Este livro pode te ajudar a ficar seis meses sem comprar roupas

Conheça o 'Detox das Compras' escrito pela jornalista Carol Sandler.

Imagine o seguinte cenário: você deve ficar seis meses sem realizar nenhuma compra. Absolutamente nada. Sapatos, bolsas, roupas, maquiagem, joias ou qualquer tipo de acessório. Um pouco radical? Talvez, mas não impossível e com um propósito. A jornalista Carol Sandler provou que existem chances de completar este desafio com tranquilidade. E a experiência acabou se transformando no livro Detox das Compras, um guia que ensina seus leitores a equilibrar a vida financeira, organizar as dívidas e a refletir sobre os impactos do consumo exagerado.

Leia Mais: Iniciativas que mostram como o consumo de moda está mudando

Familiarizada com o universo da economia, em 2012 ela criou o Finanças Femininas, um site que pretende empoderar mulheres por meio da educação financeira. “Comecei a perceber que não existia um canal no Brasil falando com mulheres sobre este assunto, e então decidi entrar no nicho.” Carol explica que existe um motivo para falar especificamente com o público feminino. “A maneira como homens e mulheres lidam com dinheiro é diferente porque elas ganham menos e possuem, muitas vezes, a mesma quantidade de responsabilidades financeiras. Além disso, só faz 60 anos que a mulher tem direito a uma conta bancária individual. É um tempo bem curto”, ressalta.

carol_sandler_detox_das_compras_livro Carol Sandler

Carol Sandler (Cleiby Trevisan/Divulgação)

Toda experiência com o site fez com que, em 2016, a jornalista decidisse abdicar das compras pelo período de seis meses. “Nunca fui uma pessoa muito consumista mas quis testar e fazer algo radical. Queria entender a relação que o consumo tinha com minha vida.” Para tornar tudo mais fácil, ela mudou seu comportamento nas redes sociais. No Instagram, deixou de seguir marcas, blogueiras de moda ou celebridades. Também decidiu parar de receber newsletters de lojas no e-mail. “Quando você começa a bloquear os estímulos, acaba ficando mais imunizada”, justifica.

Leia Mais: Conheça a extensão que te ajuda a comprar conscientemente

Existiram alguns momentos difíceis e outros mais fáceis no processo, que a fez repensar suas roupas. “Foi legal, passei a ter outra relação com o meu armário, a combinar e a experimentar todas as peças. Doei muita coisa e depois de seis meses percebi o que estava realmente precisando e comecei a montar uma lista. Levou uma semana para eu fazer compras após o desafio e depois de dois meses passou a ser algo natural na minha vida fazer compras com mais consciência”.

Leia mais: É possível ser feliz com seis peças de roupa?

E é justamente este estilo de vida que ela aborda em seu livro. Escrito em primeira pessoa, com linguagem fácil e vários exemplos práticos, a jornalista explora os impactos do consumo e dá dicas para construirmos uma relação mais saudável com o dinheiro. Para ela, o maior aprendizado é deixar de atrelar a felicidade aos objetos materiais e tentar repensá-la. “Quando você está neste ciclo de consumo, passa a olhar para o que não tem e fica pensando no que gostaria de ter. Com o desafio fui forçada a dar valor àquilo que eu tinha.” Ela finaliza: “O ponto chave é a gratidão. Valorizar o que você tem é essencial para uma vida feliz.”

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s