Designer e estilista mineiras mostram fôlego com criações minimalistas e grandes parcerias

Foi por pouco que a moda não ficou em segundo plano na vida de Rita Cassini. Natural de Governador Valadares, ela viveu cercada desde pequena por livros de direito, processos e protocolos (já que seus pais e irmãos eram todos advogados) e linhas e agulhas por causa das duas avós, exímias costureiras. “Meu pai dizia ‘você é minha chance de ter uma filha juíza’ porque sempre fui muito compenetrada e boa de argumentação”, lembra Rita. “Cheguei até a trabalhar no escritório dele e entrar para a mesma faculdade onde se formou. Mas, depois de um tempo, decidi ouvir meu coração e colocar a moda no centro da minha vida.”

Como era de esperar, Rita aprendeu a costurar muito cedo e em casa, vendo as avós fazerem roupas para a família. “Sempre tive muita habilidade, principalmente com técnicas manuais. Costumava sair com minhas criações pela rua e, em Valadares, me tornei bastante conhecida por causa do meu estilo diferente. Fui parar nos jornais e acabei virando uma espécie de celebridade local: a menina maluquinha da cidade.”

Depois de breves incursões pelo universo do direito e das artes cênicas – a arte é uma de suas grandes paixões –, Rita se mudou para Belo Horizonte e entrou para o curso de estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Recém-formada, conseguiu seu primeiro emprego como assistente de estilo na marca Brasil em Gotas, na qual ficou por um ano. Em seguida, assumiu a direção de estilo da grife de moda festa Push Pull, permanecendo lá por sete anos, até 2013, quando decidiu pedir demissão para se focar em seu sonho: a marca própria, Rita Cassini Exclusif, que lançou sua primeira coleção para o verão 2016.

Dos seus anos de experiência, Rita trouxe o acabamento primoroso e a expertise com a moulage – dois fatores decisivos na construção do estilo casual sofisticado de sua marca. “Eu diria que faço um novo tipo de minimalismo”, explica a designer, que foi convidada para participar da próxima edição do Ready to Go, um programa de novos talentos do Minas Trend, em outubro. “Minha roupa é feminina, tem texturas, mas ao mesmo tempo é clean e moderna. Quase todas as peças trazem bolso, pois são feitas para serem confortáveis e práticas também.” A atemporalidade é outra palavra-chave da neobrand, já que, mais do que seguir tendências, cada um dos itens é pensado e feito com materiais de qualidade para durar muitos anos, podendo ser passado de geração a geração.

Reconhecida pelo trabalho com a malha de metal, Claudia Arbex saiu de Belo Horizonte para conquistar o país com suas criações. Seus acessórios, quase sempre multicoloridos e pontuados por formas esculturais, já ilustraram catálogos de tendências internacionais da Swarovski Elements e lhe renderam boas parcerias, como a realizada com Patrícia Bonaldi. Agora ela celebra os seus 15 anos de história com algumas novidades, como a exposição realizada na última edição do Minas Trend Preview, que trouxe não só peças icônicas da label mas também modelos desenvolvidos exclusivamente para o evento.

Claudia também está lançando uma coleção cápsula, que chega este mês às lojas, em homenagem à sua carreira. “Elegemos cinco itens que foram best-sellers ao longo desses anos e, com isso, criamos novas versões, mais ousadas e conceituais”, conta. Serão dois colares, um earcuff e dois brincos, todos com banho de ouro e grafite, além de materiais como pérolas naturais e cristais. Em relação ao futuro, a mineira mantém o foco. “Quero retomar a presença no mercado internacional e aumentar os pontos de venda no Brasil.”  

Quer mais? Confira as matérias completas na ELLE agosto/2015!

 

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