mês será lidar com a ansiedade e o medo de perder o que foi duramente conquistado. Você sabe que precisa ter paciência, mas é possível que a sua cabecinha não pare de se preocupar com o mesmo assunto. Não surta, amiga. Fica relax, reconhece que algumas coisas são ilusões do medo e não alimente as nóias. Lembre de manter os pensamentos “equilibradinhos” e as emoções sob o seu comando. Por isso que lá no plano da materialização, a dica do meu tarô te aconselha a ter calma e não agir no impulso. É possível que o cenário mude totalmente. Mudanças são boas e necessárias, e estão para além do nosso mundinho. Por isso, o desafio será manter a calma e a serenidade mental diante da possibilidade de muitas mudanças inesperadas, principalmente nas duas primeiras semanas do mês. Calminha, calminha, taura.

O conselho geral do mês aponta para o caminho da leveza e da liberdade. Você precisa estar aberta para experimentar coisas novas, trabalhando a ousadia e a intuição. Tudo está mudando, ninguém tem fórmula pronta. Por isso, é essencial que você se deixe guiar por sua intuição. É você quem precisa decidir sobre a sua vida. Não entrega esse poder de mão beijada para qualquer um que apareça com uma promessa de segurança. A segurança só existe dentro, e só você pode se dar esse presente. Vai experimentando, sem grandes pretensões, novos jeitos de trabalhar, de se relacionar, de pensar. Isso não significa desistir! Você é taura, poxa. Desistir nunca é uma opção. Mas, para você se manter firme, você vai precisar invocar seu dinamismo e sua capacidade de leveza. Você já está sob muita pressão, se pesar mais, vai ficar mais difícil. Encarar essas questões como experiências de vida, sem a obrigação de chegar em um final especificamente pré-determinado vai te ajudar a dar conta. Se pensa como sendo aquela personagem aparentemente muito bobinha, mas que, na verdade, é sim muito sábia. Fica tranquila, confiando no universo, com a mente equilibrada e os sentimentos fluindo de forma construtiva, sem forçar nada e sem atropelar etapas importantes. Algumas pessoas talvez não validem suas ações, mas você está ali firme, seguindo no ritmo lento “das taura”, porém sólida. Não ligue para o que os outros pensam, você está fazendo a sua parte, do seu jeito, e você é uma, única, inteira, real, completa. Nós estamos protegidas quando pensamos com amor e nossos objetivos são voltados para devolver mais amor ao mundo. Todo o resto é aprendizado. Feliz ano novo!

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a força + dez de paus; o diabo + oito de espadas; o mago + seis de ouros; a sacerdotisa + cavaleiro de paus; o carro + rainha de espadas; a temperança + valete de copas; o mundo + cavaleiro de espadas; a torre + nove de espadas; o louco + cavaleiro de ouros.

  • Gêmeos
previsões astrológicas signo gêmeos

 (Gustavo Balducci/ELLE)

As geminianes começam o mês envolvidas em algum tipo de vínculo afetivo ou amoroso que parece que voltou do passado ou que ainda está mal resolvido, tipo um caso de amor inacabado meio que quebrado mas que ainda persiste.  É do jeitinho de Gêmeos ponderar e oscilar entre duas escolhas, dois caminhos, dois amores, afinal tudo tem mais de um lado e vocês sabem muito bem disso. Parece que algo retornou do passado e isso balança o coração. Uma escolha precisa ser tomada, pelo menos é isso que vocês estão sentindo. É possível também que alguma escolha precise ser feita, mas situações do passado insistem em voltar, e vocês ainda não conseguiram decidir se vai ou fica.

O mês começa com uma lua cheia marcada pelo signo de Escorpião. Saturno e Plutão, dois gigantes retrógrados, estão lá fazendo você rever suas profundezas, talvez em um processo inconsciente de visita ao inferno e volta por cima. Parece que um vulcão foi acordado e agora está em erupção. Muita coisa precisa ser liberada, e ela se relaciona com a sua necessidade de segurança emocional. Talvez a melhor forma de lidar com todas essas emoções seja saindo da zona de conforto. Talvez agora seja uma boa hora para romper de forma definitiva com algumas questões cravadas lá no fundo da alma. Você está passando por uma regeneração profunda. Uma mudança é necessária. Pode ser em forma de perdão, pode ser em forma de rompimento radical. O certo é que você tem esse tempo para resolver alguns conflitos e finalmente se sentir confortável e acolhida emocionalmente.

Saturno retrógrado propicia tempo necessário para você se conhecer melhor e assim entender tudo o que já foi feito, principalmente nas questões profissionais. Esse mês está bom para analisar os frutos dos seus esforços. Onde foi canalizada sua dedicação, o que seus trabalhos te ensinaram sobre si mesma? O que de concreto você tem, o que sobrou de tudo o que foi feito? Analisando essas questões, e dando uma pausa para se entender um pouco mais a fundo antes de seguir adiante, você tem a chance de amadurecer a forma como você entende seu trabalho. Antes de alcançar a desejada expansão, é preciso uma reavaliação da rota. Se você está ansiosa por receber os frutos do seu trabalho, acalme o coração e a mente. Cada coisa vem em sua hora, essa é a maior lição de Saturno.

Depois de anos transitando no signo de áries, Urano finalmente entra em Touro a partir da metade do mês. Urano fala daqueles ciclos de sete anos, e agora chegamos em um momento de finalização de ciclo. É bom para colar as pontas soltas e gestar novos projetos e ideias. Você precisa valorizar o que esse período te trouxe de bom. Urano em Touro também pode trazer boas notícias quanto a fontes de rendas: valorizando o que você já tem, consolidando o que já foi iniciado, esse pode ser um excelente período para trabalhos mais coerentes e integrados. Você está pronta para subir de nível, para ter mais ambição e cuidar do que é seu. Não seja bobinha, meu bem. Cuida bem do que é seu, pensa no seu desenvolvimento. Se você já tem um plano bem bolado, fique firme aí. Ative sua autoconfiança e só siga em frente, buscando expansão e mentalizando boa sorte.

No que se refere à dimensão emocional, esse mês está favorável para você tomar um certa distância e antes de decidir qualquer coisa ponderar de forma mais profunda sobre dois lados de uma questão. Isso vale para decidir entre trabalhos e entre amores. Você precisa amadurecer essa dualidade oscilante, e isso precisa de tempo. Eu já falei que Saturno está retrógado, não? Até ele retomar seu movimento direto, lá em meados de setembro, as coisas vão se desenvolver de forma mais lenta. Agora é hora de crescer, princesa! O tal do caso de amor inacabado talvez meio quebrado ainda não vai ver uma solução definitiva e rápida. Você precisa pensar e ponderar um pouco mais, sempre lembrando de focar em quem verdadeiramente importa: você, o que você quer e o que você sente.

No que se refere à materialização, trabalhos e realizações, o meu tarô te aconselha a se conectar com sua força, trabalhando a autoestima e elevando o amor próprio. Coloca fé em si mesma! Se você não acreditar, quem vai? Você precisa se aceitar, se acolher e valorizar mais o seu trabalho. Você já fez uma porção de coisas bem feitas, e agora é hora de mostrar suas habilidades. Esse pode ser um bom momento para expandir. Aproveite que Vênus está transitando no signo de Gêmeos na primeira metade do mês e use essa energia para expandir sua rede de contatos. Mostre para o mundo o quanto você é boa, o que você pode fazer e o que você tem vontade de aprender. Com autoconfiança, o caminho é facilitado. O resto é fruto de dedicação bruta e vontade de potência colocada à prova.

No que se refere ao plano mental, pensamentos e comunicações, agora é um bom momento para começar de vez aquele projetinho bacana, porém agindo com tato e paciência. Vai com calma, você está apenas começando. Você precisa desenvolver ideias novas e experimentar mais antes de se comprometer de vez. Todos os caminhos estão abertos e a maior parte da realização depende da sua autoestima e força de vontade. Mas atenção: antes de se jogar na primeira oportunidade que aparecer, você precisa analisar e reavaliar algumas coisas. Lembre-se de que você está passando por um momento de transformação profunda, e tem muito chão para percorrer nos novos ciclos que estão se formando. Insistir nas mesmas ideias que já se provaram furadas é bobagem, você precisa ser criativa e tentar novos jeitos de usar seu tempo e seus talentos.

O maior desafio desse mês será lidar com algumas situações do passado e com suas emoções. A lua pode ser sua aliada. Na metade do mês se inicia a lunação de Touro, o que vai trazer maior estabilidade emocional. Você ainda não sabe direito aonde quer chegar e as dúvidas podem alimentar medos (ilusórios, é importante destacar) que dificultam uma visão mais apurada sobre o que de fato está rolando. Se você der vazão às suas emoções de forma adequada e equilibrada, elas podem te ajudar a expandir projetos que têm grandes chances de dar certo. Então é importante que você não deixe que situações do passado te desestabilizem.

O conselho geral para o mês de maio aponta o caminho da mudança. Mudanças são necessárias e bem vindas. Eu sei que tem uma parte sua desejando intensamente essas mudanças. Essa roda precisa girar. Mas também existe uma outra parte sua que está muito apegada ao passado. Esse apego pode se relacionar a padrões emocionais que insistem em voltar ou a pensamentos que já estão desgastados. Seja corajosa, vá atrás do novo, de tudo que é estimulante e refrescante, que te faz se sentir livre e viva. E se você está com medo porque supostamente – dizem – você está entrando no seu inferno astral, não fique. Não existe nenhum destino ou condição astrológica que obrigue você a sofrer. Mudanças são boas, e agora é o momento certo de finalizar um ciclo e plantar as novas sementinhas que renderão frutos a longo prazo.

Cartas usadas: os namorados + oito de copas; a torre + quatro de paus; a sacerdotisa + sete de ouros; o mundo + quatro de ouros; o eremita + dois de ouros; a força + três de ouros; o mago + cinco de espadas; a lua + três de paus; a roda da fortuna + cavaleiro de paus.

  • Câncer
previsões astrológicas signo câncer

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Cancerianes começam o mês de maio cansadas. É possível que vocês estejam fazendo alguns sacrifícios, se doando muito ou abrindo mão de alguns confortos para ajudar alguém. Tem algo que você sente que é seu papel fazer, mas esse fardo pode estar pesado demais. É possível também que vocês se sintam bloqueadas ou presas a alguma situação que não é fácil ou leve. É bem do jeitinho de Câncer esse negócio de se doar e cuidar mais do outros do que de si mesma. Eu confio que você sabe o que você precisa fazer. Mas nunca é demais enfatizar que o amor próprio e o autocuidado são revolucionários. Se a gente não alimenta nosso amor interno não conseguimos devolver amor ao mundo. Se o seu maior objetivo é ver todo mundo bem e contribuir para que tudo ocorra bem, então você precisa cuidar mais de si mesma.

Não é feio se amar, sabe? Não é nada feio pensar em si mesma em primeiro lugar. Só você sabe de você, e o mundo nos ensina que gostar muito de nós mesmas é errado. Mas esse mundo que a gente vive precisa ensinar obediência para que tudo se mantenha no lugar de sempre, e assim a gente vai aumentando o volume externo e silenciando a voz interior, na tentativa de agradar ou ser parte de algo. E nada melhor para obediência externa do que a desobediência interna. Se você obedece as regras de fora de forma automática, sem questionar, você acaba por desobedecer o seu eu interior. É essencial que você recupere a sua força e respeite seus limites. A dica do meu tarô para esse início de mês aconselha você a invocar a sua diaba e defender o seu espaço. Tem certos limites que não podem ser ultrapassados. Você precisa se espertar, princesa. Se você está aí paralisada aceitando tudo e se sentindo fora do domínio de alguma situação, lembre que canceriane nenhuma nasceu para ser dominada! Está na hora de agir, queridinha. Coloque suas habilidades à prova, lembre que você tem força, que você tem uma diaba que te protege e te fortalece.

Saturno retrógrado nos faz reavaliar planos que antes pareciam certos, e duvidar de estruturas que antes pareciam ser sólidas. Você pode aproveitar esse movimento retrógrado (que vai até meados de setembro) para organizar sua vida. Algumas promessas (não exatamente suas) não foram cumpridas e eu sei que você está com “sangue nos zóio”. Mas é possível que você tenha se conformado e deixado para lá, carregando todo o peso sozinha. Não mesmo! Você precisa reavaliar esses acordos e se reconectar com seu eu espiritual. A espiritualidade não é exatamente algo que está fora – não tem relação com dogmas religiosos ou rituais pré-determinados. A espiritualidade é algo que está dentro, latente. Talvez a espiritualidade em seu formato mais emancipatório se relacione com uma conexão profunda com os suas entidades internas, de outras dimensões, mas que são no fim das contas você mesma. Você precisa dessa reconexão com sua intuição, com sua sabedoria ancestral. Você está precisando de fogo, de coragem para buscar o novo, e as suas bruxas protetoras, suas ancestrais, sua memória cósmica, podem te ajudar a reencontrar essa força.

Urano ingressa em Touro no dia 15 de maio, mas tem movimento lento, volta para Áries na retrogradação e a partir de 2019 se mantém em Touro por muitos anos. Parece que agora é um bom momento para nos prepararmos para algumas mudanças decisivas. Você, sendo canceriane, precisa se reconectar com suas emoções, com seu inconsciente, com suas sombras. É entendendo o que está dentro, mergulhando nas suas águas que você vai conseguir planejar melhor os próximos passos. Parece clichê dizer isso, mas todas as respostas que você busca estão dentro de você. Você já passou por muita coisa, você sabe das suas forças e vulnerabilidades. Suas ancestrais estão dentro de você, e as experiências delas formam sua memória desde as origens. Não se apresse com essa história de Urano ser mudança súbita. Você precisa dar uma acalmada, uma pausa, e se conectar com a sua intuição, com seus sonhos e conversar com suas sombras. As sombras são os nossos medos, o que ainda não está bem definido, o que se esconde. Coloque luz nesses medos, nas dúvidas e você vai ver que nada é tão assustador como parecia antes.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos, o conselho do meu tarô para esse mês aponta o caminho do autoconhecimento e do amadurecimento. Você precisa encontrar seu equilíbrio e ponderar as coisas. Não precisa resolver tudo imediatamente não. Você precisa de mais tempo para amadurecer e entender como lidar com uma situação sem ser injusta [com você ou com os outros]. Pode te ajudar passar mais tempo sozinha e ter tempo para escutar seu corpo, seus pensamentos e seus sentimentos. Se for possível, esse é um bom momento para uma viagem curta na qual você possa exercer sua autonomia. Você está precisando ficar sozinha, e meditar pode ser recompensador.

Na dimensão material, relacionada a trabalho e realizações, a paciência mais uma vez se faz necessária. Você precisa ponderar um pouco mais sobre seus objetivos e sobre o que de fato é sucesso e felicidade para você. Parece que algumas questões emocionais estão exigindo sua atenção, e talvez alguns padrões de pensamento precisem mudar antes de você iniciar uma nova etapa mais significativa. Algumas escolhas precisam ser feitas. Fique tranquila, meu bem, que não tem nada de errado com você. Na astrologia esse é um momento de reavaliação geral, e muito embora tenhamos a sensação de que as coisas estão aceleradas, na verdade estamos passando por momentos importantes de reestruturação e de desapego dos velhos modelos para, só depois, entrar numa onda crescente mais consistente.

Na dimensão mental, relacionada a pensamento e comunicação, a dica do meu tarô para essa semana aconselha você a fazer uma limpeza. Você fica aí distribuindo generosidade, e é tanta generosidade que já se tornou outra coisa. Está mais para falta de autocuidado do que amor de verdade. Com o auxílio da sua intuição, você pode limpar e renovar alguns pensamentos que só te aprisionam e atraem situações de desgaste. Você está vivendo uma instabilidade mental, e o remédio para isso é autoamor e autoconfiança. Você precisa renovar suas ondas vibracionais e o que você deseja. E isso passa necessariamente por uma limpeza de pensamentos. Tente mudar esses padrões para vibrar com o amor. Não perca seu tempo pensando em o que ainda não pode ser resolvido. Não use sua energia pensando na vida dos outros [que não é da sua conta, por mais que você ame ou supostamente odeie determinada pessoa]. Não se compare. Não foque no ruim. Não alimente os pensamentos de falha, medo ou negatividade. Eleve seus pensamentos, essa parte é muito importante.

O desafio maior desse mês será reunir foco e concentração em meio a tanta dispersão. Você está perdendo muita energia com as outras pessoas e está se cuidando pouco. Foque sua atenção em você mesma, retome seu poder e sua narrativa. Viva para você mesma. Você precisa estar atenta e forte, sem temer. Quero ver as cancerianes “focadinhas” em começar uma vida nova, mesmo que seja em aspectos bem sutis, como o emocional e o mental. Você precisa ter autoconfiança, força e vontade de potência. Lembra disso: você é maravilhosa, perfeita nas suas imperfeições, poderosa, inteligente, capaz de aprender e fazer qualquer coisa. Você é livre e ninguém sabe da sua vida mais do que você mesma. Ninguém pode te tirar de você mesma, você é só sua e nasceu para exercitar sua individualidade.

O conselho geral do meu tarô para esse mês aponta para o caminho do coração. Você precisa tomar certas decisões, mas antes precisa limpar seus pensamentos e reorientar sua direção. Fuja dos padrões limitantes. Desobedeça. As coisas nem sempre foram do jeito que hoje são e certamente não permanecerão iguais para sempre. Tudo que você acha que é automático ou natural foi na verdade construído pela cultura. Tudo pode ser diferente. Você não está fadada a ser para sempre uma mesma pessoa, você pode ser várias, quantas quiser e quando quiser. Se seus pensamentos não estão te ajudando, use seu coração. O que mais te aquece, o que mais te anima? O que seu corpo te diz sobre determinadas situações? Siga essa voz.

Vamos ser um pouco loucas? Não sei explicar exatamente, mas tive vontade de escrever isso e talvez possa fazer sentido para alguém. É para ser bem livre e intuitivo. Funciona assim: ao final dessa leitura, se você quiser e sentir que é algo adequado, feche os olhos, respire fundo [inspire profundamente e expire calmamente, sentindo o pulmão crescer e diminuir conforme o movimento do ar entrando e saindo do seu corpo], encontre uma posição confortável porém consciente de todas as partes do seu corpo. Se imagine numa floresta, enraizada, com água aos seus pés, porém sentindo a terra. Imagine um triângulo de fogo que sobe dos seus pés à altura do seu umbigo e que esquenta seu corpo, te alimenta, cria vida. Imagine que forças da terra, que vêm debaixo para cima, estão passando por você, te trazendo energia de vida, poder e realização. Agradeça profundamente suas ancestrais. Agradeça por estar vivendo aqui e agora. Reverencie essas forças da terra que são suas protetoras. Com gratidão, as deixe voltar para o lugar de onde vieram, e sinta cada célula do seu corpo viva e quente. Respire mais uma vez e sinta seu coração vivo, repleto, agradecendo profundamente por estar nesse corpo e ser quem você é. Você é força. Você é amor. Você é coragem. Você é sabedoria. Você reúne o mundo dentro do seu coração e ama cada pedacinho da terra, do céu e das águas. Você precisa lembrar, toda a história do universo está dentro de você. Você já tem tudo o que precisa, você já tem coragem e você está protegida. Eu espero que essa prática possa te ajudar a exercitar o autoamor e a autoconfiança, reunindo poder e disposição.

Cartas usadas: o pendurado + dez de paus; o diabo + sete de paus; o papa + cavaleiro de paus; a lua + dois de paus; o eremita + dois de ouros; a temperança + dez de copas; a estrela + rei de copas; o mago + cinco de paus; os namorados + seis de espadas.

  • Leão
previsões astrológicas signo leão

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as leonines começam o mês de maio very relax, in pace, procurando tranquilidade e calmaria. Sábias! Pode ser também que vocês estejam ponderando algumas coisas, talvez relacionadas com algum tipo de reconciliação. Parece que vocês estão mais serenas, mantendo o equilíbrio. Eu sei que às vezes as coisas podem ficar meio intensas para as leonines, mas parece que algo aí dentro está passando por uma espécie de alquimia, e as emoções estão mais controladas. O período astrológico pede calma e reflexão antes de agir no impulso. Plutão e Saturno retrógrados nos convidam a refletir e reavaliar nossas estruturas mais profundas. Amadurecer é se importar apenas com o que realmente interessa, o resto é o resto.

A dica do meu tarô para a primeira semana de maio aconselha você a romper de vez com seus sentimentos de carência e inadequação. Essa é uma primeira análise. Outra possibilidade se relaciona com algumas mudanças. Urano ingressa em Touro na metade do mês, e isso pode gerar uma reorganização da nossa vida material. Tudo bem que a gente tem tempo para consolidar essas mudanças, e agora que Urano ingressa em um signo de terra, essas mudanças tendem a ser mais bem planejadas. No entanto, o meu tarô me diz que essa primeira semana está favorável para fazer alguma mudança que pode estar relacionada com o trabalho. Talvez algo está dando mais prejuízo do que benefícios. Talvez você sinta falta de algo e mudanças sejam necessárias para você se sentir mais confortável. De qualquer modo, agora não é hora de ter medo das mudanças. Seja honesta com o que você está sentindo e rompa com situações que já não te acrescentam mais nada (principalmente se forem questões internas relacionadas a inseguranças).

Saturno retrógrado está aí para mostrar que alguns planos precisam ser reavaliados. Júpiter também está retrógrado, e até novembro as coisas vão ficar nessa oscilação de reavaliação geral das estruturas. Talvez você esteja pronta para assumir maiores responsabilidades e ampliar os seus horizontes. O importante é você se manter calma, serena, no seu eixo. Você não está sozinha, e as mudanças tendem a ser favoráveis. Agora é uma boa hora para trabalhar a ambição e dar uma elevada nas metas.

Urano saindo de Áries e ingressando em Touro oportuniza que você confie no futuro e se deixe guiar pelas mudanças. Não é que você vai deixar de valorizar o que já foi conquistado. Você tem que se manter firme, mas o ideal é equilibrar e pensar tudo na sua devida proporção. Colocar muito peso nas suas metas pode tirar seu brilho e pesar algo que poderia ser leve. Esse é um bom momento para fazer novas descobertas a partir de uma análise de tudo o que já foi feito. Urano vai ficar por muitos anos no signo de Touro, e a partir de agora o momento favorece apostas mais maduras e mais bem pensadas. A partir da experiência do que já foi feito você pode se aventurar e experimentar ideias novas.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a diminuir as nóias, dar um respiro na mente e agir com mais leveza e otimismo. Você precisa se divertir mais e não levar as coisas tão a sério. Você já é maravilhosa cremosa brilhosa, para que então ter medo de ser espontânea? Só seja você mesma, saia para se divertir, e tente trabalhar sua flexibilidade. Esse mês também está bom para você trazer algumas questões à luz, mas não de maneira perturbada ou compulsiva. Continue nesse ritmo “caminhoneira da paz” e aos poucos tente entender a origem de certos bloqueios mentais.

Na dimensão material, no que se refere a trabalho, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a se manter firme e forte. Você ainda precisa finalizar algumas coisas e colar as pontas soltas, buscando integração e coerência. Você precisa finalizar seu ciclo com entendimento maior e equilíbrio. Fica de boas aí, fazendo seu trabalho, e confia que tudo vai ser do melhor jeito possível.

No plano mental, parece que você está com muitas incertezas e preocupações. É possível que exista aí algum medo exagerado ou alguma treta iminente em algum assunto que você considera importante. Você precisa pensar um pouco melhor sobre essas ideias. Parece que você precisa fazer algumas escolhas. E talvez você está sofrendo por medo de não fazer a escolha certa. Mas, não existe a escolha certa. Qualquer caminho vai ter seus altos e baixos, e toda escolha pode trazer aprendizados. E eu acho até que você já sabe o que quer. É aquela opção que dá um calorzinho no peito, que conversa com o seu coração. Siga sua intuição sem medo. E larga dessa história de querer estar certa o tempo inteiro. Você não está certa nem errada, você está vivendo.

O desafio desse mês se relaciona com a sua capacidade de começar algo apesar dessa dúvida ou bloqueio mental. O desafio vai ser não ficar empacada, parada, só pensando. Que angústia! Que coisa chata ficar bloqueada por medos só criticando sem saber o que fazer da vida. Você precisa exercitar sua autoconfiança, e ver seus medos com a devida proporcionalidade. Pode tirar seu tempo para pensar, mas tudo no seu devido tamanho. Essa angústia não é necessária, está tudo bem. Você só precisa ter paciência para amadurecer mais algumas coisas.

O conselho geral do meu tarô para esse mês aponta o caminho da paciência e do amadurecimento. Calminha, calminha. Vai dando um passinho por vez. Pensa melhor antes de abandonar qualquer coisa ou desistir logo de cara. Você está precisando ficar sozinha, meditar, e deixar o tempo agir. Eu sei que essas situações de indefinição podem ser estressantes, mas fica de boas aí que não existe nada errado de fato. Não precisa ter medo não. Júpiter, Plutão e Saturno ficam retrógrados por mais alguns meses. Você tem esse tempo para amadurecer as coisas, está tudo certo.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a temperança + ás de copas; a torre + cinco de ouros; a roda da fortuna + três de paus; o louco + sete de ouros; o sol + quatro de espadas; o mundo + cavaleiro de ouros; os namorados + nove de espadas; o mago + dois de espadas; o eremita + oito de copas.

  • Virgem
previsões astrológicas signo virgem

 (Gustavo Balducci/ELLE)

As virgínias estão sentindo que as coisas estão para mudar. Vocês querem essas mudanças? Ou vocês só sabem que algum tipo de mudança vai [ter que] rolar, sem saber direito sobre o futuro mas sabendo muito bem de onde vocês vêm, das suas origens? Parece que vocês estão em um momento de avaliar todas as conquistas, tudo que já aconteceu e assim tentar entender onde se encontra seu eixo. O que sobrou de concreto de tudo o que já aconteceu? Para que serviu todo o trabalho, toda a dedicação, todos os esforços? Talvez isso seja uma preparação para as mudanças? Certamente, o assunto mudanças está na pauta.

A dica do meu tarô para o início do mês aconselha você a ponderar mais sobre algumas questões que estão exigindo sua atenção. Agora não é hora de agir de maneira precipitada. Marte em Capricórnio nos convida a sermos um pouco mais estratégicas em nossas decisões. Mercúrio em Áries pode até querer apressar tudo, e tem a possibilidade de você apenas pular para conclusões apressadas. Mas, você precisa lembrar da natureza mercuriana de virgem: o discernimento, a análise, a ponderação objetiva. Pense sobre as trocas justas: o que você dá e recebe? Existe reciprocidade? Alguns padrões de pensamentos estão precisando passar por uma alquimia, uma transformação, uma elevação.

Saturno fica retrógrado por mais alguns meses, propiciando uma reavaliação da realidade e das estruturas que regem nossa vida. Plutão também está retrógrado e nos ajuda a visualizar/ver/enxergar coisas que antes ignorávamos. Agora é hora de abrir os olhos para algumas coisas que estão na sua frente e reconhecer a realidade. Não é por capricho que você vai ter que mudar algumas ideias, é por necessidade. É questão de agir de maneira mais prática, mais próxima da realidade. É o que é, e não o que nós gostaríamos que fosse. Fazer essa mudança de ideias vai ser libertador.

Urano entra em Touro na metade do mês e assim inaugura um ciclo novo no qual as mudanças poderão ser feitas de um jeito mais bem pensado, de forma mais consistente e mais profunda. Urano, mesmo no signo de Touro, fala sobre mudanças. Você precisa ficar soltinha, meu bem. A sua cabeça está bloqueando a sua criatividade, e você precisa parar de pensar e ponderar e apenas deixar as coisas rolarem. Não precisa fazer uma estratégia ou se esforçar: deixe as coisas acontecerem de forma leve e espontânea. Confie em você mesma e lembre que você está viva não só para trabalhar e pagar boleto. Você está viva para se divertir, você está viva para ter prazer, você está viva para criar. O resto é nóia e contradições internas que no fundo, no fundo são ilusórias.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos, o meu tarô aconselha você a buscar leveza e liberdade. Talvez agora seja uma boa hora para dar uma olhadinha para o lado e deixar o caminho te guiar despretensiosamente só para ver o que acontece. Talvez agora seja um momento interessante para se abrir para situações e relacionamentos diferentes. Pode estar relacionado a parcerias de trabalho, crushs, amizades. E presta atenção que eu não estou falando que você está prestes a conhecer a pessoa da sua vida. Não vamos cair nesse buraco do amor romântico ilusório. Você é a pessoa da sua vida, certo? E ninguém garante nada do que pode vir a ser os relacionamentos que comecem nesse mês (ou em qualquer outro momento). Só vai lá e dá uma olhadinha, se for do seu interesse. De qualquer maneira, agora é um bom momento para se abrir para novas situações e ter mais liberdade de movimento.

Na dimensão material, no que se refere a trabalhos e projetos mais significativos, a dica do meu tarô para esse mês te aconselha a ter paciência e dar um pito na ansiedade e na vontade de atropelar meio mundo. Vai com calma, as coisas ainda precisam de mais tempo para se desenvolverem. O tempo é seu aliado. Até Saturno voltar ao movimento direto, e Júpiter retomar o movimento direto, as coisas vão andar meio lentas mesmo. E esse momento de amadurecimento é muito necessário. Chega de perder energia por causa da ansiedade. O mundo vive tentando convencer a gente que tudo precisa ser rápido e que muita coisa precisa ser feita para ontem. A gente está sempre com pressa, muita pressa, e acaba nem aproveitando o processo. Esquece disso, tira isso da sua cabeça. Vai com calma que tem tempo para tudo. Se você tiver com dificuldade de cultivar a paciência lembre-se disso: o planeta terra tem ciclos de quarenta mil anos. Um mês para amadurecer não vai ser o fim da sua vida. Só o tempo pode construir certas coisas.

Na dimensão mental, parece que agora é um momento de finalização de ciclo, de se atentar para a coerência e reintegrar as contradições internas. Pode estar relacionado com questões de trabalho: talvez a forma como você apresenta seu trabalho, talvez a forma como você busca uma expansão de seus projetos. Você precisa finalizar algumas coisas. Essa finalização vai possibilitar que você se abra para ideias novas e assim poderá gestar projetos e ações que só renderão frutos lá no futuro. Agora também está bom para, com a devida paciência e ponderação, fazer acordos bem elaborados e atrair abundância. Mas sempre usando o tempo como aliado, sem atropelar nenhuma etapa.

O desafio geral desse mês será se manter firme no caminho mais significativo, com paciência e determinação. O sol está em Touro! Firmeza, está bem? Pode ser que você tenha dificuldade de sair de termos muito rígidos. Ou quem sabe você está muito desorganizada. Também existe a possibilidade de alguns acordos serem quebrados, ou quem sabe até mesmo de alguma separação relacionada a algo que antes estava firme e persistente. De fato, se você está sentindo alguma mudança, é por algo está em movimentação.

Assim, o conselho geral para o mês de maio aponta para o caminho da ruptura. Tem algo que precisar acabar, ou que precisa ser finalmente dito, algo que já está insustentável. Mudar é bom! Tem que movimentar e sair um pouco dessa torre de proteção. Você está viva, viada. Está na hora de se alongar, de ter espaço, de romper com situações que só limitam a sua liberdade. O principal é focar na sua autonomia e na sua liberdade. E se você se encontra em um ciclo infindável de discussões que não levam a lugar algum, está na hora de romper com isso também. Você precisa se abrir, expressar o que você está sentido e colocar para fora o que está preso na garganta. Agora é hora de soltar, de relaxar, de deixar as mudanças agirem, de forma fluída e sem medo.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a roda da fortuna + sete de ouros; a temperança + seis de ouros; o julgamento + seis de espadas; a imperatriz + dois de espadas; o louco + oito de ouros; o eremita + cavaleiro de paus; o mundo + três de ouros; o papa + cavaleiro de ouros; a torre + cinco de paus.

  • Libra
previsões astrológicas signo libra

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as librianes estão calmamente desenvolvendo uma atividade que começaram não faz muito tempo. Vocês estão com paciência, refinando seu trabalho e se dedicando a esse algo. Talvez vocês se sintam pressionadas a serem mais rápidas, mas acontece que algumas coisas precisam de tempo. Tempo para aprender, principalmente. De qualquer modo, parece que uma renovação do equilíbrio, principalmente nas situações de trabalho, foi alcançada. Você precisa continuar assim, indo no seu ritmo, sem desistir, sem se apressar por ansiedades, mantendo a temperança em todos os aspectos da sua vida.

Logo na primeira semana de maio, meu tarô aconselha você a movimentar um pouco as coisas. A semana de lua cheia (que começou marcada pelo signo de Escorpião) te oferece energia de transformação e regeneração. Nos relacionamentos, é aconselhada uma busca pela renovação. Agora é hora de reinventar algumas coisas, se desfazendo do desnecessário e reencontrando novas formas para expressar o que você sente. Esse também pode ser um momento oportuno para reunir forças e confiar que tudo pode ser realizado a longo prazo.

Saturno fica retrógrado por mais alguns meses, e agora é um bom momento para reavaliar algumas coisas estruturais. A começar pela maneira que você organiza suas atividades e responsabilidades. Novas oportunidades estão surgindo, e você precisa fazer um planejamento pé no chão para dar conta de tudo. Está na hora de trabalhar para finalizar algumas coisas e se preparar para novas oportunidades. Foque sua atenção e não perca tempo à toa. Você precisa planejar bem certinho seus próximos projetos e com muita calma dar passo por passo. O momento pede dedicação e observação de como você se organiza nas suas obrigações.

Esse mês Urano entra em Touro, depois de sete anos transitando pelo signo de áries. As mudanças agora tendem a ser mais bem planejadas e mais profundas, reais. A dica do meu tarô aconselha você a reunir forças para agir com mais autonomia e ambição. Trabalha bem essa autoestima, princesa. Você precisa confiar em você mesma e acreditar que você tem plena capacidade de conseguir o que quiser. Quero ver as librianes com uma autoestima delirante, pensando grande e longe. O que começar esse ano (não precisa ser agora imediatamente, você tem tempo para deixar as coisas se desenrolarem) vai surtir consequências para os próximos sete anos. Não é para ficar ansiosa pensando no futuro. É para estar presente, mas ao mesmo tempo se permitir sonhar com oportunidades melhores. Esse é um bom momento para visualizar todas as mudanças que você quer ver acontecer. Faça isso: se imagine fazendo o que você quiser, e use essas imagens como estímulo e motivação para aguentar firme e determinada todos os perrengues do caminho.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a relaxar mais e procurar se reconectar com sua autoestima, com seu magnetismo, com o seu poder de sedução. Dizem os clichês que as librianes são viciadas em seduzir. Você precisa renovar algumas coisas, e ter segurança que você é, sim, gostosa e maravilhosa. Esse também pode ser um período para você conhecer pessoas novas ou para estabelecer um novo equilíbrio em um relacionamento já existente. Vênus está transitando no signo de Gêmeos até mais ou menos a metade do mês, e esse trânsito estimula procurar coisas novas e sair da rotina.

Na dimensão material, no que se relaciona a realizações no trabalho, o meu tarô aconselha você a renovar sua fé em si mesma. Você tem uma intuição que pode te guiar, você está protegida. Agora está favorável para se limpar de decepções e inseguranças do passado. Você pode acessar, se quiser, um grande poder de realização a curto prazo. Esse pode ser um mês favorável para desenvolver seu trabalho e aproveitar caminhos que estão sendo abertos. Algumas coisas que você está pensando agora podem ser muito úteis no futuro. Você precisa se organizar com a convicção que tudo pode dar certo, que você é inteligentona, realizadora.

Na dimensão mental, no que se refere a pensamentos e padrões mentais, o meu tarô me diz que você está precisando amadurecer algumas ideias. Você precisa meditar um pouco mais e reorganizar alguns planos e objetivos de vida. O que é sucesso para você? Onde você quer chegar? Tudo bem se você não tiver uma resposta pronta na ponta da língua. Você tem tempo para pensar sobre isso. O indicado é cozinhar esses objetivos em fogo baixo e deixar o tempo mostrar para onde exatamente você quer ir.

O desafio desse mês talvez seja manter o foco e a autoconfiança. Querida: você precisa manter o foco, você precisa manter a sua organização em dia. Por isso é tão importante manter a autoestima em dia. Se você não acredita no que você está fazendo, se você não consegue acreditar que algo pode realmente dar certo, porque mesmo que você está se dedicando tanto? Quando a gente deixa de acreditar nas nossas potencialidades, fica mais fácil perder o foco e desistir. Mas você precisa se manter no controle da sua vida. Esse trem vai para onde? Quem está na direção? É você, meu amor. Você sabe para onde a sua vida deve ser guiada. Confia nisso. Não deixe que outras pessoas façam você duvidar de si mesma. O poder de escolha (e a consequente responsabilidade) são preciosos demais para serem cedidos a outras pessoas. O poder e o problema é seu, ok?

Por fim, o conselho geral do meu tarô para esse mês aconselha você a se abrir para transformações que vão te auxiliar nos processos de renovação e de recomeços. Está mais do que na hora de você romper com antigos medos e inseguranças. Mesmo que seja dolorido, você precisa confrontar algumas questões, assumir possíveis erros e tentar renovar as ideias e os desejos. Algumas coisas precisam ser podadas e esse é um período que favorece o desapego de algumas coisas que já não fazem muito sentido. Quero ver as librianes dedicadas a construir novos caminhos, renovando o que esperam e como se relacionam com a vida. Mudar os paradigmas é essencial de tempos em tempos. As coisas não podem ficar imóveis para sempre. Não existe motivo para manter o que já não cabe mais na sua vida. Você está refazendo as bases do seu futuro, e agora as coisas podem se redirecionar para um caminho mais adequado para a nova pessoa que você está se tornando.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a temperança + oito de ouros; a roda da fortuna + valete de copas; o imperador + valete de ouros; a força + sete de copas; a imperatriz + rei de ouros; a estrela + rainha de paus; o eremita + seis de paus; o carro + rei de paus; a morte + valete de paus.

  • Escorpião
previsões astrológicas signo escorpião

 (Gustavo Balducci/ELLE)

De acordo com as minhas cartas, as escorpianes estão investigando as suas emoções mais profundas. Podem até dizer que as escorpicas são as melhores detetives stalkeadoras, mas nada se compara ao quanto elas são boas detetives de si mesmas. Vocês têm esse jeitinho de ser, sempre buscando entender suas sombras. Não é à toa que a leitura desse mês começa com o arcano da lua: o mês de maio começa com uma lua cheia marcada pelo signo de Escorpião. Isso as deixa extra intuitivas e muito sensíveis, até mesmo emotivas.

Para aproveitar bem os efeitos dessa lua cheia em Escorpião (fazendo uma oposição com o sol em touro) na primeira semana do mês, o meu tarô te aconselha a buscar suas motivações mais profundas. Onde está a sua fome, o seu tesão, a sua força de sobrevivência? Use a intuição para ficar atenta e defender o que é seu. Talvez alguma questão de perda ou prejuízo possa vir à tona. Você tem que usar toda a sua força para ir atrás do que você quer, bem “intensona”. Se você está pensando em desistir de algo porque aparentemente está muito difícil ou falta motivação, pode repensar isso. Quero ver as escorpicas bem firmadas, enraizadas, transformando toda a desmotivação em “sangue no zóio” e alta vontade de potência.

Saturno retrógrado está aí para propiciar um tempinho para revermos planos e reavaliarmos a rota escolhida. Esse é um bom momento para você se concentrar em si mesma e buscar autoconhecimento. Quais são suas feridas? Porque você sente sua energia sendo desperdiçada? Agora é um bom momento para repensar alternativas de cura e disciplinar seu foco e sua atenção. Nada de perder energia em coisas que só sugam e não acrescentam em nada, ok?

Urano ingressa em Touro na metade do mês, depois de passar sete anos no signo de Áries. Isso não significa que não vão existir mudanças. Isso significa que as mudanças agora podem ser mais bem pensadas e planejadas. Chegou a hora de matar a preguiça a pauladas. Você está precisando desapegar de certas coisas para conseguir usar suas energias para finalidades mais criativas e construtivas. Não precisa se apressar e querer mudar tudo agora. Você tem tempo para fazer essa transformação. Invista em pausas e descansos que irão te ajudar a realizar uma limpeza mental.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos em geral, a dica do meu tarô para esse mês a aconselha a tomar as rédeas da sua vida. Quem governa esse trem? Você não pode depender da boa vontade de outra pessoa para continuar firme e determinada nos seus objetivos. Você está precisando exercitar sua independência. Se você está solteira, esse mês está favorável para agir de modo mais espontâneo sem perder o controle das suas emoções. Eu sei que escorpianes podem ficar meio loucas “intensonas” quando estão apaixonadas. Se você está em um relacionamento sério, é aconselhável você buscar independência emocional e procurar desenvolver de forma tranquila e calma essa história de amor, aprofundando seu comprometimento e sua paz no coração.

Na dimensão material, no que se refere a trabalho e projetos mais significativos, a dica do meu tarô a aconselha a efetuar algumas mudanças importantes em algo que está apenas começando. Ainda tem tempo para se preparar para um trabalho caprichado, do qual você vai poder se orgulhar. Algumas coisas podem agora vir à tona, e é bom que você já corte o mal pela raiz. Esse mês  também está favorável para romper com a desmotivação e dar um basta em qualquer situação “maldosinha” de intrigas ou fofocas. Tanta coisa boa para fazer e tem gente que prefere fugir dos seus problemas e projetar em outras pessoas suas próprias questões. Fuja disso.

Na dimensão mental, no que se refere a padrões de pensamento e comunicação, a dica do meu tarô para esse mês a aconselha a aproveitar que Saturno está retrógrado para amadurecer seu pensamento. Está mais do que na hora da senhora pensar de modo mais prático, desenvolvendo ideias mais objetivas. Não adianta nada também ficar numa eterna fuga e alimentar uma preguiça ou enrolação quando o assunto se relaciona com obrigações e responsas. Quero ver essas escorpianes adultinhas, cuidando da própria vida e fazendo planos objetivos.

O desafio desse mês se relaciona com uma certa dificuldade em conscientizar as coisas e iluminar todos os assuntos trazidos pela lua do início do mês. Parece também que existe a chance de o otimismo estar em baixa. Ou quem sabe você ainda se vê como uma bebezinha, muito bonita, mas totalmente alheia às obrigações da vida adulta ou de um planejamento mais maduro. Eu tenho certeza que você está fazendo o melhor que pode, e certamente o futuro é um acontecimento muito incerto e nebuloso. Tudo bem não saber o futuro. Mas é essencial que você racionalize e traga luz para algumas questões, por mais que essas questões toquem pontos não muito confortáveis.

Por fim, o conselho geral apresentado pelo meu tarô mostra o caminho da intuição e da renovação de sentimentos. Seja sincera com você mesma e com as outras pessoas ao seu redor: o que você realmente quer? Considerando todas essas mudanças que estão acontecendo, para onde exatamente você quer ir? Parece que você tem uma decisão importante para tomar. Fique tranquila, não existe decisão certa ou errada. Você não tem a obrigação de estar certa o tempo inteiro. Você pode encarar a vida como um processo e um aprendizado. Qualquer caminho escolhido vai trazer lições, delícias e perrengues. Não tem como fugir disso. Então fica de boas e lembra disso: a única pessoa que pode escolher sobre a sua vida é você. O poder [e a responsabilidade pelas consequências] é só seu no que se refere a sua vida íntima. Então segue o que aquece seu coração e confia que tudo vai ser o mais favorável possível. O resto é o resto.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a lua + rei de paus; o diabo + oito de copas; a sacerdotisa + cinco de paus + nove de paus; a morte + quatro de espadas; o carro + cavaleiro de ouros; a torre + oito de ouros; o imperador + quatro de copas; o sol+ dois de paus; os namorados + valete de copas.

  • Sagitário
previsões astrológicas signo sagitário

 (Gustavo Balducci/ELLE)

As sagitarianes estão focadas no trabalho. Parece que vocês estão trabalhando muito, com muito poder de realização e materialização. Parece que depois de um período de perrengues, vocês finalmente estão se sentindo mais seguras e com um senso mais objetivo de direção, pelo menos no que se refere ao trabalho que a gente faz para sustentar nossa vida e pagar nossos boletos. Pode ser, por outro lado, que trabalho e realização andem em falta. Para o bem ou para o mal, trabalho e concretização material são tópicos em pauta no momento. É possível também que vocês estejam planejando algumas coisas, e as cartas me dizem que esse planejamento tem grandes chances de se tornar um projeto viável e bem sucedido.

Para começar bem o mês e já aproveitar a primeira semana que é marcada pela lua cheia, o meu tarô a aconselha a exercitar seu equilíbrio interior a fim de fazer as pazes com todas as suas partes. Parece que você está dividida entre dois desejos ou duas ideias conflitantes. Como se uma parte sua quisesse uma coisa e outra parte – também sua – quisesse outra, completamente diferente. Porém, essa divisão é apenas aparente. Você é uma só, e se existe alguma indefinição que está causando bloqueios isso significa que você está precisando conversar mais profundamente consigo mesma. Você precisa se focar em buscar sua autonomia e garantir sua mobilidade de forma independente. Bom período para fazer terapias e tentar se entender.

Saturno se mantém retrógrado por mais alguns meses e nos proporciona um tempinho para reavaliarmos nossos projetos e as bases que sustentam nossa vida. Talvez agora seja hora de romper com alguns comportamentos que já não fazem mais sentido. Quem sabe você está se importando com coisas que não valem a pena e precisa fazer um trabalho para romper com antigos padrões de pensamento. Essa ruptura de antigos padrões não precisa ser dolorida ou difícil. É bom abrir espaço na vida para coisas novas e talvez melhores do que as que existem no momento. É possível também que algumas coisas que antes sustentavam sua vida agora já não se encaixem de uma maneira confortável ou construtiva, e o que antes era um lar confortável e seguro agora se tornou uma prisão. A gente nasceu para ser feliz, né, “anja”? A vida não precisa ser sofrimento, não. Tem maneiras de encontrar a paz e a serenidade interior sem tirar os pés da realidade. Você só precisa ter coragem de deixar sair o que não te faz bem. Deixa saaair.

Urano ingressa em Touro depois de sete anos transitando no signo de áries. Isso significa que a partir da metade do mês as mudanças serão mais bem planejadas e organizadas. Chega de ser surpreendida por perrengue que caiu do céu! Esse é um bom momento para você renovar suas esperanças e encontrar seu senso de disciplina e determinação. Touro é o signo da determinação, da força e da materialização. Por isso, esse trânsito pode te ajudar a fazer uma limpeza de antigas repetições e se manter perseverante em novos caminhos.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos e vida amorosa, a dica do meu tarô aconselha você a fazer uma escolha com o coração. Parece que você está apaixonada, vislumbrando várias coisas lindas que podem acontecer e se sentindo extra motivada, em um estado de mágica. Ou talvez você está em processo de escolher se está mesmo apaixonada ou se isso é apenas uma ilusão. Agora é um bom momento para se inspirar no que for prazeroso e seguir o que seu coração fala. Obviamente várias coisas que você está aí pensando são apenas devaneios. E é bom que você tenha consciência disso para não se desiludir mais tarde. Mas, isso também não significa que você não esteja vivendo, sim, um período muito mágico. O importante é que você entenda o que está sentindo e assim absorver toda a inspiração desse momento de romance e magia.

Na dimensão material, nas questões relacionadas com trabalho, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a se estudar mais de perto e assim tentar entender com o que exatamente você está insatisfeita. Parece que, mesmo quando tudo está dando certo, tem algo que ainda não parece certo, algo que parece que está faltando ou que simplesmente não dá uma sensação de vitória. Talvez a questão seja muito mais interna do que externa. Essa alta insatisfação se relaciona muito mais com você mesma, com o momento que você está vivendo do que com determinado trabalho propriamente dito. Mais uma vez, você precisa buscar olhar para dentro e se estudar.

No plano mental, nas questões relacionadas com padrões mentais e comunicação, parece que você está acessando mais poder de ação e confiando mais nos seus planos. Parece que você está começando algo novo e esse algo novo te deixa muito bem emocionalmente. As cartas me dizem que você está reinventando alguns conceitos, e provavelmente isso está relacionado com seu amadurecimento emocional. Certamente você está querendo muito e aspirando ter uma vida diferente, uma vida melhor do que a que você estava habituada. Você ainda precisa se estudar com mais calma para entender se essa vontade é efêmera, passageira, ou se é algo real e mais sério.

O desafio desse mês será conseguir flexibilizar algumas ideias e comportamentos rígidos. Às vezes, as sagitarianes colocam algo na cabeça, acreditam que encontraram “a verdade”, e nada ou ninguém consegue convencê-las do contrário. Cada um tem suas verdades, isso é certo. O ruim é quando essas ideias causam limitações e angústias. Daí você corre o risco de se prender em um ponto de vista muito dogmático que te mantém sofrendo por coisas que não são reais. Você precisa renovar seus sentimentos e se atentar para algumas coisas. Nem tudo que reluz é ouro, mas isso não significa que não existe ouro de fato por aí.

O conselho geral para esse mês aponta para o caminho da fluidez, da espontaneidade. Você está precisando se abrir para coisas novas e ser mais espontânea. Esse é um bom momento para fortalecer a autoestima e relaxar. Você não precisa se esforçar tanto: você não precisa se esforçar para alguém gostar de você. Relacionamento não se força. Você só precisa ficar relaxada, sair um pouco da ilusão do ego que acredita que pode a tudo controlar e deixar as coisas se desenvolverem de forma fluída e fácil. Não tenha medo do futuro por medos e traumas do passado. A situação é nova, e você é uma pessoa diferente. Quando nós mudamos internamente as situações que atraímos para a nossa vida também mudam. Então se ame muito, se trate com carinho, e assim você não vai precisar ter medo do futuro. O amor próprio protege.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: o imperador + dez de ouros; a força + dois de espadas; a torre + três de copas; a estrela + cavaleiro de ouros; os namorados + sete de copas; a sacerdotisa + cinco de espadas; o mago + dez de copas; o papa + ás de copas; a imperatriz + seis de copas.

  • Capricórnio
previsões astrológicas signo capricórnio

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as capricas estão dando um tempo ponderando algumas coisas. Talvez uma ideia nova, uma proposta interessante, uma pessoa que surgiu agora ou algum desejo novo que está dando as caras e esteja fazendo você pensar sobre algumas coisas. É possível também que você esteja esperando as coisas esfriarem para agir com a cabeça mais racional. O certo é que existe algum tipo de desejo novo no ar, e vocês, como boas cabrinhas que são estão analisando tudo e dando um passo por vez. Mara! Só não é mara se esse negócio de ficar ponderando te bloquear. Ficar sentada parada pensando causa angústia. Vou ficar mais tranquila imaginando que vocês estão “equilibradinhas”, e não emperradas em um assunto.

A dica inicial do meu tarô para aproveitar a primeira semana de maio aconselha você a renovar sua confiança e sua fé que as coisas podem ser diferentes por meio da limpeza dos pensamentos e da elevação mental. Eu sei que esse papinho de visualizar e atrair sorte ou “sucesso” por meio do poder da mente está meio batido. Obviamente só ficar pensando, sem levantar um dedo, não adianta em nada. No entanto, uma mudança de padrões de pensamento pode te ajudar a ver alguns perrengues e questões sob uma nova perspectiva, e assim encontrar novas soluções para problemas talvez antigos. Se você já começa seu dia pensando que está tudo ruim, que uma situação “x” não pode ser alterada, que você é péssima e que nada dá certo, as chances são de que a sua vida material espelhe esses pensamentos e desejos. Você tem que fazer uma verdadeira limpeza. Limpeza dos pré-julgamentos, de tudo que se disfarça de automático, natural ou imutável. Limpeza das repetições, renovando seus mecanismos mentais.

Saturno retrógrado oportuniza que planos sejam reavaliados. Saturno está transitando no seu signo, e certamente isso afeta as capricornianes de forma especial. Parece que esse ano será um período de grande amadurecimento. No movimento retrógrado, Saturno nos mostra estruturas que agora estão mais evidentes, e assim conseguimos enxergar o que precisa ser alterado. O meu tarô diz que você precisa reavaliar algumas decisões. Agora que você está mais ligada, com a autoestima mais em dia, não pode simplesmente aceitar qualquer coisa. Saturno pode facilitar um processo de amadurecimento que implica em uma visão mais ampla e mais ambiciosa (aproveitando que nesse processo sua autoconfiança também aumenta). Então fica esperta e analisa bem certinho aí quais escolhas você sente que precisa mudar.

Na metade do mês, Urano finalmente ingressa em Touro! E isso significa que as mudanças poderão ser agora mais bem pensadas e planejadas. Essa pode ser a sua chance de sair dessa crise. Você quer ser ryca, bebê? Esse Urano em Touro pode dar uma boa movimentada em tudo que se refere a fontes de renda. Estou torcendo para que novas formas de ganhar dinheiro sejam inventadas e ampliadas. Tem que existir outros jeitos para ganharmos nosso sustento, para além do trabalho que consome mais da metade da nossa vida, para além de aguentar situações que não fazem sentido. Agora é hora de reconhecer que se a grana que está vindo é pouca, tem que aumentar. Vamos trabalhar com a lei da abundância! Tem para todo mundo sim, quem diz que não tem é porque é minion de bilionário. Mas, para conseguir acessar esse algo novo você precisa estar profundamente conectada com a terra, invocando a sua diaba. Seres de terra sabem lidar com questões relacionadas à fome, sobrevivência e tesão. E você sendo caprica está em casa quando pensamos nos grandes planetas: Saturno e Plutão estão ambos retrógrados, em Capricórnio. E agora Urano ingressa também em um signo de terra. Mas atenção que não precisa fazer nada correndo! Você precisa antes identificar quais são seus pontos de escassez e ficar atenta contra eventuais prejuízos. Fique esperta.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a abrir os olhos para finalmente enxergar certas coisas e se libertar de comportamentos e repetições que só te fazem sofrer. Talvez você descubra que está apaixonada. Talvez você consiga ser mais sensível com as pessoas. Ou talvez chegou a hora de finalmente cair uma grande ficha, e você vai entender as coisas de uma maneira muito mais livre e mais próxima da realidade. Por isso, é importante que você escute sua intuição, que pode ser acessada através de um bom trabalho na autoestima e estabilizando seu emocional. Esse também é um bom momento para se libertar de algumas coisas e expressar o que você está sentindo.

Na dimensão material, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a se organizar melhor e planejar essas novas ideias que estão surgindo. Parece que você está enrolando e está se desviando de algumas tarefas importantes. Esse mês favorece que você discipline sua mente, e organize seus trabalhos. Quando a desmotivação bater, você precisa lembrar porque mesmo você assumiu determinada tarefa. Lembrando do motivo você vai conseguir acessar a vontade de fazer todas as funções necessárias, ou vai desistir de vez de coisas que já não fazem mais sentido, focando sua energia no que realmente importa (mesmo que esse algo que é mais significativo não dê frutos a curto prazo). É aconselhável que você investigue mais a fundo novas ideias de trabalho que estão surgindo e teste a profundidade de um determinado projeto antes de se jogar de cabeça.

No plano mental, no que se refere a padrões de pensamento e comunicações, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a seguir sua intuição e expressar alguns desejos que estão se fazendo sentir agora. É possível que você tenha grandes insights e mude totalmente a forma como você pensava antes. Mudar é bom! Nossa cabeça precisa estar em movimento. Ideias rígidas nos limitam, e agora você precisa fazer um movimento de abertura. Se manter apegada às mesmas ideias não vai fazer com que tudo permaneça igual. Se você não busca a mudança, a mudança encontra você e dá na sua cara com todos os motivos pelos quais você precisa se desapegar de algumas ideias.

O desafio do mês será manter o foco e reunir poder de ação para começar algo novo. Seu maior obstáculo são seus padrões de pensamentos que estão muito rígidos. Você precisa ser muito honesta consigo mesma e se colocar em dúvida. Não a dúvida que faz com que você deixe de acreditar em si mesma, e sim a dúvida que alimenta nosso crescimento e nos humaniza. É bom que você se mantenha alerta e submeta seus pensamentos a uma avaliação aberta e honesta.

O conselho geral do mês aponta para o caminho da mudança por meio de planos alinhados com a realidade. Você precisa usar sua inteligência prática e ir passo por passo em direção a essa vontade de mudança. É essencial que você compreenda as suas necessidades para estar apta para assumir maiores responsabilidades com firmeza e objetividade. Eu sei que algumas coisas podem ser doloridas demais, e por isso nem sempre estamos dispostas a confrontá-las. Mas ir em direção aos nossos medos, com força para mudar, é o que nos mantém em constante desenvolvimento. Confia que esse medo aí vai virar medinho e depois de ser medinho ele vira algo banal, de boas, reconhecível.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a temperança + ás de paus; a estrela + cinco de espadas; os namorados + rei de paus; o diabo + cinco de ouros; o julgamento + rei de copas; o papa + ás de espadas; a torre + valete de paus; o mago + sete de espadas; a roda da fortuna + rei de ouros.

  • Aquário
previsões astrológicas signo aquário

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Parece que as aquárias estão desenvolvendo sua autonomia e independência, e acessando sua força. Todas essas maravilhas em razão de um trabalho lento, porém consistente, de amadurecimento. Parece que as novas ideias e percepções estão surgindo vagorosamente, mas de forma mais profunda. Vocês estão no seu eixo, analisando tudo o que já foi feito e pensando calmamente antes de tomar decisões precipitadas. Inteligentíssimas, arrasaram.

A dica inicial do meu tarô para você aproveitar a primeira semana de maio de maneira mais favorável a aconselha a gestar algo que terá efeitos de longo prazo. Nessa criação com misto de planejamento, é mais aconselhável que você foque sua atenção em aspectos objetivos e pragmáticos, sem se deixar levar por viagens e pirotecnias muito abstratas ou modinhas passageiras. Também é importante você manter esses planos em gestação mais reservados, pois ainda muita coisa precisa ser desenvolvida.

Saturno retrógrado favorece uma reavaliação de planos e estruturas que sustentam a nossa vida. Para as aquarianes, meu tarô aponta para uma reavaliação que se relaciona com algumas dúvidas ou medos que você pode estar tendo no que se refere a propostas e oportunidades que estão aparecendo. Você precisa encarar esses medos. Tem boas chances dessas ofertas vingarem em algo positivo, de muito crescimento. Experimente, pé por pé, e faça uma lista dos seus medos e vá atrás de todos eles. Muito provavelmente, você só está com medo por causa de experiências que te marcaram lá no passado, mas que não necessariamente precisam se repetir agora no presente. Você é outra pessoa e as circunstâncias são diferentes. Também é possível que esses medos existam porque algo é muito novo e você está com dúvidas se pode ou não fazer, ou se quer ou não fazer. Você só vai descobrir fazendo e encarando isso de frente, com coragem.

Urano ingressa no signo de Touro no dia 15 de maio, oportunizando que as mudanças da nossa vida se deem em um nível mais prático, de forma mais lenta e mais bem pensada, e também de forma mais consistente. Agora é um bom momento para você finalmente enxergar talentos, habilidades e riquezas que antes você ignorava possuir. Urano em Touro pode, sim, trazer novas perspectivas para novas formas de fazer dinheiro e garantir nosso sustento. Esse é um momento de mudança decisiva da consciência do que possuímos. Você é muito mais autônoma e muito mais incrível do que você imagina. Agora é hora de iluminar e trazer para luz todas essas riquezas escondidas.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos e assuntos do coração, o meu tarô aconselha você a renovar seus relacionamentos mais significativos e se sentir segura quanto a novos relacionamentos. Você está protegida, e o que te protege é a mesma coisa que pode ser a sua maior inimiga: sua inteligência racional, de ar. Você precisa se limpar daquelas experiências venenosas que te mantém refém do medo de repetir velhas histórias. Está na hora de confiar e parar de ser tão autocrítica. Sua inteligência e distanciamento racional podem ser suas aliadas, na verdade: veja sua situação com distanciamento e analise as coisas sem julgamentos fincados no passado. Vendo as coisas assim, com um olhar desintoxicado, você vai ver que existe muito espaço para uma renovação e leveza.

Na dimensão material, no que se relaciona a trabalho, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a ponderar com objetividade e planejar melhor seus rolês. Agora não é hora de agir de modo impulsivo. Você precisa avaliar melhor algumas coisas. O principal aspecto que exige uma atenção detalhada é uma possível apatia ou indiferença quanto a certas ofertas que estão aparecendo. É como se você ganhasse um presente e estivesse indiferente, sem sentir nada. O que pode estar acontecendo na verdade é que exista um medo interno de se decepcionar, e assim você tenta se proteger anulando suas emoções sobre determinada situação. Você precisa avaliar esses medos e essa indiferença, e ser corajosa para enfrentar suas sombras e trazer a luz suas riquezas e habilidades até então ocultas.

Na dimensão mental, no que se refere à consciência e padrões de pensamento, a dica do meu tarô para esse mês aconselha você a se abrir para novas ideias e novos rumos, de forma mais despretensiosa, leve e experimental. Você está ingressando numa nova fase de consciência e vai aprender coisas novas de forma bem mais lenta porém mais consistente. Existe um longo caminho como estudante da vida, e ele pode ser maravilhoso e muito enriquecedor.

O principal desafio desse mês será entrar em contato com suas emoções e se entender melhor, com coragem e encarando de frente todas as suas questões. Porém, esse autoconhecimento é essencial para você conseguir ver a vida sob uma outra perspectiva, de um lugar em que você consegue ver as coisas com uma aproximação mais exata, sem perder de vista o alcance do todo. Você está formando as bases de um ponto mais elevado da sua consciência. É assim que você vai encontrar sua certeza interior que será tão profunda que te dará liberdade para solucionar problemas e entender situações com facilidade e mais serenidade. Sonho, não? Mas é um sonho possível, se você estiver disposta a investigar suas emoções mais profundas e conhecer todos os lugares de seu reino interior.

O conselho principal do meu tarô para esse mês aponta para o caminho de mudança total de ponto de vista e de paradigmas. Agora não é exatamente o melhor momento para ação externa, mas é um ótimo momento para a ação interna. É preciso haver uma reconsideração, uma revisão importante. Você precisa investir agora na calma e na reflexão paciente. Se você tem alguns planos, não é hora de espalhar por aí. Primeiro, você precisa articular algumas coisinhas antes de soltar para o mundo. Não tenha medo de confrontar suas sombras e seus medos. Juro que vai valer a pena. Você precisa estar atenta e extremamente sincera consigo mesma. Aproveita que tem tempo, está bem? Com todos esses planetas retrógrados, é bem provável que as coisas só comecem a se desenrolar no campo externo a partir de novembro. Então fica relax, se investiga, conversa consigo mesma, e trabalha nessa mudança de paradigmas.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a força + sete de ouros; o mundo + rainha de ouros; a lua + valete de paus; o sol + nove de ouros; a estrela + cavaleiro de espadas; a justiça + quatro de copas; o louco + oito de ouros; a sacerdotisa + três de paus; o pendurado + sete de espadas.

  • Peixes
previsões astrológicas signo peixes

 (Gustavo Balducci/ELLE)

Eeeita, parece que está tudo mudando para as piscianes. O mundo está girando, né, manas? Eu sei que vocês querem que as coisas mudem mesmo, apesar do medinho que dá. Mas medinho é assim, dá e passa. Vocês estão em um processo de remover as espadas do coração. Parece que vocês caíram na real, e a partir disso chegaram à conclusão que algumas coisas precisam mudar. Algumas ilusões precisaram vir a baixo para vocês partirem para outra. Talvez vocês ainda não saibam exatamente qual é essa outra coisa, mas provavelmente já têm uma noção melhor do que não querem.

A dica inicial do meu tarô para o início desse mês aconselha você a se afastar das ideias convencionais e se manter focada na construção de seu próprio caminho. Você precisa conectar algumas contradições interiores e buscar uma unidade interna de objetivos. Você tem uma riqueza de pensamentos e precisa se manter focada para extrair daí suas melhores ideias. A lua cheia que marca essa primeira semana está especialmente favorável para você ampliar seus horizontes e tomar as rédeas da própria vida da maneira mais autêntica possível.

Saturno está em movimento retrógrado desde abril, e vai permanecer assim até meados de setembro. Isso nos dá tempo de sobra para reavaliarmos alguns planos e objetivos que antes pareciam ser tão certos. Esse mês está favorável para você medir, pesar e avaliar todas as novas possibilidades, principalmente as relativas aos projetos profissionais e maneiras de ganhar a vida.

Urano finalmente ingressa no signo de touro, no dia 15 de maio, quando então as mudanças passam a ser um pouco mais previsíveis e bem planejadas. O que começar a ser feito esse ano terá efeitos duradouros para os próximos sete anos. Assim, o conselho do meu tarô para esse período inicial aponta para o caminho da transformação profunda. Está na hora de desapegar de velhas ideias e antigos preconceitos. Está na hora de podar o que já está morto e dar espaço para o novo — vivo — florescer. E essa transformação se relaciona sobretudo com as suas ideias, principalmente com aquelas ideias que estão rígidas ai dentro da sua cabecinha já faz um tempo.

Na dimensão emocional, no que se refere a relacionamentos e assuntos do coração, a dica do meu tarô aconselha você a fortalecer sua autonomia e independência. Você está precisando de mais espaço e liberdade para crescer. E essa necessidade vai durar por um bom tempo. Você precisa ser forte, princesa. Os mitos do amor romântico não podem te salvar agora. Ninguém vai te salvar, só você tem esse poder. Está na hora de retomar o protagonismo da sua história.

Na dimensão material, no que se refere a trabalho, a dica do meu tarô aconselha você a estudar melhor seu emocional e sua vida interior. Você está precisando se conhecer mais profundamente, e buscar dentro de si toda a abundância e riqueza que podem preencher a sua vida. A estabilidade que você busca não está fora: está dentro. Você tem, sim, uma energia realizadora, mas ela está intimamente relacionada com as suas emoções. Você é uma criatura da água, e é na água que você alimenta sua energia realizadora.

Na dimensão mental, no que se refere a ideias e padrões de pensamento, o conselho do meu tarô para esse mês aponta para o caminho da ruptura de ideias já desgastadas. Você precisa romper com as estruturas de um pensamento que só limita sua ação e seu campo de visão. Se algumas verdades antes te protegiam, agora elas se tornaram uma torre na qual a sua vida é aprisionada. Parece grave porque é grave mesmo, minha irmã! Mas, não é nada que você mesma não possa resolver e se reorientar. Não existe destino atuando aqui, é a sua capacidade de assumir a responsabilidade pela sua vida. Parece que seu pensamento está nublado, e você não consegue chegar a um consenso. Tem muito medo aí, misturado com preocupações e com culpas descabidas. Se livra disso. Você precisa estar leve para renovar suas ideias.

O desafio desse mês será acessar sua capacidade de ação e foco. Você precisa encarar as suas sombras e essa tarefa não é simples de ser feita. Procure entender onde estão seus pontos de dependência e assim você vai sacar melhor por onde pode começar a retomar sua autonomia. Você precisa analisar seu grau de dependência nos relacionamentos. História de amor só é boa quando percebemos que a outra pessoa é nossa companheira, e não a nossa salvadora.

Assim, o conselho geral do mês aponta para o caminho do autodomínio e do controle da própria vida. Você precisa refinar seu senso de realidade, e pensar de forma mais objetiva e concreta. Com método, o caos do pensamento pode enfim começar a se organizar e a tomar forma. Esse é um excelente momento para planejar os próximos passos, mas sempre lembrando de estar com os dois pés no chão, atentas e presentes, independentes. Eu sei que toda essa responsa pode te deixar exausta, mas você está quase lá, não tem porque parar agora. Você vai encontrar uma saída, meu anjo, confia. Se for possível, procure momentos de refúgio em meio à natureza. Esses momentos podem te dar forças para continuar seguindo seu caminho de forma autônoma e autêntica.

Cartas usadas para compor esse horóscopo: a roda da fortuna + três de espadas; o carro + dez de ouros; a justiça + ás de ouros; a morte + rei de espadas; a força + cavaleiro de ouros; a sacerdotisa + rainha de ouros; a torre + nove de espadas; o diabo + dois de copas; o imperador + dez de paus.


Como ler o horóscopo:

Os horóscopos mensais têm por base o mesmo método que uso para fazer meus horóscopos semanais. Eles são resultado da interpretação conjunta de alguns aspectos astrológicos que eu considero mais relevantes e da interpretação de cartas de tarô da leitura que faço todas as semanas e todos os meses para cada signo e por temáticas. Todas estas cartas não fazem previsões exatas do futuro, eu sempre as leio como conselhos de como podemos favorecer o fluxo cósmico. Nadar contra a corrente só dificulta, e nós estamos vivas para nos sentirmos bem, para desbloquear, para nos desenvolvermos.

Você pode perceber que sempre que possível uso linguagem neutra ou flexiono para o feminino. Isso não significa que esses horóscopos não são destinados para homens. Esses horóscopos foram feitos pensando em pessoas, ponto. Quando o português me impossibilita de usar linguagem neutra, eu uso o feminino porque o masculino já impera no mundo inteiro, e aqui está a minha pequena contribuição para sabotar esse esquema já tão antigo.

Qual é o seu signo?

Nós não somos apenas nosso sol ou nosso ascendente. Nós somos um conjunto de possibilidades. Por muito tempo, foi consolidado que o sol representa nosso signo, uma vez que o sol representa a ação e a vitalidade. E na cultura patriarcal, o Sol representa o pai e a Lua representa a mãe (e dessa cultura a gente carrega os binarismos que nos impedem de reconhecer a capacidade da lua “feminina” nos homens e a capacidade de ação do sol “masculino” nas mulheres, deixando tudo o que é fluido e andrógino num lugar de não-existência).

A linguagem limita nossa capacidade de falar sobre um assunto sem cair em essencialismos binários. A dualidade existe, a binariedade foi inventada. Certamente o Sol seria escolhido como principal referência e como signo referencial, restando para a lua (o cuidado, os afetos, as emoções) um lugar secundário. Em certa medida, nós somos sim o nosso sol, é do sol que tiramos nossa força e potência. Mas nós também somos a nossa lua, e é da lua que nós tiramos nossa conexão emocional. É a nossa lua que gera o nosso sol, nos comportamos de acordo com a nossa lua em direção ao sol. Portanto, eu sugiro que você leia seu sol, seu ascendente e sua lua.

Isso não significa que os outros planetas não têm importância, mas em termos gerais o sol + ascendente + lua são o trio poderoso que rege nossa personalidade básica. Lembre-se que a astrologia estuda os ciclos, estuda o céu sob o ponto de vista de quem está na terra. Estamos falando sobre intuição e sobre fé. Quando eu falo em regência estou me referindo a influência básica que sempre é recíproca, num vai e vem que sobe e desce, sem hierarquias, numa ação conjunta.

Sol: nossa vitalidade/para onde nos movemos. Lua: nossas emoções/quem somos e de onde viemos. Ascendente: a maneira como nos relacionamos com o mundo exterior.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s