Desfiles em homenagem à cultura LGBTQ+ roubam a cena na Casa de Criadores

No segundo dia de evento, Weider Silveiro e Felipe Fanaia usaram suas apresentações para desafiar o mundo heteronormativo.

Não raro, a passarela da Casa de Criadores tem se tornado palco para manifestações de diversos movimentos sociais em prol das populações minoritárias. No segundo dia da 43ª edição do evento, é a cultura LGBTQ+ que ganha duas belíssimas homenagens. A primeira delas, nas mãos do veterano Weider Silveiro. Seu último desfile tinha sido sobre lugares e bairros de São Paulo que o marcaram. Agora — com styling acertado de Flavia Pommianosky e Davi Ramos –, é sobre as pessoas que habitam esses espaços e fogem a regra da heteronormatividade e da conformidade de gênero.

Leia mais: Xênia França e Teto Preto fazem shows na passarela da Casa de Criadores

Weider Silveiro Johnny Luxo, figura da noite paulistana (e capa da ELLE de fevereiro!) estava no casting.

Johnny Luxo, figura da noite paulistana (e capa da ELLE de fevereiro!) estava no casting. (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Não só um olhar para dentro, mas um olhar para o outro. Vem daí o convite feito à ativista e mulher trans Neon Cunha para servir como um tipo de consultora para a coleção. Lugar de fala, né? Com um casting cheio de amigos e representantes dessas comunidades, a coleção é uma representação da pluralidade a parte. Estampas mil, rendas, brilhos e estilos tudo junto e ao mesmo tempo. Tudo moldado aos gostos e necessidades de cada um. A constante é o utilitarismo, as sobreposições e o uso de plástico. Porque, infelizmente, a realidade ainda é dura e pede armaduras, proteções e todo um kit de sobrevivência para levar consigo 24/7.

Weider Silveiro Macacões com transparências revelavam catsuits estampados formando uma imagem de moda poderosa.

Macacões com transparências revelavam catsuits estampados formando uma imagem de moda poderosa. (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Além de Weider, Felipe Fanaia fez algo semelhante. Os desfiles do designer costumam ser um dos pontos altos da Casa de Criadores e dessa vez não foi diferente. Os personagens da cena emo (sim, você leu corretamente, o emo está de volta!) paulistana inspiram o estilista que convocou o grupo Quebrada Queer para uma apresentação de rap empoderador enquanto o desfile acontecia. Em seu espetáculo, a roupa brinca com o figurino já conhecido — o quadriculado p&b, as jaquetas tipo soldado britânico, o preto –, mas em versão oversized como pede o DNA da marca. De quebra, o casting ainda contava com a participação de ninguém menos que o ícone emo e ex-BBB Serginho Orgastic.

Felipe Fanaia Quem tem saudades do emo? O que acharam dessa versão maximalista do figurino?

Quem tem saudades do emo? O que acharam dessa versão maximalista do figurino? (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Quem não usou a passarela para tentar resolver o mundo, tentou usá-la para resolver o seu próprio interior. É o caso de Renata Buzzo. O ponto de partida para as suas criações é sempre tudo aquilo que se movimenta dentro de seu coração em dado momento de sua história. Dessa vez, ela escreveu um texto para elucidar questões mentais e, no emaranhado de suas palavras, encontrou contrastes graves, paradoxos incuráveis e um universo interior muito mais volátil do que o que o mundo a sua volta é capaz de entender ou suportar. Por isso, em seu trabalho obsessivo, ela replica em todas as peças dessa coleção a noção de “esconde e revela”, não como uma brincadeira sexy, mas como uma tentativa poética de resumir em roupa (muito bem construída, pensada e executada) o mar agitado de suas emoções. Isso dá margem para, na passarela, surgirem vestidos cuja arquitetura pesada é construída em cima de texturas intrincadas que fazem contraponto a momentos de leveza e transparência. Com “It’s Oh So Quiet” cantado pela islandesa Björk na trilha, a apresentação ganha ainda mais no fator emocional.

Renata Buzzo As jornalistas Julia Mello e Giuliana Mesquita e a top maquiadora Vanessa Rozan também amaram o styling de Marcio Banfi para Renata: meias coloridas, tamancos de veludo e acessórios de cabeça de plástico bolha.

As jornalistas Julia Mello e Giuliana Mesquita e a top maquiadora Vanessa Rozan também amaram o styling de Marcio Banfi para Renata: meias coloridas, tamancos de veludo e acessórios de cabeça de plástico bolha. (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Por fim, a Rocio Canvas — que, na temporada passada criado uma personagem para a sua passarela que misturava moda e décor – agora, a marca abre as portas e vai para a rua. É essa viagem para o mundo exterior e suas intempéries que inspira a estreia do designer Diego Malicheski, que antes fazia parte do Projeto LAB, no line-up oficial da Casa de Criadores: a vista da copa das árvores como quem passeia pelo parque vira estampa e as capas de chuva se desdobram em outras peças que provam que a etiqueta está em seu melhor momento. “Acho que antes eu trabalhava muito com exploração de shapes. Continuo fazendo isso, mas de uma maneira mais realista e plural”, disse à ELLE no backstage. O desfile 100% chic contou com o styling do nosso colaborador Marcell Maia.

Rocio Canvas Shapes fora da casinha para uma coleção chic com um toque de loucura na Rocio Canvas.

Shapes fora da casinha para uma coleção chic com um toque de loucura na Rocio Canvas. (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s