Exposição do MIS traz à tona o trabalho da fotógrafa Vivian Maier

A ideia de ser objeto de estudo e tema de exposições certamente nunca passou pela cabeça da babá e fotógrafa nas horas vagas Vivian Maier. Dona de uma história cada vez mais rara, em uma época em que se compartilha tudo nas redes sociais, ela nunca dividiu seu trabalho. A exposição O Mundo Revelado deVivian Maier, de 21 de abril a 14 de junho no MIS, em São Paulo, corrige esse anonimato com 101 fotos e nove filmes super-8. 

Nascida em 1926, de pai austríaco e mãe francesa, Maier viveu na França quando pequena e se mudou para os Estados Unidos jovem, dedicando 40 anos de sua vida a cuidar dos filhos de outras famílias. Nas férias, viajou por lugares como Bangkok, Pequim e Grécia. 

Seu trabalho, que documenta as décadas de 1950 e 60, foi descoberto em 2007, em um leilão, pelo historiador John Malook, que ficou obcecado com as imagens de autoria até então desconhecida – o primeiro documento achado sobre ela foi um obituário de 23 de abril de 2009, em que John, Lane e Matthew Gensburg lamentavam o falecimento da babá que cuidou deles por 17 anos. São as únicas testemunhas conhecidas de Vivian em ação. Segundo a curadora, Anne Morin, sua proximidade com as crianças se refletia na maneira como Vivian via o mundo. “Eles a ensinaram a cultivar a imaginação. Há algo no mundo infantil que flutua em suas imagens, ainda que possam ser situações difíceis e pesadas em alguns casos”, conta Anne. 

O acervo total do trabalho de Maier gira em torno de 100 mil negativos. Para a mostra, foram divididos em grupos: as crianças, a vida nas cidades pelas quais passou, retratos, imagens coloridas e filmes.

Quer mais? Confira a matéria na íntegra na ELLE de maio/2015!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s