Os superalimentos que você pode incluir já na sua dieta

Listamos os alimentos queridinhos da vez, seus principais aliados para acalmar, diminuir a exaustão, as crises de ansiedade e dar uma limpa no organismo.  

Abacate

“Pobre em frutose e rico em beta-sitosterol, alivia os efeitos do cortisol, principalmente em relação à imunidade, e ajuda no controle do dano oxidativo do cérebro”, fala Mariana. “Outro ponto forte é ser uma fonte de glutationa, um poderoso antioxidante, que atua no processo de detox realizado pelo fígado e no rejuvenescimento.” É o conjunto perfeito para o lanche da tarde.

Óleo de krill

O krill é um pequeno crustáceo marinho rico em ômega-3. “Seu óleo regula a glicemia, o humor e as alterações emocionais na TPM, além de melhorar a imunidade”, afirma Mariana.

Kéfir

O intestino é considerado nosso segundo cérebro porque é nele que 95% da serotonina é produzida. Cuidar dele é essencial para controlar a ansiedade e o cansaço e combater a depressão. “Desequilíbrios na flora intestinal influenciam a química cerebral e o kefir é o probiótico mais poderoso de todos”, fala Mariana.

Manteiga ghee

Tradicional da culinária aiurvédica, essa manteiga passou por um processo em que seus resíduos proteicos (toxinas, hormônios, caseína, proteínas do leite) e lactose foram retirados, deixando apenas a gordura dourada e clarificada do leite. “Ela estimula a digestão, o aprendizado e a memória, fornecendo gordura de boa qualidade e fortalecendo o sistema imune”, diz Mariana.

Arroz basmati

Tem sido utilizado como uma opção de carboidrato. Popular na Índia e no Paquistão, tem índice glicêmico baixo. “Quando estamos mais estressadas, procuramos por carboidratos para manter os níveis de glicose estáveis. Nessa hora, é melhor lançar mão de opções como ele”, ensina Andrea Santa Rosa Garcia.

Suco de jussaí

Fruto da palmeira jussara-silvestre, parecido com o açaí em sabor e cor, tem um suco riquíssimo, quatro vezes mais antioxidante do que o açaí. “Uma ótima aposta para o verão é fazer um suco, misturando a fruta com banana, abacaxi e frutas vermelhas. Como toque final, salpicar com lascas de coco (rico em gorduras boas) para agregar nutrientes”, sugere Andrea.

Caldo de ossos

Nos Estados Unidos, ele é o novo suco verde. Além de promover o aproveitamento integral dos alimentos, é uma fonte completa de nutrientes. “Ajuda no emagrecimento, promove a saciedade, é riquíssimo em colágeno e tem propriedades calmantes”, fala Mariana. 

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