O estilista Lino Villaventura se arrisca pela primeira vez na criação dos figurinos de um musical

Uma das estreias mais aguardadas do ano, Nine – Um Musical Felliniano, nova empreitada da dupla estrelada Charles Moëller e Claudio Botelho, chega ao palco no próximo dia 23, na capital paulista. Inspirado no clássico filme 8 ½, do diretor italiano Federico Fellini, o espetáculo conta a história de Guido Contini, famoso diretor de cinema que se encontra no meio de uma crise criativa. Em sua saga – que mistura realidade, memória, fantasia e sonho – ele reencontra todas as mulheres de sua vida. “A mulher é a força da natureza, ela gera, concebe e cria. Nine fala sobre o poder das mulheres e profetiza que a vida é uma festa de beleza e de amor pelo sexo feminino”, explica Moëller.

Na versão nacional,  o ator italiano Nicola Lama terá o desafio de interpretar Guido, personagem que já foi vivido por Raul Julia e Antonio Banderas na Broadway e , no cinema, por  Marcello Mastroianni  e Daniel Day-Lewis ( em filme homônimo, dirigido por Rob Marshall em 2009). Ele será o único homem de um elenco majoritariamente feminino. Beatriz Segall – em sua estreia no teatro musical aos 88 anos! -, Carol Castro, Leticia Birkheuer, Malu Rodrigues, Mayana Moura e Totia Meireles sãos as atrizes convocadas para viver as musas do cineasta. E para vestir esse casting superespecial, os diretores convidaram um nome de peso das passarelas nacionais: o estilista  Lino Villaventura. Ele já assinou o figurino de peças de teatro, filme e balé, mas esta é sua primeira colaboração em um musical. Em um bate-papo com a ELLE,  o fashion designer conta como foi essa experiência.

Como  surgiu o convite para o trabalhar com os figurinos do musical?

O “namoro” com a dupla já acontecia há algum um tempo, e de todos os musicais que   Moëller e Botelho já fizeram, o Nine é o que tem mais a ver com meu trabalho. Fiquei muito feliz com o convite.  Já tinha assinado  figurinos para cinema, teatro e dança – como meu trabalho com o Balé da Cidade de São Paulo-, mas para musical é a primeira vez.  Agora, só falta fazer as roupas de uma ópera.

Como foi o seu processo de criação?

Bem, primeiro eu não quis ver os figurinos nem da versão da Broadway nem do cinema muito menos do filme de Fellini. Não queria interferência, gosto de trabalhar assim, de uma maneira bem original. Depois comecei a pensar no que acontece em cada cena e na personalidade de cada personagem.  Pude  explorar vários facetas porque as mulheres são muitos distintas – uma é amante, outra prostituta, há a mãe, a atriz glamurosa.

Nesse tipo de trabalho, como fica a interação com o diretor?

Todas as vezes que me convidaram para estes projetos, sempre respeitaram demais a minha vontade do mesmo jeito  que sempre respeitei a “viagem” de quem está dirigindo.

Quais materiais e tecidos você usou?

Fiz um trabalho requintado, com muitos tecidos, como a seda, e elementos diferenciados, como cristais e vidrinhos da República Tcheca. Para criar vários efeitos, brinquei com texturas,  estampas e fiz tingimentos. Como é uma história italiana, usei muito preto e vermelho e algumas coisas em dourado. Quis deixar tudo com um perfume de filme Made in Italy. Aliás, sempre amei muito as obras de gênios italianos como Fellini e Pasolini.

SERVIÇO

Teatro Porto Seguro

Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo

 De 23 de maio a 9 de agosto

Quintas, Sextas e Sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Duração: 2h15

Classificação etária: 12 anos

Lotação: 508 lugares

Ingressos:

Quintas e Sextas

R$ 80 (Frisa/Balcão), R$ 100 (Balcão Vip), R$ 150 (Plateia) e R$ 180 (Plateia Vip).

Sábados e Domingos

R$ 100 (Frisa/Balcão), R$ 130 (Balcão Vip), R$ 180 (Plateia) e R$ 200 (Plateia Vip).

 

 

 

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