Com qual frequência lavar uma calça jeans?

Veja o conselho de experts para cuidar bem de suas peças.

Se você nunca pensou sobre a frequência de lavagem de calças jeans, pode estar perdendo uma oportunidade de preservar melhor suas peças. O assunto parece dividir a opinião da maioria das pessoas: enquanto algumas garantem que a lavagem deve ser frequente, outros afirmam que é melhor não lavar nunca, com a intenção de manter o jeans intacto. Mas não é bem assim, né? Atrás de uma respostas plausível, entrevistamos especialistas e te contamos a conclusão para esse dilema.

Leia também: 5 silhuetas jeans que serão tendência na próxima estação

Marina Kadooka, diretora de marketing da Levi’s no Brasil, explica que tudo depende da frequência com a qual a peça é utilizada. “Num clima tropical como o do Brasil, é impossível ficar 6 meses sem lavar um jeans”, conta à ELLE. “Mas podemos esperar 6 usos antes de lavar.”

Ela explica que o excesso de limpeza, além de ser prejudicial para qualquer tecido, também tem grande impacto nos recursos naturais: “quanto mais lavamos, mais reduzimos o tempo de vida do material, e também gastamos água excessivamente.”

 (WGSN/WGSN)

Outra especialista no assunto, Mary Bruno, da J Brand., contou ao Who What Wear que também não é preciso lavar um jeans que acabou de sair da loja. “Quase todas as peças já são limpas como parte do processo produtivo.” Ela engata dando uma dica sobre modelar as peças sem precisar colocá-las em água: “se você comprou um jeans mais rígido, usá-lo é a melhor forma de fazer com que eles criem forma em seu corpo.”

O intervalo ideal entre as lavagens? Depois de 4 ou 5 usos, pensando em manter a cor da peça. “Não lave todas as vezes que usar. Existem clareadores nos detergentesque mudarão o tom da peça muito rápido“, finaliza ela.

Leia mais: o Jeans Skinny é a peça que mais pode causar dores nas costas

Chip Bergh, o CEO da Levi’s, explicou uma vez que um jeans nunca devia ser levado. Em climas frios, quem sabe né? Mas se não der para aplicar essa atitude por aqui, vale lembrar de suas dicas clássicas: usar uma boa escovinha para limpar áreas que aparecem sujas e deixar a peça no sol para evitar odores.

Como diz uma máxima da sustentabilidade na moda, a roupa mais sustentável é aquela que já existe. Portanto, cuide das suas roupas tanto para que elas durem e para que façam jus aos recursos investidos em sua produção.

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s