Salma Hayek é contra lançamento da Barbie Frida Kahlo

Atriz mexicana produziu e estrelou filme sobre a vida da artista em 2002.

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Mattel anunciou o lançamento de uma nova coleção de bonecas Barbie. A linha, chamada Sheroes, celebra mulheres inspiradoras da história mundial, como a artista Frida Kahlo, a aviadora Amelia Earhart e a matemática da NASA, Katherine Johnson.

Leia Mais: Roupas e objetos pessoais de Frida Kahlo serão tema de exposição

barbie-frida-kahlo-sheroes-mattel Barbies da nova coleção Sheroes, da Mattel

Barbies da nova coleção Sheroes, da Mattel (Mattel/Divulgação)

A iniciativa foi elogiada nas redes sociais pela maioria dos internautas que repercutiram, mas a boneca de Frida não teve a mesma recepção positiva. Entre os fãs, houve reclamações pela figura não representar as reais características físicas da artista, como as sobrancelhas e o buço. Até mesmo a sobrinha de Kahlo, Mara de Anda Romeo, moveu uma ação na Justiça para que a empresa reavalie a aparência do brinquedo.

Outra personalidade a se manifestar foi Salma Hayek. Em 2002, a atriz mexicana produziu e protagonizou o filme biográfico Frida, um dos maiores responsáveis pelo novo boom de popularidade da artista nas últimas décadas. No Instagram, ela reclamou do lançamento da Barbie. “Frida Kahlo nunca tentou ser ou se parecer com mais ninguém. Ela comemorou sua singularidade. Como poderiam transformá-la em uma Barbie?”, escreveu.

salma-hayek-frida Salma Hayek como Frida Kahlo, no filme biográfico sobre a artista

Salma Hayek como Frida Kahlo, no filme biográfico sobre a artista (Miramax/Divulgação)

A Barbie Frida foi uma criação conjunta da Mattel com a Frida Kahlo Corporation, que detém os direitos sobre licenciamentos da artista. “O lançamento comemora as contribuições ideológicas de Frida Kahlo, que transcenderam as fronteiras da arte e vão influenciar as novas gerações como um ícone mundial através da boneca, que conserva a essência da Barbie e o legado de Frida”, disse a FKC em comunicado oficial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s