Oscar anuncia grandes mudanças para promover a diversidade

O Oscar deste ano voltou a causar buzz nas redes sociais com a hashtag #OscarSoWhite, que denuncia a falta de diversidade nos indicados da premiação. E, ao que parece, a mensagem foi recebida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Segundo um release liberado na própria página da premiação, a Academia decidiu fazer história, uma vez que, por meio de uma votação unânime na última quinta-feira (21.01), o conselho aprovou a formulação de mudanças estruturais nos seus membros, no próprio conselho e nos membros com poder de voto para dar mais espaço à diversidade.

“A Academia vai liderar e não esperar a indústria alcançar essa meta”, disse a presidente Cheryl Boone Isaacs. “Essas novas medidas a respeito do conselho e das votações terão um impacto imediato e começarão um processo significante de mudança na composição dos seus integrantes”.

Começando no final deste ano, cada membro terá chance de votar por apenas 10 anos e o seu status será renovado caso ele tenha sido ativo no mercado cinematográfico durante esse tempo. Membros receberão voz de voto vitalícia após três termos de 10 anos ou se forem indicados ou receberem um prêmio da Academia. As novas regras serão aplicadas também aos membros atuais, retroativamente.

Além disso, a Academia vai lançar um projeto ambicioso para recrutar e identificar novos membros que representem uma maior diversidade. Para começar as mudanças imediatamente, a Academia vai criar três novos cargos no seu conselho principal que serão ocupados por indicações vindas diretamente da presidente, a primeira mulher negra a comandar associação, e os mandatos terão duração de três anos.

O próprio conselho e áreas executivas da Academia também ganharão cargos, para que os novos membros possam ser vozes ativas nas decisões feitas pela associação. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s