10 dicas para melhorar sua experiência no Airbnb

Com opções de hospedagens em mais de trinta mil cidades pelo mundo, o Airbnb virou um forte concorrente de hotéis e hostels. Geralmente mais em conta que as acomodações convencionais, se hospedar na casa de alguma pessoa às vezes também rende amizades e conselhos turísticos de moradores locais.

Tantas ofertas de quartos e apartamentos podem complicar a pesquisa e deixar até o mais experiente dos viajantes em dúvida sobre qual local escolher. Confira abaixo dez dicas compiladas pelo site Refinery29 para melhorar sua experiência no Airbnb e já comece a preparar as malas!

1 – Otimize suas buscas

Seja específico na pesquisa de local para ficar. Se você já sabe em qual bairro ou rua deseja se hospedar, pesquise exatamente por isso. No mapa do site é possível ver as opções em cada área. Se você ainda não decidiu em qual bairro pesquisar, tente procurar perto de alguma atração que deseja visitar ou de algum hotel conhecido. O Airbnb ainda conta com guias de mais de vinte cidades que ajudam a conhecer os bairros antes de escolher a localização perfeita. Se suas datas de viagem são flexíveis, deixe esses campos em branco na pesquisa, assim é possível ver quando as melhores locações estarão disponíveis.   

2 – Decida: Festa ou descanso?

Para saber se o quarto ou apartamento que você gostou fica num local mais tranquilo ou no meio da badalação você pode realizar uma pesquisa do endereço no Google Street View. Note se existem bares, restaurantes ou clubes perto do local e se o clima da área é do seu agrado.

3 – Saiba o que você espera de seu anfitrião

Deseja socializar com os locais ou ficar com privacidade? As resenhas de outros hóspedes ajudam a ver como se comporta o anfitrião do local que você escolheu. O Airnbnb Help Center sugere sempre checar telefones e o perfil dos anfitriões nas redes sociais para ter certeza de que a pessoa é quem afirma ser.  

4 – Dê uma boa impressão

A não ser que você esteja usando o modo de Reserva Instantânea, você precisará da aprovação do anfitrião para se hospedar. Para isso é importante criar um perfil simpático, com dados sobre você e pelo menos uma foto recente. 

5 – Interaja com os anfitriões 

Conversar com os anfitriões antes de escolher seu local é uma boa maneira de ver se eles estarão disponíveis durante sua estadia para responder rapidamente às suas perguntas e mensagens. Cheque a taxa de resposta e o tempo de resposta no perfil de cada anfitrião para confirmar se ele estará disponível para lhe atender.

6 – Analise as resenhas de outras hóspedes

Muitas resenhas indicam uma boa reputação, assim como relatos de pessoas que se hospedaram mais de uma vez no mesmo lugar. Tente ler nas entrelinhas dos comentários: todos falam da simpatia do anfitrião mas ninguém comenta sobre a limpeza e a localização? Talvez não seja um bom sinal. Se você irá viajar sozinha, procure relatos sobre a segurança das acomodações de outras mulheres que se hospedaram sozinhas. 

7 – Investigue as fotos

Quanto mais fotos um apartamento ou quarto tem, melhor. Preste atenção no que elas mostram ou deixam de mostrar. Desconfie de um apartamento que tem muitas imagens do quarto mas somente uma do banheiro ou da cozinha. 

8 – Faça perguntas

Não deixe de indagar o anfitrião sobre os fatores que você acha importante. É perto do transporte público? Tem escadas ou elevador? O preço é negociável? As respostas já lhe darão uma ideia do quão atencioso o anfitrião é e se o local é realmente ideal para você.

9 – Planeje com antecedência

Boas acomodações podem ser bem concorridas. Comece sua pesquisa com antecedência e faça uma lista de locais interessantes. Cheque a política de cancelamente do local. Pode valer à pena reservar uma acomodação e depois cancelar se aparecer outra opção melhor. Mas lembre-se que as taxas do Airbnb não são retornáveis. 

10 – Sempre faça os pagamentos e a comunicação pelo Airbnb

É importante sempre realizar os pagamentos e conversar pelo site para poder usufruir das proteções e garantias que o Airbnb oferece. Assim, se você chegou no local e não encontrou nada parecido com o esperado, é possível contatar o Airbnb, pedir o dinheiro de volta e contratar outra acomodação. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s