Balenciaga ironiza paparazzi em nova campanha

A grife colocou modelos fugindo de fotógrafos vestidas com peças da coleção de verão 2018.

A nova campanha da Balenciaga é pura sátira com a imprensa. Além de completamente divulgada no Instagram, rede que virou portal potente de comunicação entre as grifes e o mundo, ela apresenta as modelos, assim como a icônica escocesa Stella Tennant, fugindo de fotógrafos, correndo dos cliques, enquanto usam as peças da temporada de verão 2018 da casa – inclusive a nova bolsa da marca, escondendo o rosto no melhor jeitinho paparazzi.

Para deixar tudo com o aspecto ainda mais idêntico ao dos tabloides, até os rostos dos transeuntes comuns foram apagados nas fotos finais e a campanha foi completamente fotografada por um paparazzi de verdade. As fotos são assinadas pela agência francesa de imagens, Best Image.

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 (FOTOSITE/Agência Fotosite)

Este espírito “no photos, please” está com um momentinho na moda. Aparece durante o desfile de Shayne Oliver para a Helmut Lang, com modelo também usando uma bolsa-jornal para esconder o rosto, e, no mesmo dia em que a campanha da Balenciaga foi ao ar, a campanha da Yezzy, de Kanye West, veio com formato parecido.

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Para divulgar a sexta coleção da marca, o rapper replicou o visual de Kim Kardashian, sua esposa, em outras figuras, como Paris Hilton. Inclusive a divulgação da marca de Kanye teve uma estratégia de divulgação parecida com a da Balenciaga, através do Instagram e da rede americana famosa pelos tabloides, Splash News.

Esta, porém, não é a primeira vez que fotos deste tipo são executadas. Entre os fotógrafos que já produziram cliques à la paparazzi estão Steven Meisel e Tim Walker.

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Além disso, pensar em cada parte do processo da campanha, principalmente o momento do clique, já virou um ponto característico no trabalho de Demna Gvasalia na hora de divulgar suas coleções – e oportunidade certeira para o designer colocar sua ironia a toda prova.

No verão masculino 2018 da Balenciaga, escalou Robbie Augspurger, profissional especializado em retratos, para fotografar famílias bem no estilo cartão postal de fim de ano. Já em sua marca própria, a Vetements, brincou com a ideia de fotos turísticas e de editoriais de moda, na campanha da coleção de verão 2018.

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