Milhares de fotos inéditas de Andy Warhol virarão livro e exposição

Além disso, mais 130 mil imagens feitas pelo artista serão disponibilizadas em uma iniciativa online da Universidade de Stanford.

Estima-se que Andy Warhol tenha tirado dos negativos apenas 17% das fotos que fez ao longo de sua carreira. Um dos mais importantes artistas da cultura pop dos anos 1970, autor da célebre frase “No futuro, todos terão seus 15 minutos de fama”, Warhol era MUITO exigente e rejeitava fotos que não estivessem totalmente de acordo com seus rígidos critérios. O que era uma pena para quem admirava seu trabalho.

Andy Warhol

 (Andy Warhol Foundation/Divulgação)

Mas agora isso será revertido. A Universidade de Stanford, com quem ficou todo o acervo do artista depois de sua morte, em 1987, decidiu vasculhar 3600 folhas de contato – aquelas em que ficam as miniaturas de fotos feitas em filmes – e encontrou mais de 130 mil imagens perfeitas deixadas por Warhol. Elas foram feitas entre 1976 e 1987.

São fotos de Debbie Harry, Truman Capote, Liza Minelli, Jean-Michel Basquiat, Jon Gould (namorado de Warhol), entre outras personalidades que estavam sempre com ele, que serão disponibilizadas na íntegra na iniciativa online “Contact Warhol Project”.

Andy Warhol Jean-Michel Basquiat Jean-Michel Basquiat fotografado por Warhol em 1982

Jean-Michel Basquiat fotografado por Warhol em 1982 (Andy Warhol Foundation/Divulgação)

Uma seleção delas formará a exposição “Contact Warhol: Photography Without End”, no Cantor Arts Centre da Universidade de Stanford, de 26 de setembro deste ano a 6 de janeiro de 2019. E uma seleção desta seleção irá para um livro a ser lançado em novembro, com o mesmo título da mostra.

“É Warhol como você nunca viu antes. Ali você vê seu dia a dia de uma forma que nunca havia sido possível”, diz Richard Meyer, professor de Stanford. “As fotos não proporcionam apenas uma ideia da vida e do trabalho de Warhol, elas também ajudam a esclarecer o que o motivava e o preocupava na última década de sua vida.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s