Conheça Alexander Neumann, o fotógrafo peruano ex-assistente de Testino

Neumann passou pelo Brasil recentemente para um shooting exclusivo de ELLE. O resultado você confere na edição comemorativa de maio.

O fotógrafo de moda Alexander Neumann nasceu e foi criado no Peru, assim como Mario Testino, uma de suas inspirações e também seu chefe por um ano. O ex-assistente de Testino é responsável por campanhas da L’oréal, Avon e Saks. Em sua passagem pelo Brasil fotografou, exclusivamente para ELLE, um editorial de luxo (foto abaixo), para a edição comemorativa de maio. Hoje em dia, Neumann divide seu tempo entre Paris e Nova York.

Como começou sua carreira e como percebeu que tinha interesse por fotografia?

Meu pai é pintor e eu sempre me interessei por todo tipo de arte. Comecei fazendo fotos documentais, com 23 anos, em Lima. Meu interesse em moda cresceu quando descobri o trabalho do Mario Testino. Fiquei impressionado e inspirado pelo seu trabalho incrível. Acabei sendo assistente dele por um ano. 

Você se sente melhor fotografando capas, editoriais, campanhas publicitárias ou outros projetos?

Gosto de todo tipo de projeto que envolve direção criativa e colaborações. Todo trabalho é um novo desafio. Também amo projetos com artistas, sempre deixo a minha mente aberta para pessoas criativas. 

Você acha que tem um estilo na hora de fotografar? Qual seria?

Sinto que o meu trabalho projeta o jeito que eu vivo. Gosto de luz natural e que as minhas imagens sejam reais e interessantes. 

Como foi trabalhar com Mario Testino no início da sua carreira? Você acha que seu trabalho atual é influenciado por ele de alguma maneira?

Eu realmente gosto de trabalhar com ele, ele é uma pessoa engraçada e interessante, sou muito inspirado por seu trabalho e pelo jeito que ele olha para a moda. 

Qual é a sua relação com a moda?    

Desde que sou pequeno a minha mãe e meu pai amam roupas, sempre se vestiram muito bem e iam para exposições de arte, onde pude ver muitas pessoas interessante se vestindo com bastante particularidades.

Você já pensou em trabalhar com fotografia que não seja a relacionada com a moda?    

Sim, sempre quis ser um fotógrafo documental. Gosto das imagens pelo o que elas são, do jeito que elas se comunicam.

Alexander Neumann Alexander Neumann

Alexander Neumann (/)

Tem algum lugar do mundo que você ainda não fotografou e gostaria de ir? Qual e por quê?    

São muitos os lugares que eu gostaria de ir, não consigo nem listar. E ainda tem os lugares que já fui e gostaria de fotografar de novo e de novo.

Qual a diferença e quais são os desafios de fotografar moda em estúdio e externamente?

A diferença é que externamente você acaba lidando com muitos outros elementos, que você pode escolher adicionar na sua foto. No estúdio você que traz todos os elementos, como uma tela em branco.

Quais são seus planos futuros, aonde quer chegar?

Quero passar um tempo no Brasil. Gosto muito daqui, mas também gostaria de continuar trabalhando mais na Europa, principalmente Londres e Paris. Gosto da combinação da cultura latina com a europeia.

Já tinha vindo ao Brasil? O que acha do país e das modelos brasileiras?​

Gosto do país, das modelos e também dos outros talentos, como estilistas, diretores de arte, cabelereiros e maquiadores. Fiquei surpreso com o nível de talento e de criatividade no Brasil. Isso é algo que me inspira a ficar em um lugar. É a terceira vez que eu venho para cá e cada vez gosto mais. Meus lugares preferidos são o Rio de Janeiro e a Bahia e as comidas são açaí e pão de queijo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s