Burberry processa fast-fashion que copiou seu icônico xadrez

A histórica etiqueta britânica moveu uma ação em US$ 2 milhões contra a rede Target, muito popular nos EUA.

No dia 2 deste mês, a Burberry — histórica etiqueta britânica responsável pela popularização do trench coat na moda –, moveu uma ação contra a rede de supermercados/fast-fashion norte-americana Target. Tudo por causa do icônico xadrez da grife que estava sendo copiado pela empresa estadunidense e sendo usada em garrafinhas, óculos, malas de viagem e, principalmente, cachecóis.

Leia mais: Riccardo Tisci é o novo diretor criativo da Burberry

No processo, a Burberry alega que o uso ilegal da padronagem está depredando a imagem de luxo conquistada com anos de trabalho da marca. Além disso, ela também se preocupa com o fato das clientes imaginarem que as cópias feitas pela Target possam ser resultado de uma parceria entre as duas lojas que nunca aconteceu. Considerando que Alexander McQueen, Missoni, Jean Paul Gaultier e Proenza Schouler são algumas das labels que já colaboraram criativamente com a fast-fashion, a apreensão é compreensível.

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Anúncio da colaboração entre o estilista francês Jean Paul Gaultier e a Target. (Target/Divulgação)

Desde a entrada de Christopher Bailey na direção criativa da etiqueta em 2001, a Burberry processou diversas marcas por cópia deste mesmo xadrez. A gigante J.C. Penney está entre elas. Dessa vez, o que a britânica pede é que a Target não só deixe de vender os produtos com a estampa, mas também destrua todos eles além de pagar uma multa de US$ 2 milhões. Continuaremos acompanhando os próximos capítulos dessa história.

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