Lizzie Kroeze abusa do patchwork para recriar peças jeans

Das costuras realizadas a mão à secagem de tinturas no varal do jardim, tudo nessa label holandesa é feito como antigamente – sempre sob o olhar atento de Lizzie Kroeze, o nome por trás da Facing West. O conceito surgiu da paixão da designer pelo vintage, seja por meio dos materiais usados nas peças, colecionados por ela e pelo marido ao longo dos anos, seja pelas técnicas utilizadas na elaboração de cada coleção. A história da grife, vale ressaltar, não começou na moda. Foi com uma linha de produtos para a casa, como lençóis, mantas e cortinas, elaborados com recortes de jeans e patchwork, que nasceu a marca. Mas o resultado na linha home era tão harmonioso que Lizzie resolveu aplicá-lo a uma jaqueta e, voilà, nascia assim, em outubro de 2013, a vertente fashion da etiqueta.

Na hora de se inspirar, a holandesa segue fiel a seu amor pelo antigo e volta seu radar para o passado, mais precisamente para o século 19, quando o denim era o uniforme de mineradores. Como não podiam se dar ao luxo de comprar várias peças, os trabalhadores tinham o hábito de remendá-las, garantindo vida longa às calças. Hoje, esses remendos ganham status fashion nas mãos da estilista, que usa e abusa do sashiko, por exemplo – um método de bordado japonês que decora e repara ao juntar várias camadas de tecido para obter uma superfície mais resistente (o mix acaba dando vida a estampas e padrões singulares). O cuidado handmade continua evoluindo e o tingimento manual acaba de ser incluído no repertório da label. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s