Saiba antes o que você vai ver na exposição O Mundo de Tim Burton

Há um escorregador envolvido.

Mais de 50 mil ingressos antecipados foram vendidos para a megaexposição O Mundo de Tim Burton, aberta hoje (4/2) e que vai até 15 de maio – agora, quem quiser comprar antes, só para a segunda quinzena de março. O frisson não é para menos. A mostra, que já viajou para lugares como Praga e Melbourne, é hit unânime entre os visitantes. Repetindo os feitos com outros nomes pop como Stanley Kubrick e David Bowie, o MIS separou três espaços expositivos diferentes dentro do museu para servir de casa para os 500 itens relacionados ao cineasta americano. “Você entra pela boca, sobe pelo pescoço e chega ao cérebro – literalmente, já que a porta de entrada reproduz uma boca gigante. Não é uma coleção de objetos dos filmes, mas de materiais que mostram o que fez para que os longas existissem”, explica André Sturm, diretor do museu. Misturando cenografia e tecnologia, os visitantes entram no universo lúdico de Burton.

Isabela Yu Isabela Yu

Isabela Yu (/)

As escadas e o escorregador levam para a segunda parte da mostra. 

São centenas de desenhos, pinturas, fotografias, polaroides, bonecos, maquetes, esboços, guardanapos e páginas de caderno produzidos pelo ex-estagiário de animação da The Walt Disney desde a infância. Divididos em sentimentos, os visitantes logo chegam no Terror/Humor, sala que abre a exposição. Na dicotomia do diretor, nada realmente é o que parece ser. Seu humor irônico permeia toda sua produção, como o Papai Noel que dá um ursinho de pelúcia para o menino que foi transfigurado por um urso de verdade, na obra Sem Título, da série O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias (1997). Esse jogo de mentira e verdade vale também para alguns dos curtas em 16mm, como Doctor of Doom e Luau, exibidos por meio de uma placa de acrílico polarizado – é preciso posicionar a placa em frente à televisão para assistir aos filmes. Os visitantes podem passear ainda pela Felicidade, Angústia/Melancolia e Encantamento, esta última dedicada aos ídolos de Tim e reúne as produções mais antigas dele, como desenhos de escola

Isabela Yu Isabela Yu

Isabela Yu (/)

Placa “Amasse o lixo” (1973), quando Tim era adolescente, em Burbank, venceu diversos concursos de arte de empresas locais, a placa circulava nos caminhões de lixo locais. 

O Mundo de Tim Burton tem a curadoria de Jenny He, do MoMA, em Nova York, mas conta também com muitos pitacos do próprio diretor. Como inverter as letras da seção de Roteiros Não Realizados e do letreiro de Hollywood – pois era assim que o jovem Tim via as famosas letras de sua casa, em Burbank. Para os superfãs, não há material do recém descoberto Superman Lives, projeto de 1996 diretor com Nicolas Cage no papel principal. Não faz falta, porque ali sobra material do diretor artista. Há até uma versão de Chapeuzinho Vermelho dark, chamada Little Dead Riding Hood. Artista prolífico, Burton realmente coloca as mãos na massa para longos estudos em seus diferentes projetos. São várias versões de seus personagens até vermos suas visões na tela. “Um dos aspectos que unificam sua produção é a espontaneidade. É essa uma das razões pelas quais os visitantes e os fãs se conectam tanto com seu trabalho. Tim está sempre lá, pessoalmente, colocando toda sua subjetividade no papel, na câmera e na tela. Não há distância entre o artista e a obra”, diz a curadora Jenny He à ELLE. Para encarar a fila e entrar no clima gótico suave em pleno verão brasileiro! 

Leia nossa entrevista com os curadores da exposição na ELLE/fevereiro! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s