Essa pesquisadora incluiu 270 mulheres cientistas na Wikipedia

A pós-doutoranda Jess Wade luta pelo reconhecimento das mulheres na Ciência.

Insatisfeita com o resultado das campanhas de inclusão feminina no meio científico, como “9% não é o suficiente” e o vídeo da Comissão Europeia “Ciência é coisa de menina”, a pesquisadora Jess Wade resolveu fazer a sua parte. Para aumentar o reconhecimento das mulheres na Ciência, a pós-doutoranda em Eletrônica da Imperial College de Londres incluiu 270 verbetes na Wikipedia com a história de cientistas.

Leia Mais: Conheça os livros do clube de leitura feminista de Emma Watson

“A Wikipedia é uma ótima maneira de envolver as pessoas nessa missão, porque quanto mais você lê sobre essas mulheres sensacionais, mais você fica motivada e inspirada por suas histórias pessoais”, explicou Jess ao The Guardian. Entre as biografias incluídas por ela, está a de Kim Cobb, cientista climática americana, a de Susan Goldberg, editora da National Geographic, e de Emma McCoy, primeira professora de Matemática da Imperial College.

Além de pesquisar e escrever os verbetes, Jess se envolve em ações mais diretas. Recentemente, ela distribuiu cerca de 70 exemplares do livro Inferior, de Angela Saini, que analisa as diferenças e estereótipos de gênero no ponto de vista da Ciência. A cientista também se envolve em campanhas para a nomeação de mulheres nos prêmios mais importantes da comunidade científica.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s