Agora existe uma escola de moda gratuita em Paraisópolis

A UniPIM é parte do projeto social “Periferia Inventando Moda”, e tem parceria com a ECA-USP e com a Associação Brasileira de Estudos e pesquisas em Moda.

Como mudar a moda de forma permanente, nas suas mais diversas frentes? A resposta, apesar de não ser exata, conta com um ponto importante: ela deve ser abrangente. Se hoje as passarelas já melhoraram um pouco no quesito diversidade, os backstages ainda estão ávidos por pessoas que produzam conteúdo e que tenham vivências e origens diferentes daquelas que já têm lugar garantido na moda.

Leia também: Fióti e Paulo Borges gravam vídeo sobre racismo no SPFW

E uma iniciativa quer estimular e facilitar o acesso dos jovens de Paraisópolis, bairro de São Paulo, na produção de conteúdo fashion: é a UniPIM, uma escola de moda gratuita para adolescentes e jovens adultos da comunidade, que será inaugurada no dia 13 de março. Estudar por lá será uma oportunidade ímpar para jovens que desejam entender mais sobre moda, comunicação e negócios fashion.

Veja também

 

periferia-inventando-moda Um dos encontros do projeto PIM

Um dos encontros do projeto PIM (PIM/Divulgação)

A iniciativa é parte do projeto social Periferia Inventando Moda (PIM), fundado em 2014 pelo estilista Alex Santos e pelo psicólogo e produtor cultural Nil Mariano, juntamente com a Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). “Nós acreditamos no poder transformador da moda, em como ela implica na reflexão do sujeito sobre o seu lugar no mundo, em como ele quer se expressar através de sua aparência e estilo, o que fortalece sua autoestima e promove o empoderamento de jovens que se sentiam excluídos e passam a ser vistos como modelos de resistência”, explicou Alex Santos.

A parceria se inicia com oficinas temáticas e tem curadoria acadêmica da Dra. Clotilde Perez, chefe do Departamento de Publicidade e Relações Públicas da ECA-USP. “O propósito do projeto é mudar a realidade periférica através da democratização da educação. Por meio de estudos do campo da moda, permitindo que reflexões e produção do conhecimento sejam possíveis entre os estudantes de cada curso”, contou um release oficial sobre a iniciativa.

Ao longo do projeto, professores também ministrarão cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar alunos que desejam seguir carreira dentro das áreas de comunicação, criação e negócios da moda. Já estão disponíveis, por exemplo, e de forma gratuita, os cursos de Marketing e Branding, Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais Digitais e Fotografia de Moda.

periferia-inventando-moda Um dos encontros do projeto PIM

Um dos encontros do projeto PIM (PIM/Divulgação)

Entre os objetivos da escola está alcançar mais de dois mil jovens já no primeiro ano. E março já tem atividades programadas: as oficinas de imersão “Start”, e o ciclo de encontros “Pensando Moda.” “Conhecimento compartilhado e possibilidades de inovação é o que acreditamos que a UniPIM trará”, conta Kathia Castilho, residente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Quem quiser se inscrever precisa ir presencialmente até a secretaria do PIM.

“A UniPIM é uma iniciativa que pretende suprir a demanda de uma importante região da periferia de São Paulo por cultura, informação e formação nas áreas relacionadas ao universo simbólico da moda. Para tanto, o PIM oferecerá formação gratuita e de qualidade, favorecendo o enriquecimento cultural, o autoconhecimento e a inserção no mercado de trabalho”, explica Nil Mariano.

O lançamento para a comunidade e convidados será no dia 13 de março às 19 horas, no Auditório do CEU Paraisópolis, e contará com apresentação dos organizadores e roda de conversa com André Hidalgo e o estilista Isaac Silva.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s