As reações das mulheres ao anúncio “Ame Suas Curvas” da Zara

A marca espanhola criou a campanha ‘Ame suas curvas’ para promover uma linha de calças jeans, porém a escolha das modelos não agradou.

A Zara está no meio de mais uma controvérsia. Além das acusações de trabalho análogo à escravidão e as denúncias de plágio, na última semana, algumas mulheres postaram na internet o seu descontentamento com a nova campanha da fast fashion. Exibida dentro de suas lojas, as fotos aparecem ao lado da frase “Ame suas curvas”.

Por mais que a ideia seja positiva – e que esteja de acordo com o atual momento da moda, em que muitas marcas começaram a celebrar os diversos tipos de corpos femininos –, o que causou decepção foram as modelos escolhidas para as imagens. No Twitter, várias mensagens irônicas surgiram para criticar a empresa espanhola pela falta de representatividade de corpos que fujam do padrão magro que costuma reinar na moda, especialmente em um anúncio que fala sobre curvas.

A campanha foi feita para promover a linha de jeans Body Curve, desenvolvida para mulheres com os mais variados tipos de curvas. Entretanto, apenas um tipo de mulher foi representado. Como resposta, usuárias postaram memes e recriaram os anúncios usando os seus corpos.

Leia mais: Artista indie acusa Zara de plágio, mas a marca responde que ela é ‘pequena demais’ para ser importante

Sobre plus-size

Ashley Graham, vale lembrar, é uma modelo curvilínea que prefere não usar o termo plus-size, não só por afirmar que não se encaixa nessa categoria, como também por não acreditar que as mulheres devem ser divididas em rótulos – boa parte de seu ativismo é para acabar com as definições de corpos femininos e levar mais diversidade à passarela.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s