Dior se inspira nas escaramuzas mexicanas em seu Cruise 2019

A coleção reafirma a vontade de dar às mulheres a liberdade de escolher fazer e ser aquilo que bem quiserem, e comunicar essa mensagem por meio das roupas.

A estilista Maria Grazia Chiuri voltou a afirmar sua paixão pelo México, desde que apresentou sua primeira coleção de Cruise por lá. Dessa vez, a inspiração são as escaramuzas, mulheres que participam da Charreada, um esporte predominantemente masculino, mas que nos últimos tempos ganhou mais participação feminina graças a mulheres que vêm reivindicando seu direito de participar de forma igualitária aos homens.

Na Charreada, elas andam a cavalo em apresentações com música e tem a liberdade de decidir montar de lado como antigamente ou de pernas abertas. Seus trajes trazem a tradição das saias volumosas, bordados ricos, cintura muito marcada e jaquetas curtas para enfatizar ainda mais essa silhueta. Embaixo das saias, existe uma calça, a “calzonera”, e assim fica a critério da mulher decidir de que maneira quer montar.

Christian Dior S/S19 Cruise

O livro The house of the spirits (1982), da escritora chilena Isabel Allende, também é outra inspiração. A obra destaca mulheres independentes e marcou Isabel como a primeira escritora latina a ter sucesso internacional. Assim, Maria Grazia abre sua apresentação, montada no Castelo de Chantilly, no norte da França, com looks equestres e estilo francês — vide os conjuntos de alfaiataria com as tradicionais estampas nascidas em Versailles (toile de jouy) acompanhados de botas de borracha — e depois começa a “escaramuzar“ tudo.

Christian Dior S/S19 Cruise

As saias amplas de tule invadem a apresentação, os bordados de linha multicoloridos com motivos mexicanos e as combinações entre o guarda-roupa masculino e feminino, o tradicional e o utilitário ganham cada vez mais força. A bolsa sela, ícone da marca, também aparece com força por todo o desfile.

Desde que entrou na Dior, Maria Grazia sempre estimulou o diálogo sobre o poder feminino e o feminismo. Essa coleção reafirma mais uma vez seu discurso e vontade de dar às suas mulheres a liberdade de escolher fazer e ser aquilo que bem quiserem e comunicar essa mensagem poderosa também por meio de suas roupas.

Christian Dior S/S19 Cruise

 (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s