Falamos com o diretor de ‘Me Chame Pelo Seu Nome’

O italiano Luca Guadagnino fala à ELLE sobre seu processo de trabalho e sua ligação com a moda.

O italiano Luca Guadagnino é o responsável pelo filme mais comentado dos últimos tempos, Me Chame pelo Seu Nome, que estreou no Brasil dia 18 de janeiro. O longa fala de um romance de verão na Itália de 1983. Elio Perlman (Timothée Chalamet), um garoto de 17 anos, filho de um professor, se apaixona por Oliver (Armie Hammer), um acadêmico norte-americano de 24, que chega à casa de veraneio de seus pais, no norte da Itália, para um intercâmbio de seis semanas. Todos os anos, um novo estudante aparece para passar uma temporada, mas dessa vez a visita deve marcá-lo para sempre. É um filme sensual, sobre uma paixão verdadeira e ansiosa – é aí que a atuação de Timothée se mostra incrível. Um retrato (com a luz linda) de duas pessoas que têm a sabedoria de dizer sim a um momento único que se arranja em suas vidas.

Leia mais: Oscar 2018: filmes imperdíveis que têm tudo a ver com moda

 (Sony Pictures Classics/Divulgação)

O longa é inspirado no livro homônimo do escritor norte-americano André Acinam e favorito do Oscar em várias categorias, incluindo ator principal para Timothée. Em 2009, Luca concorreu com Um Sonho de Amor, indicado a melhor figurino – no longa, a personagem de Tilda Swinton veste Jil Sander, na época sob a direção de Raf Simons. O estilista também colaborou com A Bigger Splash (2015), em que Tilda vestia Dior. É por isso, e por filmes fashion para grifes como Fendi, que o diretor, de 46 anos, é uma referência na moda. O lançamento, embora tenha muita pele e pouca roupa, traz a estética da época não só nos shortinhos e tênis brancos mas também na trilha sonora. The Psychedelic Furs e Giorgio Moroder estão na playlist, já disponível no Spotify. O diretor falou com a ELLE no Festival do Rio, onde lançou o filme.

A atuação de Timothée Chalamet é incrível. Quais foram suas instruções?

A única coisa que eu disse para todo mundo foi para ser leve. Essa interpretação é dele, eu diria. Ele é muito inteligente. Um ator muito, muito bom.

Como acha que as pessoas se sentem depois de assistir ao seu filme?

Não gosto de falar sobre mensagens. É difícil articular o significado de meus filmes. Eles são uma experiência que deve ser deixada nos olhos, no coração e na mente dos que o assistem. Me sinto tímido em articular uma interpretação da minha própria caminhada.

Como escolhe as locações?

O espaço é sempre uma questão relacionada com as pessoas que ocupam esse lugar. Nunca começo pela locação. Isso traz o sentimento estranho de entregar um cartão-postal. O que é importante é “onde essas pessoas moram?”. Por que elas estão lá e como ocupam o espaço é mais importante do que o espaço em si.

Como você definiria Raf Simons?

Gosto de artistas, de me relacionar com pessoas que são criativas, realizam as coisas do seu próprio jeito. Raf e eu nos conhecemos quando ele fez sua primeira coleção para a Jil Sander. Nos adoramos e eu pedi a colaboração dele. Fiquei feliz que tenha topado porque gosto muito dele. Antes de tudo, Raf é um grande artista.

Você vai filmar o remake de Suspiria (1977) com trilha de Thom York. Poderia falar um pouco da colaboração?

Thom é provavelmente o maior rockstar vivo. Ele é um tipo de músico complexo, que emociona as pessoas que o escutam. Suspiria pretende ser uma experiência transformadora através do horror e com Thom e seu poder para a música temos uma combinação perfeira. Tenho sorte por ele ter dito sim.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s