Dança na pintura e nas roupas

Aproveitando a abertura em Nova York de uma exposição de Degas, um artista apaixonado pelas bailarinas, selecionamos cinco momentos em que a dança inspirou a moda.

Quem estiver em Nova York de 26 de março até 24 de julho  terá a chance de ver a mostra Edgar Degas: A Strange New Beauty, no MoMa. São mais de 120 gravuras raras e 50 pinturas, além de desenhos, anotações e cadernos do artista francês, que adorava registrar em seu trabalho as bailarinas do L’Opéra de Paris. Muitas delas foram eternizadas por ele, como é o caso da Marie van Goethem, na obra em bronze A Pequena Dançarina de Catorze Anos (1888). Assim como o universo da dança esteve presente em muitas de suas obras, o mesmo acontece no circuito de grifes, que inspira-se nas coreografias, nos trajes e nos passos precisos para criar suas coleções.  Reunimos alguns momentos em que dança e moda andaram de mãos dadas.  

Valentino Outono/Inverno 2017

O duo de diretores criativo Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli assumiu a marca em 2008 e desde então entregam coleção atrás de coleção cheias de looks desejo e acessórios statement. No desfile de outono-inverno 2016/2017, apresentado neste ano, eles reeditaram as conhecidas sapatilhas studs, que desta vez, parecem que saíram direto do palco para a passarela.

Opening Ceremony Primavera/Verão 2016

Uma das apresentações mais comentadas da semana de moda de Nova York, em setembro passado, foi sem dúvida nenhuma a da Opening Ceremony. Coreografadas por Justin Peck, as bailarinas do New York City Ballet invadiram a passarela misturando passos de dança moderna, contemporânea e clássica e surpreenderam o público com quedas muito bem programadas. Repare na reação das pessoas na primeira fila!

Rodarte e o figurino de Cisne Negro

Em 2011, quando o filme foi lançado,  Kate e Laura Mulleavy ( que desenvolveram as roupas de balé) entraram em uma pequena briga pública sobre os créditos dos lindos tutus usados por Natalie Portman. Amy Westcott, a figurinista responsável, chegou a dizer que o envolvimento da Rodarte foi exagerado pela imprensa e pela assessoria da marca. O motivo da briga tinha uma razão: caso os figurinos ganhassem um Oscar, os louros seriam apenas dela e as irmãs não gostaram nada disso .  Mas quem levou a estatueta foi apenas a atriz que vestiu os belíssimos figurinos.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Viktor & Rolf Primavera/Verão 2014

Performance ou propaganda? Ao final do desfile couture, na semana de moda de Parisem 2014,o duo holandês convidou as bailarinas do Dutch National Ballet, vestidas com collant, estampas trompe l´oiel e sapatilhas de ponta,  para subirem ao palco. Detalhe: ao fundo, foi projetada a propaganda do Bonbon, fragância da marca lançada naquele dia.

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

A própria ELLE! 

Em fevereiro de 2010, a versão americana da ELLE realizou um belo ensaio de moda com coleções e marcas nova-iorquinas. Na frente das lentes, a modelo e atriz Natasa Vojnovic e os bailarinos do American Ballet Theatre.

Pinterest/reprodução Pinterest/reprodução

Pinterest/reprodução (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s