Exposição mostra como a moda masculina sempre se relacionou com o movimento genderless

A exposição Reigning Men: Fashion Menswear, 1715 – 2015, que fica aberta ao público até o dia 21 de agosto deste ano no museu de arte de Los Angeles, o LACMA, discute como a moda masculina, aparentemente, se aproxima do movimento genderless. 

Começando no século 18, a exposição mostra que, no passado, as vestimentas dos homens eram banhadas com elementos que, com o passar dos anos, foram associados às mulheres, como longas vestes e estampas chamativas. Ela explora que, como tudo na moda, esse elementos voltam com força para o cenário fashion. 

Com um total de 200 looks, em produções que se alternam entre os séculos e as décadas, Reigning Men explica de forma bastante visual como e de onde vieram as influências na moda masculina e que as mudanças e adaptações das peças ao corpo – e aos diferentes momentos históricos – não são exclusivas das mulheres. 

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

A exposição ainda sugere que a fluidez de gênero, que está bastante em pauta, venha dos looks masculinos do passado, que, durante o próprio século 18, eram tão ou mais repletos de floreios do que as produções femininas. Na época, os homens gostavam de chamar atenção e roupas com estampas, brocados, bordados, rendas e brilhos eram indispensáveis para os grandes nomes da aristocracia. 

Vale lembrar que, na época, usar tecidos e modelos trazidos de países como a China e a Índia – onde as peças longas e as cores vibrantes sempre foram ganharam destaque – eram sinal de poder e riqueza.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s