Elas são as concorrentes da categoria Revelação do Prêmio Claudia

Mc Soffia, Sayuri Magnabosco e Tabata Amaral de Pontes são jovens, mas têm muito a dizer (e a ensinar).

Neste ano, o Prêmio Claudia chega a sua 22ª edição. Para votar na sua candidata favorita de cada categoria, basta entrar no site www.premioclaudia.com.br até o dia 25.9 – a cerimônia acontece no dia 2.10, aqui em São Paulo. Abaixo, ELLE apresenta as concorrentes ao prêmio Revelação! Conheça as jovens supercriativas e estão na competição.

Sayuri Magnabosco

revelacao-claudia

(Pablo Saborido para Prêmio Claudia)

Em 2014, Sayuri era uma estudante do 2º ano do Ensino Médio. No entanto, diferente da maioria das alunas de sua idade, seu ímpeto cientista transformou o quintal da casa de seus pais em um laboratório: tudo para ganhar o Prêmio Jovem Cientista, que um professor a tinha sugerido competir. Para tal, a curitibana inventou uma embalagem sustentável para alimentos feita à base do bagaço da cana-de-açúcar. “Trata-se de um insumo abundante no Brasil, pois é resíduo da produção de etanol. É leve, mas resistente”, explica. Apesar de não ter levado o troféu para casa, 8 universidade norte-americanas das 15 em que se inscreveu a desejam ter como aluna. Sua escolha? Engenharia Biomédica, no Dartmouth College.

Mc Soffia

revelacao-claudia

(Pablo Saborido para Prêmio Claudia)

Antes mesmo de nascer, Mc Soffia já frequentava rodas de debate e oficinas do movimento negro no útero de Kamilah Pimentel, produtora cultural. Aos seis anos de idade, numa dessas reuniões, ela descobriu a sua paixão pelo hip hop. “Quero cantar”, disse para sua mãe. Desde então, a rapper tem apenas 13 anos, Soffia segue rimando linhas sobre empoderamento feminino, especialmente o de mulheres negras. “Eu assistia à televisão e só tinha gente diferente de mim. Não gostava daquilo, buscava identificação”, diz a menina que, quando mais jovem, sonhava em ser branca. Hoje, sua missão é a de fazer com que nenhuma garota negra se sinta mal pela cor de sua pele. Não à toa, suas letras têm versos como “Menina pretinha/Exótica não é linda/Você não é bonitinha/Você é uma rainha”. Depois de cantar com Karol Conká nas Olimpíadas, ela está realizada: “Minha grande realização é quando outras garotas vêm contar para mim que assumiram seu cabelo depois de ouvir minhas músicas. Isso é fantástico”.

Tabata Amaral de Pontes

revelacao-claudia

(Pablo Saborido para Prêmio Claudia/Reprodução)

As pretensões de Tabata miram alto: “Ainda serei presidente do Brasil”. A cientista política formada pela Harvard ansia por transformar a sociedade e deixar sua marca no mundo. “Quero ocupar cargos e mudar a realidade”, diz a jovem que quer se candidatar a deputada nas próximas eleições. Enquanto ainda fazia faculdade nos Estados Unidos, a menina que veio do extremo sul de São Paulo juntou-se a alguns colegas também brasileiros para conceber o Mapa Educação, um manifesto sobre as fragilidades do sistema educacional em seu país de origem. Além disso, um pouco mais tarde, Tabata criou o Acredito, um movimento suprapartidário para apoiar candidatos que assinam embaixo de suas causas (que variam entre interesses da direita e da esquerda): casamento igualitário, mais independência para a economia e educação de qualidade.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s