Caitlyn Jenner, Lea T e Andreja Pejic abrem caminho para que mais mulheres sejam representadas

Grifes tradicionais levando não-modelos para suas campanhas e desfiles de marcas como Louis Vuitton investindo em um casting repleto de diversidade étnica. Sim, estamos vivendo um momento de transformação no mundo da moda e da beleza. Prova disso é que, se antes as transexuais eram uma parcela de mulheres esquecida pelo mercado, recentemente Caitlyn Jenner, a mais nova integrante do clã Jenner-Kardashian, ganhou a capa da revista Vanity Fair (segundo rumores, ela estaria sendo cotada para ser a garota-propaganda da MAC). Este mês a Make Up Forever lança nos Estados Unidos e no Canadá a campanha Seja Ousado, Seja Inesperado, Seja Você, com a modelo Andreja Pejic (ex-Andrej), que de quebra assina uma paleta de sombras.

Esse é o primeiro grande trabalho de Andreja como modelo feminina e a segunda vez em que uma transexual posa para uma importante label de baeuté. A primeira? A brasileira Lea T, escolhida como o rosto da Redken. “As marcas devem divulgar aquilo em que acreditam. Nós valorizamos a individualidade de cada um, fazendo com que personalidades como Lea sejam vistas como musas”, declara Marcela Cuenca, gerente de marketing da Redken.

Vale lembrar que, em março, a Clean & Clear deu um importante passo na busca por mais espaço ao escalar a adolescente Jazz Jennings, 14 anos, para ser a porta-voz da campanha See The Real Me. “Jazz ilustra bem esse movimento. Acreditamos que sua história inspire outros jovens que estão passando por momentos difíceis. O vídeo faz parte de uma missão maior, que é ajudar adolescentes a se sentirem felizes e se aceitarem do jeito que são” afirma Kacey Dreby, diretora do grupo Skincare da Johnson & Johnson dos Estados Unidos.

Ainda que as vendas sejam o objetivo sinal, o cenário é de otimismo: empresas e veículos estão prestando atenção nas vozes das ruas e ajudando a validar a nova maneira pela qual a sociedade se relaciona com padrões e estereótipos.

Quer mais? Leia a matéria completa na ELLE de julho/2015!

 

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