Em nova exposição, Juno Calypso quer te levar para um spa sci-fi

Com instalações na Galeria Melissa, em Londres, a artista questiona a busca pela perfeição estética.

Algo que poderia ter saído de um filme de ficção científica está no porão da Galeria Melissa, em Londres. Sob forte iluminação vermelha fica um spa de beleza que parece ser de outro mundo. Manequins em tamanho real usando máscaras, robes e sapatos Melissa ajudam a compor o ambiente que leva o visitante a questionar o lado bizarro dos procedimentos estéticos. Além dos manequins, estão no espaço uma animação com espécies de robôs em um salão de beleza feita com o duo de designers franceses Geriko e uma réplica em tamanho real da criadora de tudo isso. “Eu queria criar um espaço que fosse relaxante mas um pouco aterrorizante ao mesmo tempo. Eu sempre tive interesse em engenhocas de beleza e em sua estética de ficção científica”, conta Juno Calypso, a artista por trás da exposição, à publicação britânica Hunger.

 (Juno Calypso/Divulgação)

The Salon é a primeira instalação imersiva criada por Juno, mas subverter expectativas não é novidade para ela. A artista inglesa de 27 anos já é conhecida por levar seu female gaze a fotografias que questionam rituais de beleza e feminilidade – um exemplo é série de fotos The Honeymoon, que retrata a estadia de uma mulher sozinha em uma suíte de lua de mel.

Ainda que a exposição aponte para a procura pela perfeição ao brincar com elementos futuristas – e assustadores -, Juno não acredita que o crescimento da busca por procedimentos estéticos esteja fora de controle. “Eu acho que esse aumento também força a indústria da beleza a se aperfeiçoar moralmente”, diz.

Para quem quiser conferir de perto, The Salon fica na flagship store da Melissa em Covent Garden, na Inglaterra, até 15 de abril.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s