Fundação Prada inaugura centro de arte contemporânea em maio

Considerada uma das capitais da moda e das artes, Milão ganha em maio um novo espaço dedicado à arte contemporânea. Localizado em Largo Isarco, no sul da cidade, a Fondazione Prada ocupa 19 mil m², 11 mil deles destinados apenas a exposições. O projeto arquitetônico é de Rem Koolhaas (da OMA), parceiro da grife há mais de 25 anos. Com a inauguração, a fundação amplia seu repertório já convidativo de curadores, escritores, cineastas e pensadores. São sete prédios de uma antiga destilaria de 1910 e mais três estruturas: um auditório (o Palco), um complexo para exposições temporárias (o Museu) e um prédio de nove andares de expositivos (a Torre). 

Logo na inauguração, o lugar apresentará duas instalações dos artistas Robert Gobet e Thomas Demand e um documentário assinado por Roman Polanski. A exposição de abertura, Serial Classic, com curadoria do historiador Salvatore Settis, da uma ponte com o espaço da fundação em Veneza (no Palácio Ca’Corner della Regina), que recebe ao mesmo tempo Portable Classic, também assinada por Settis. São duas mostras que pretendem abordar o clássico no contexto da contemporaneidade. 

Entre as maiores atrações do centro, está um ambiente criado por Wes Anderson, que recriou o clima típico de antigos cafés da cidade. O diretor é famoso por cuidar do visual de seus filmes em cada detalhe (seu último longa, O Grande Hotel Budapeste, venceu o Oscar este ano nas categorias maquiagem, figurino, design de produção e trilha sonora). “Nossas colaborações no cinema não são de agora: trabalhamos com Robert De Niro para trazer o Tribeca Film Festival a Milão e tivemos um longo relacionamento com o Festival Internacional de Veneza para a restauração de filmes”, conta Astrid Welter, diretora de projetos da fundação.

Quer mais? Leia a matéria na íntegra na ELLE de abril/2015!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s