Danit Peleg usa impressoras 3D caseiras para fazer roupas

A jovem designer israelense contou à ELLE que esse será o futuro da moda. Dá para acreditar?

Na edição de ELLE de agosto, o estilista Reinaldo Lourenço disse, em entrevista, que vamos conseguir imprimir roupas com facilidade e velocidade no futuro. Pelo visto, esse futuro está mais próximo do que imaginamos.

Danit Peleg se formou recentemente na Shenkar, melhor faculdade de moda de Israel – sua terra natal –, e agora vai viajar o mundo para divulgar o seu trabalho de conclusão de curso. O que faz essa minicoleção tão especial é que, no lugar de usar tecidos convencionais, Danit conseguiu criar cinco looks que, dos pés à cabeça, foram feitos com impressoras 3D caseiras.

“Quando estava estagiando em Nova York, trabalhei em uma marca que fez alguns vestidos com impressoras 3D industriais, mas o material era muito rígido e o resultado era duro e quebrável. Na minha coleção, eu quis fazer algo mais flexível”, conta. “No momento em que eu descobri o FilaFlex (um tipo de filamento mais maleável) e as impressoras WitBox, eu percebi que conceber roupas mais usáveis com essa técnica era algo possível.”

Daria Ratiner Daria Ratiner

Daria Ratiner (/)

No entanto, nem tudo são flores… Danit teve que se esforçar muito para que suas peças saíssem do papel. As impressoras ainda são lentas e uma peça como a jaqueta vermelha que criou pode levar mais de 300 horas para ser confeccionada. “É uma questão de tempo até termos impressoras mais rápidas e filamentos menos duros”, aposta a estilista. De acordo com ela, seria uma revolução parecida com o que aconteceu na indústria fonográfica com a chegada do iPod e, agora, com os serviços de streaming. “No futuro, você vai poder baixar uma camiseta e usá-la no mesmo dia. As roupas vão se tornar virais como os vídeos que vemos hoje pela internet e, além disso, vai ocorrer o que eu acredito que seja o mais interessante de tudo isso: a democratização do design”, sentencia.

Abaixo, assista aos vídeos de making of da coleção e também do desfile de Danit Peleg.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s