ELLE e Benetton: fomos a Treviso conhecer a fábrica da marca italiana

Em tour pela cidade, Renata Piza, redatora-chefe de ELLE, viu de perto o QG da Benetton e de quebra realizou um sonho. Confira.

Close your eyes. Minha viagem para a Itália “começou” assim, há duas semanas. Estava na redação, em um daqueles dias caóticos – como viajaria e na sequência saio de férias, havia muito a se fazer – quando recebi uma ligação com essa frase enigmática e quase clichê, em tempos tão céticos. Alguém do outro lado da linha, que nunca me viu na vida, me convidando a fechar os olhos e pensar no meu maior sonho? Era no mínimo pitoresco.

Mas, eis que, chegando nesta quarta-feira (18) a Treviso, cidadezinha que fica a meia hora de Veneza, vi meu sonho, pensado de supetão e, portanto, o mais honesto e menos fashionista possível, ganhar vida na Fabrica da Benetton, uma fábrica sem acento e sem equipamentos têxteis, como todo mundo pode imaginar. Explico: a Fabrica da marca italiana não é uma fábrica tradicional, do jeito que eu, você e quase tudo mundo pensa de imediato. Sim, há um complexo de desenho e produção, centros de comunicação e distribuição, estúdios fotográficos e um arquivo gigante com as mais emblemáticas campanhas – e só isso já é motivo para se emocionar, especialmente se você cresceu nos anos 1980/90 e lembra do united color. Mas existem de fato três lugares físicos onde esses espaços são distribuídos – e sem dúvida, o mais mágico deles é a Fabrica, um prédio moderno que lembra o Coliseu, com vãos e luz entrando por todos os lados.

Algumas das campanhas da Benetton e a entrada da Fabrica em Treviso: prédio iluminado e que lembra o Coliseu.

É lá que ficam jovens talentos do mundo inteiro, que têm a missão de pensar fora da caixa – algo tão raro nos dias de hoje. São jornalistas, fotógrafos, designers de produto, produtores musicais etc, que criam desde instalações até campanhas para a própria Benetton ou para instituições como a Unicef. E foi lá que, no meio do jardim, meu sonho – parar o tempo/ter mais tempo, poder apreciar as coisas simples da vida e me sentir em paz – foi materializado.

Renata Piza no casulo que a Benetton criou especialmente para ela: vontade de ter mais tempo e de sentir-se em paz.

Na verdade, eu não fui a única sortuda do dia. Cada jornalista teve seu pequeno desejo realizado: vi uma amiga virar rock star – até dei uma canja no CD gravado pra ela! -, uma colega “voar” de balão, outra ganhar sua própria gôndola, etc. Cada um tinha um designer fada madrinha para chamar de seu, que nos acompanhou em uma noite mágica, seguida por um jantar ao ar livre igualmente mágico – frases que dissemos na tal ligação estavam bordadas no nosso guardanapo, entre outras delicadezas personalizadas.

Estávamos todos lá para o lançamento dos três perfumes que chegam ao Brasil em setembro (leia mais na edição de agosto de ELLE), mas por algumas horas estávamos todos lá também para voltar a sonhar – o tema da atual campanha é “united dreams”, e fico impressionada em ver como a Benetton é uma empresa que ao longo dos anos consegue sempre detectar o zeitgeist!

Gigi, a “fada madrinha” responsável por realizar o sonhos da equipe que visitou a fábrica da Benetton, e o prato gravado com mais um dos desejos de Renata Piza.

Poucas vezes me senti tão grata por conhecer uma pessoa (Gigi, minha designer fada, que estava tão feliz quanto eu por ter construído meu casulo com vista para a natureza e trilha de Leonard Cohen) e por estar em um lugar – ainda que tenha acordado doente, saído sem falar italiano em busca de um antibiótico e pensado que a viagem podia estar comprometida. Mudando o jargão cínico dos jornalistas – sempre pode ser pior -, descobri na Itália que às vezes dá, sim, para ser melhor. Obrigada, Benetton!

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