6 mudanças que aconteceram no mundo da moda desde 2006

No mundo da internet, dez anos é praticamente um século. Ainda mais com o crescimento das redes sociais, que tornaram o mundo um lugar muito menor e as notícias voam na mesma velocidade que uma mensagem no Whatsapp.

Pensando nisso, o Refinery 29 fez uma comparação entre o mercado da moda em 2006 e no recém-começado 2016. E, como você pode imaginar, as mudanças são bem grandes.

Colaborações com designers
Em 2006: apenas começando, as parcerias de marcas de fast-fashion com grandes designers eram uma novidade no mundo da moda. A Target começou com a ideia neste ano, seguindo os passos da H&M, que dois anos antes lançou uma coleção com Karl Lagerfeld.

Em 2016: Se a coleção da H&M com a Balmain é um medidor de sucesso, então pode-se dizer que as colaborações fashion continuam com tudo. Muitas das linhas, a exemplo dessa colab, acabam em questão de minutos, tiram sites do ar e causam tumulto nas lojas.

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Blogueiras de Moda:
Em 2006: o grande boom das bloggers aconteceria no Brasil apenas alguns anos depois, em meados de 2008, então, não é de se surpreender que em 2006 muitos dos grandes nomes do cenário das blogueiras ainda começava a brincar na internet. O The Sartorialist, por exemplo, começou suas postagens em setembro de 2005.

Em 2016: blogueiras não são mais apenas blogueiras, mas verdadeiras empresárias. E os blogs, que antes mostravam apenas os looks do dia, agora se tornaram sites de lifestyle, com uma presença online poderosa e que pode render uma fonte de renda, inúmeras parcerias e colaborações que saem do mundo online. O excesso, claro, também faz parte dessa história, com blogs surgindo a todo momento esperando o seu lugar ao sol.

Tendências de jeans
Em 2006: o jeans skinny era praticamente o uniforme de todas as mulheres mundo afora. No ano anterior a Topshop recheava as suas araras com o modelo, que passou até mesmo a ser usado pelas celebridades no red carpet.

Em 2016: o skinny continua firme e forte, porém, ele deu espaço para modelos mais soltos e arejados, como a pantalona, que foi sucesso em 2015, e as pantacourts e culotes.

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Principal marca teen
Em 2006: a Hollister era a queridinha dos teens do começo do novo milênio, de forma que a marca do grupo Abercrombie & Fitch era a mais popular entre os jovens entre os anos de 2005 e 2008.

Em 2016: com tantas polêmicas – principalmente envolvendo as silhuetas – não é à toa que o grupo A&F perdeu popularidade e abriu espaço para outras marcas. A Nike, desde 2011, tem ganhado muito espaço entre o público mais novo, dominando o cenário teen e os corredores das escolas.

Supermodelos
Em 2006: Kate Moss era o nome do momento, e enquanto a top britânica se envolvia em polêmicas relacionadas ao uso de drogas, o ano também marcou uma época em que ela fez algumas das suas mais importantes passagens pelas passarelas e virou até mesmo um holograma no desfile de outono/inverno 2006 da Alexander McQueen.

Em 2016: Kendall e Kylie Jenner, as faces da nova geração, não só arrasam na passarela, como são mais públicas que nunca, mostrando cada detalhe de suas vidas no Instagram e no Snapchat.

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Gêmas Olsen
Em 2006: ainda conhecidas apenas como atrizes, Mary-Kate e Ashley Olsen estavam começando o seu trabalho na moda em meados de 2006, posando para campanhas como a da Badgley Mischka. No ano, entretanto, elas também lançavam de forma bem discreta a sua primeira marca, a The Row.

Em 2016: No ano passado, as gêmeas ganharam o seu segundo prêmio de moda feminina pela The Row no CFDA Awards, o Oscar da moda. As duas deixaram a carreira no cinema e na TV para trás e focaram no cenário fashion, criando outras marcas sob o seu nome e fechando parcerias de dar inveja no cenário.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s