Flatform: descubra por que você ainda vai usar esse sapato

Em 2012, a blogger Leandra Medine, do The Man Repeller, casou-se quase que às escondidas com o financista Abraham Cohen. Na cerimônia, ela surpreendeu a todos não só por usar uma jaqueta sobre seu vestido de noiva (um modelo Marchesa), mas também por seus sapatos que, apesar de estarem escondidos embaixo da volumosa saia, causaram comoção entre seus convidados e seguidores. O par? Uma flatform assinada por Rebecca Minkoff, com uma plataforma grossa e brilhante como salto (foto abaixo).

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Depois disso, o modelo apareceu no desfile de inverno 2014 da Stella McCartney (foto abaixo) e ali ela alcançou o status de hit. Desde então, o item não sai do catálogo da estilista britânica, que o reinventa a cada temporada. Outro designer a apostar forte no acessório é Roland Mouret, da maison Robert Clergerie, que transformou a label em uma espécie de expert no assunto, já que boa parte de seus pares tem solas reforçadas. No dia 1º de fevereiro, inclusive, o site de Leandra vai anunciar a vencedora de um concurso feito pela marca que premia a garota que tirar a foto que melhor retrate o mood anti-stiletto da flatform. A recompensa? Uma viagem para a semana de moda de Paris e a oportunidade de desenhar seu próprio modelo by Clergerie.

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A trend, claro, também foi parar nos pés de algumas celebridades, como Rihanna, Hailee Steinfeld e Shailene Woodley. Aqui no Brasil, a estilista Juliana Jabour é uma das adeptas. Na última coleção que apresentou no SPFW, a de inverno 2016, várias flats (como esta abaixo) apareceram na passarela. “Os pares funcionam bem com calça skinny, vestidos em geral e saia mídi”, afirma Juliana.

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Além dela, a Melissa também apostou na ideia como forma de modernizar seus clássicos dos anos 1980. “No começo, eram mais as meninas descoladas, ligadas em moda, que compravam. Hoje, vemos que o público mainstream também entende a proposta e quer consumir igualmente”, conta Raquel Metz Scherer, gestora do Departamento de Marca e Comunicação da etiqueta.

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A prova final de que não vai ter como escapar da flatform é o lançamento da Fiever, nova marca do grupo Arezzo focada essencialmente no público jovem – e que tem muitos de seus modelos com o solado grosso. “É um salto confortável, prático e urbano. Acho que é algo que veio para ficar”, diz Marianna Arnizaut, responsável pelo estilo da grife.

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