Como o tarô e o misticismo encantaram o mundo da moda

Elementos do tarô e símbolos do ocultismo viram febre nas coleções de maisons como Gucci e Dior.

Supersticioso, Christian Dior visitou uma vidente pela primeira vez em 1919, aos 14 anos. Desde então, boa parte de suas escolhas foi pautada por sua fé no misticismo: a abertura da própria marca, por exemplo, só se deu após consulta com a adivinha Madame Delahaye, uma das várias mulheres que o acompanharam durante sua carreira.

Não é de estranhar, portanto, que Maria Grazia Chiuri tenha retomado um tema tão familiar à maison em sua chegada, resgatando desenhos que remetem a cartas de tarô e a outros símbolos do ocultismo. A italiana transformou em desejo itens de influência esotérica – as referências foram tão literais que, no desfile de alta-costura da Dior, as cartas de tarô faziam parte do cenário da apresentação.

Dior Alta Costura Dior

Dior (FOTOSITE/Agência Fotosite)

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O mundo do ocultismo também inspirou outras marcas na última temporada: Marc Jacobs e Preen, assim como a novata Dilara Findikoglu, investiram em luas místicas, estrelas e olhos à la talismã para decorar jaquetas, calças, casacos e até elaborados vestidos de festa – tudo com uma pegada mais dark.

Marc Jacobs Verão Marc Jacobs

Marc Jacobs (FOTOSITE/Agência Fotosite)

A grife norte-americana Alice + Olivia preferiu uma vertente fun, estampando em bolsas e blusas cartas que parecem diretamente saídas da mesa de um mago-adivinho. Quem também embarcou na onda foi Alessandro Michele, que convidou a designer e ilustradora Jayde Fish para criar um baralho de tarô especialmente para a Gucci. O resultado você vê na passarela de verão da label, com padronagens de cara vintage, que mesclam animais, corações e flores – desenhos que Michele vem usando bastante em suas roupas e acessórios, numa vibe 100% “leia sua sorte aqui”. Nem precisa consultar as cartas para sacar que a trend vai ser um sucesso de várias temporadas.

Gucci Verão Gucci

Gucci (FOTOSITE/Agência Fotosite)

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