Já conhece a Hijarbie? Este perfil no Instagram é feito para inspirar meninas que usam o hijab

Está muito claro que o visual da Barbie saiu do mundo dos brinquedos e virou assunto que merece ser debatido em capa de revista. No caso, da Time, que apresentou as novas versões da boneca – agora oferecidas em mais tons de pele e tipos de corpos. Jogada de marketing para aumentar as vendas ou não, o fato é que a notícia foi bastante comemorada. A mudança indica que, de um jeito ou de outro, as pessoas estão cansadas de fórmulas prontas e, caso as vendas aumentem, pode ser um indicativo de que elas também estão buscando mais representatividade.

Leia também: A Barbie virou hipster e seu perfil é uma paródia perfeita das nossas vidas no Instagram

É o caso de Haneefah Adam (abaixo), nigeriana de 24 anos por trás do @hijarbie. Ela quis criar um espaço para inspirar outras meninas que usam a hijab já que, ao visitar a conta oficial da Barbie no Instagram, não conseguiu se enxergar refletida em nenhuma das fotos. A história se repetiu na hora de fazer as fotos para alimentar o projeto. Ao entrar no perfil, vemos uma boneca loira de olhos azuis usando as roupinhas criadas por Haneefah. Quando questionada, ela respondeu que, infelizmente, não conseguiu encontrar nenhuma Barbie negra em seu país, nem em lojas físicas, nem na internet, mas que adoraria criar para um modelo que fosse mais parecido com ela. Um pedido internacional já foi feito e, daqui a pouco, poderemos ver bonecas negras na @hijarbie.

A ideia principal é criar uma alternativa e contar com brinquedos que tenham características em comum com seus donos o que, segundo ela, geraria mais autoestima. É claro que essa não é a solução definitiva para todos os problemas, já que uma boneca negra, ou usando hijab, também cria padrões para as mulheres que se identificam com elas. Mas, para meninas que desde pequenas cresceram com uma ideia de beleza predominante, reproduzida nas bonecas, em campanhas de moda, na mídia e no entretenimento, brincar com algo que as represente pode ser um começo. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s