Livro explora a popularização da icônica estampa da Burberry

A Burberry é uma daquelas marcas tão icônicas que têm até uma estampa para chamar de sua: o tartan bege, preto, vermelho e branco.  

Porém, como muitos itens icônicos da moda, o xadrez da Burberry foi muito copiado mundo afora, sendo até mesmo banido de pubs por se tornar o uniforme de um grupo de hooligans, que causavam brigas de rua por conta de seus times de futebol.

Nos últimos dez anos, o fotógrafo Toby Leigh dedicou a sua carreira a fotografar essas situações um tanto quanto distantes da imagem de luxo da marca em que o seu famigerado tartan foi apropriado pela cultura local, e o resultado está em um livro de fotos, chamado Berberry.

“Há uns dez anos, eu comecei a ver a estampa em lugares cada vez mais ridículos. A Burberry ficou muito incomodada com toda essa apropriação. Não era mais uma coisa exclusiva de West London. De repente, todo mundo tinha e você não conseguia dizer o que era verdadeiro e o que era uma cópia”, disse para a i-D.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Toby foi dos arredores de Londres até Nova York e Marrakesh atrás do tartan da label, que, em uma rígida ação para fugir da popularização, tentou ao máximo se desassociar da estampa, sumindo com ela de suas lojas e campanhas por um tempo, e usando nomes de peso do alto luxo, como Kate Moss e Mario Testino, para criar novas campanhas que deixassem essa imagem para trás.

Berberry está à venda por £25 e conta com 100 fotos. 

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s