Hilda Hilst ganha casa exclusiva na Flip

Homenageada é a primeira autora a ter um espaço próprio com saraus e instalações de arte

“Eu fico besta. Ninguém me lê”, disse Hilda Hilst em uma entrevista no final da década de 1990. Hoje, 28 anos depois, essa frase felizmente já não se aplica tanto assim. A autora tem sua importância cada vez mais celebrada e é, inclusive, a homenageada da edição de 2018 da Flip, em Paraty – em anos anteriores a festa celebrou nomes como Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos. Neste ano, Hilda não será apenas lida: o visitante do evento que acontece entre 25 e 29 de julho poderá ter uma experiência de imersão no universo da escritora por meio de uma novidade especial: a Casa Hilda Hilst.

Fruto de uma parceria entre a Companhia das Letras, o Instituto Hilda Hilst e a Hysteria, plataforma de produção e curadoria feita por mulheres, o espaço é inédito na história da Flip – nenhum autor homenageado na festa literária teve uma casa exclusiva até hoje –  e contará com uma programação intensa que apresenta vários aspectos da escritora e de seu trabalho.

O espaço em Paraty vai reconstruir ambientes da Casa do Sol, chácara no interior de São Paulo em que a autora viveu até morrer, em 2004, e contará com imagens dos locais favoritos de Hilda, como uma escrivaninha e um pátio interno. Haverá também uma seleção de livros à disposição do público, que será encorajado a escolher trechos para ler em saraus organizados na casa.

Entre as atrações também está uma parede-instalação, que exibirá três vídeos: depoimentos de amigos da escritora, uma performance em vídeo de Tainá Muller – atriz que viverá Hilda no cinema em breve e que também guiará visitas pela casa – e projeções de desenhos inéditos feitos pela autora. “Quem visitar a casa vai conhecer uma Hilda que se desdobra em várias”, diz Daniel Fuentes, presidente do Instituto Hilda Hilst. “Ela é infinita. Acho que essa história tinha que ser contada para todos.”

Tainá Muller caracterizada como Hilda

Tainá Muller caracterizada como Hilda (Frâncio de Holanda/Divulgação)

Os ingressos para a Flip 2018 já estão à venda por aqui. Enquanto a festa literária não chega, mostramos os desenhos da escritora que serão projetados na Casa Hilda Hilst. Vem ver!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s