Dicas para se tornar uma jornalista de moda!

Nossas ELLE girls Fernanda Jacob e Vivian Whiteman contam os segredos para sobreviver ao ritmo da redação de uma revista de moda.

Esta é a primeira matéria de uma série que ELLE está fazendo sobre empregos que envolvem moda. Uma vez por semana, vamos conversar com dois profissionais do ramo para que eles expliquem como é viver o dia a dia no meio fashion. Se o seu sonho é trabalhar com isso, fique ligada! Aqui, conversamos com jornalistas que te contam tudo sobre o ritmo frenético de uma redação. 

De repórter… 

Murilo Yamanaka Murilo Yamanaka

Murilo Yamanaka (/)

Fernanda Jacob sempre quis ser jornalista. “Gostava muito de falar, me comunicar”, conta a repórter de moda de ELLE. Na escola, era ótima aluna, mas vez ou outra acabava tomando um puxão de orelha por conversar demais. “Meu jeitinho”, brinca.

Depois de ter assistido a um desfile de Gloria Coelho por acaso – “uma amiga da minha mãe que vendia tecidos para ela me deu o convite” – Fernanda começou a se dedicar à missão de, um dia, trabalhar em uma revista. “Estudei história da moda, fiz um pouco de francês e comecei a enveredar por esse caminho”.

Na faculdade, “Jacobs” – como é conhecida por aqui pelo apelido que faz alusão ao estilista Marc Jacobs – se inscreveu às cegas em um programa de estágio da editora Abril. “Eram daqueles processo seletivos que não diziam onde você ia trabalhar de cara”, explica. Acabou parando no ModaSpot – um portal de moda que garantiu a ela um bom background para, só depois, se aventurar pelas páginas de ELLE.

Sobre o estereótipo “Diabo Veste Prada”, Fernanda já adianta. “Tem muito mais ralação do que glamour, mas é claro que tem glamour, sim! Nosso trabalho é muito legal, a gente viaja, vê desfile, assiste a um filme antes de todo mundo…”, conta. Em tempo, o momento mais legal de sua carreira foi a entrevista com Peter Copping que, na época, ainda era estilista da Nina Ricci (hoje ele está à frente da Oscar de la Renta). “Foi a primeira vez que fui a Paris e ainda entrevistei o cara no showroom dele. Quer dizer, o que mais uma jornalista pode pedir?”.

… À editora.

Adriano Gonfiantini Adriano Gonfiantini

Adriano Gonfiantini (/)

Não é exagero dizer que Vivian Whiteman é referência para dez a cada dez jornalistas de moda brasileiros. Discípula de Alcino Leite Neto, ela fez questão de aprender muito com o mestre e, juntos, os dois foram capazes de dirigir uma abordagem fashion na Folha de S.Paulo que levasse em consideração, o contexto cultural e político no qual estamos inseridos.

Agora, na ELLE, ela pilota o time de reportagem de moda e conta que, se pudesse ter um amuleto mágico, escolheria o olho de Thundera para ter visão além do alcance. De acordo com Whiteman, toda editora tem um quê de vidente. “Nossa função é pensar da pauta à imagem final de todas as reportagens, selecionar assuntos que vão das tendências do momento ao que está só começando a despontar no horizonte”, explica.

Para seguir os passos dela, vale a pena saber quem a inspira. “Amo a Regina Guerreiro. Ela foi pioneira em praticamente tudo que você puder pensar sobre moda no Brasil. Rainha”, conta. “No entanto, minha primeira musa inspiradora foi Erika Palomino por causa do mix de moda com cultura pop que é no que eu acredito até hoje”. Lá fora, olho nas filhas do New York Times: Cathy Horyn e Suzy Menkes estão entre suas profissionais favoritas. A dica de ouro? “Recomento também que os estudantes leiam revistas independentes e mais conceituais para criar um contraponto de estilos.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s